Pode-se ou Pode-se afirmar?
Perguntado por: Joaquim Sebastião Abreu de Alves | Última atualização: 27. März 2022Pontuação: 4.9/5 (55 avaliações)
As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar. A forma básica de colocação pronominal é enclítica, ou seja, depois do verbo. ...
É correto usar Pode-se?
As duas formas poderão estar corretas, conforme o contexto em que ocorrem. Correto: Pode-se entrar?
Faz-se ou se faz necessário?
Fazem-se necessários os estudos e experimentações. Equivale a "... que se fazem necessários. Com VTD e VTDI, "se" é pronome apassivador, e o verbo deve concordar com o sujeito composto. Espero tê-lo ajudado.
Pode se dar ou pode se dá?
Na prática, basta trocar o verbo “dar” por outro verbo. Se na substituição encaixar-se “r”, então temos de empregar “dar”; caso não se encaixe, então é hora de usar “dá”.
O que se pode dizer?
1. Pode-se dizer. Quando é possível dizer ou afirmar algo sobre, mas a expressão não carrega muita certeza do falante ou escritor.
ESPM - Em relação ao número N = 2^48 – 1, pode-se afirmar que... - Prof Johnny.
Pode-se afirma que o texto lido e?
Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto lido é: ( ) um conto. ... têm o poder de transportar o espectador [...]”, o texto refere-se: ( ) às paisagens e personagens realistas.
Pode-se dizer que os hippies também fizeram política?
Apesar de projetarem outra sociedade e buscarem novas formas de percepção, os hippies se colocavam como uma voz ativa contra algumas ações políticas da época. Sem dúvida, a inventividade deles ainda serve de exemplo para muitas pessoas que se preocupam com as questões de seu tempo e a garantia de seus direitos.
Quando se usa dar e da?
- como verbo principal em locuções verbais – Calma, vai dar tudo certo!
- quando for antecedido por preposição – Gosto de dar atenção a todos.
- quando não houver sujeito definido – Dar amor é a melhor forma de amar.
Vai dar ou vai dá?
“Vai dar certo”, com o verbo no infinitivo é a maneira certa de escrever essa locução, sendo que “vai” se torna um verbo auxiliar. Caso você ainda tenha dúvidas entre “dá” ou “dar”, procure substituir a palavra por outro verbo no infinitivo, assim descobrirá com facilidade qual é a conjugação correta para cada oração.
Pode Dar-me ou pode me dar?
Pode usar uma ou outra forma, ou seja, ligando o pronome clítico ao verbo principal — dar — (1) ou ao verbo auxiliar (ou semiauxiliar, onde se integram os verbos modais dever e poder1) que, neste caso, ocorre da forma «Pode» (2): 1) Pode dar-me a sua opinião? 2) Pode-me dar a sua opinião?
Faz-se necessário significado?
1 torna-se, é, fica. Exemplo: Faz-se necessário refletir sobre a atual sociedade de consumo.
O que significa Fazem-se?
Levar alguém a perceber ou sentir algo (ex.: fazer-se compreender, fazer-se ouvir).
Como se escreve a palavra Faz-se?
faz-se - Dicionário Online Priberam de Português.
Pode se existe?
Ambas as expressões existem e estão corretas em Língua Portuguesa, podendo ser usadas sem prejuízo de sentido, entretanto, há regras bastante específicas no que diz respeito à posição do pronome oblíquo se, presente nas duas versões.
Pode com acento?
A última reforma ortográfica aboliu a maioria dos acentos diferenciais, mas dois deles permanecem e devem ser utilizados obrigatoriamente. ... “Pôde”, com acento circunflexo, é o pretérito perfeito do verbo “poder”; já a forma “pode”, sem acento, é a forma do presente do indicativo do mesmo verbo.
Qual o correto dizer?
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.
Vai dar tempo ou vai dá tempo?
A frase que inicia o nosso artigo deve ser “Não vai dar tempo!”. “Dar” é a forma do verbo no infinitivo. O infinitivo impessoal “dar” deve ser empregado, principalmente, em locuções verbais, quando o verbo tiver regência de uma preposição e sem sujeito definido.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
O que os hippies fizeram?
O hippies protestaram contra a guerra participando de marchas e também se implicaram nos movimentos feministas e de direitos civis aos afro-descendentes, na linha proposta por Martin Luther King. Com sua defesa à liberdade sexual, também ajudaram a discutir temas referentes à homossexualidade.
O que defendem os hippies?
Através de influências como essas, os hippies construíram a base de princípios que caracterizaram o movimento: a crítica ao sistema capitalista e à sociedade de consumo; a defesa da vida comunitária baseada em igualdade e paz entre as pessoas; e a oposição a guerras e à violência.
O que os hippies faziam?
A cultura hippie indicava uma mentalidade e forma de viver muito pacífica, e acreditavam que podiam melhorar o mundo através de comportamentos não violentos. Muitos hippies também consumiam e incentivavam o consumo de drogas, porque elas possibilitavam experimentar estados alterados de consciência.
Pode-se afirmar que o texto lido é uma crônica sobre o filme Christopher Robin?
Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto lido é: a) uma crônica sobre o filme “Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível”. b) uma resenha do filme “Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível”. c) uma reportagem sobre o filme “Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível”.
Como podemos afirmar que um texto e narrativo?
O texto narrativo é aquele que narra uma história através da sequência de fatos. A sucessão de acontecimentos é contada por um narrador que apresenta os principais elementos da narração. ... Geralmente escrito em prosa, o texto narrativo encontra destaque nos seguintes gêneros: romance, novela, conto, crônica e fábula.
Qual é o objetivo do texto os diamantes?
Interpretação de texto, “Os diamantes”, dirigida aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O referido texto trata da origem dos diamantes, sob a ótica popular. A atividade compõe-se de variadas questões que contemplam as características do gênero em si, bem como os recursos linguísticos utilizados em sua composição.
Faz-se há?
O que é Far-se-á:
Deve ser feito.
Qual é o melhor pH da água para beber?
Quanto ganha um escritor de livros na Amazon?