Como a radiação causa mutação?

Perguntado por: Diego Mauro Domingues  |  Última atualização: 27. April 2024
Pontuação: 5/5 (60 avaliações)

De maneira geral, a radiação pode provocar dois tipos de dano ao corpo humano: a destruição da célula pelo calor, que danifica a pele e pode causar lesões mais graves do que aquelas causados por uma queimadura pela exposição ao sol; a fragmentação ou ionização da célula, que causa a mutação genética.

Por que a radiação causa mutações?

Quando tais partículas atingem as células dentro do corpo, elas provocam a ionização celular. Células transformadas em íons podem remover elétrons, portanto, a ionização enfraquece as ligações. E o resultado? Células modificadas e, consequentemente, mutações genéticas.

Como a radiação modifica o DNA?

Esse dano ao DNA se dá por meio de dois mecanismos: um direto, em que a partícula ionizante impacta fisicamente a molécula, e outro indireto, em que espécies químicas produzidas pela radiólise da água (quebra das ligações de hidrogênio entre moléculas de H2O) atacam os ácidos nucleicos.

Quais fatores provocam a mutação?

As mutações ocorrem em virtude de alterações que surgem nos nucleotídeos do DNA, podendo ocorrer por meio de alterações químicas nas bases nitrogenadas, erros na incorporação de nucleotídeos (inserção de uma base nitrogenada no lugar de outra), adição ou deleção de bases nitrogenadas, alterações na estrutura e no ...

Como a radiação ionizante e capaz de promover mutações no DNA?

A radiação ionizante carrega consigo energia suficiente para arrancar elétrons dos átomos. Quando esse tipo de radiação interage com tecidos orgânicos, causa neles diferentes efeitos, que vão desde mutações celulares ao surgimento de câncer.

Como a Radiação Mata?

43 questões relacionadas encontradas

Que tipo de mutação e causada pela radiação?

A radiação é um dos fatores de progressão de várias neoplasias, exemplos são os tumores de tireoide, de mama e de pulmão, dentre outros, ela provoca também mutações genéticas que comprometem os mecanismos de reparo celular e proporcionam mudanças fenotípicas.

Quais mutações à radiação pode causar no corpo humano?

Grandes doses de radiação ionizante podem causar doença aguda reduzindo a produção de células sanguíneas e danificando o trato digestivo. Uma dose muito grande de radiação ionizante também pode danificar o coração e os vasos sanguíneos (sistema cardiovascular), o cérebro e a pele.

Quais são os 3 tipos de mutação?

As mutações gênicas podem ser classificadas em pontuais, por inserção e deleção.
  • Mutação pontual: Essas mutações ocorrem quando apenas uma base é alterada. ...
  • Mutação por inserções e deleções: Nas mutações por inserção, adiciona-se um ou mais nucleotídeos ao DNA.

Onde ocorre a mutação genética?

Essas variantes podem ocorrer em qualquer célula ou estágio do desenvolvimento, ainda que algumas estejam mais propensas a mudar. As mutações podem ocorrer em células de um organismo já desenvolvido (somáticas) ou nas células que originarão ovócitos e espermatozoides (germinativas).

O que é uma mutação genética e como ela pode ocorrer?

As mutações gênicas são mudanças ocasionais que ocorrem nos genes, ou seja, é o procedimento pelo qual um gene sofre uma mudança estrutural. As mutações envolvem a adição, eliminação ou substituição de um ou poucos nucleotídeos da fita de DNA.

Qual radiação atinge o DNA?

Os raios ultravioleta A (UVA) podem produzir lesões em moléculas de DNA tanto por ação direta, quanto por intermédio de outras substâncias originadas nas células a partir da exposição a essa radiação.

O que a radiação faz com as células?

Quando a dose de radiação é alta, muitos tecidos e órgãos do corpo são atingidos. Entre os sintomas, estão náuseas e vômitos, queda de cabelo, distúrbios do comportamento, alterações no sangue e lesões na pele. Quanto menor for o intervalo de tempo entre a exposição e o início dos sintomas, mais grave é o quadro.

Como a radiação afeta o material genético humano?

As alterações do material genético humano pelos efeitos da radiação podem levar ao desenvolvimento de doenças graves como o câncer, além de impactos para as células reprodutivas que refletem nas gerações futuras.

Como funciona o processo de radiação?

Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Contêm energia, carga eléctrica e magnética. Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem.

Por que a radiação causa câncer?

As radiações ionizantes são aquelas que têm energia suficiente para remover dos átomos, elétrons firmemente dispostos, criando então os íons. Têm energia suficiente para danificar o DNA das células e causar câncer. Elas podem ser classificadas com não evitáveis (naturais) e evitáveis (não naturais).

Por que a radiação e perigosa?

A radioatividade entra no corpo através da inalação ou é absorvida através da pele. Câncer de tireoide, tumores, leucemia aguda, doenças oculares, distúrbios psicológicos e até mesmo danos à composição genética são apenas algumas das piores consequências à saúde que a alta exposição à radiação pode causar em humanos.

Quais são os tipos de mutação?

As mutações podem ser divididas em duas categorias principais:
  • Alterações cromossômicas: que afetam o número ou a estrutura de cromossomos da célula;
  • Alterações gênicas: mutações que ocorrem na sequência do DNA.

São exemplos de mutações gênicas?

Em geral, são mutações que não são transmitidas aos seus descendentes. Um exemplo desse tipo de doença genética é a Heterocromia de Íris, que consiste em duas íris de cores distintas ou somente uma parte dela é de cor diferente do restante.

Qual o tipo de mutação mais frequente?

Mutação missense

Uma das mais frequentes ocorre a alteração de uma base ou trinca do DNA, que resulta na alteração de um único aminoácido.

Como ocorre a mutação de um vírus?

Durante a infecção, o vírus faz cópias de seu RNA; um erro gera uma mutação, que pode mudar suas características. A mutação, que altera a estrutura do material genético (DNA ou RNA), é um fenômeno comum em todos os organismos.

Quais são as possíveis consequências das mutações genéticas?

Entre os problemas causados por mutações genéticas, estão o câncer esporádico e até mesmo as síndromes hereditárias de predisposição ao câncer. Grandes exemplos são a Síndrome Lynch, causada por mutações nos genes MLH1, MSH2, MSH6, PMS2 ou EPCAM, e a Polipose Adenomatosa Familiar, causada por mutações no gene APC.

Quais são os efeitos da radiação?

Quais são os efeitos imediatos da exposição à radioatividade? Exposição a níveis moderados de radiação - acima de um gray (a medida padrão da dose absorvida pelo corpo) - podem resultar em náusea e vômitos, seguidos de diarreia, dores de cabeça e febre.

Qual a principal fonte de radiação?

As fontes naturais da radiação ionizante são os raios cósmicos e os radionuclídeos provenientes da crosta terrestre, encontrados em locais como no solo, nas rochas, nos materiais de construção, na água potável e no próprio corpo humano.

Qual e o tipo de radiação mais perigosa?

Os raios gama são uma forma de radiação eletromagnética naturalmente presente em eventos astronômicos, mas que também pode ser reproduzida pelos humanos em laboratório e em reatores nucleares. Essa radiação, contudo, oferece grandes riscos a organismos vivos e podem causar sequelas crônicas no corpo humano.

Artigo anterior
O que fazer quando o batimento cardíaco está baixo?
Artigo seguinte
Como regar dracena tricolor?