Porque tenho sensibilidade em um dente restaurado?

Perguntado por: Renato Gil Marques Correia  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (12 avaliações)

Após a restauração
O dente pode ficar sensível a pressão, ar, alimentos açucarados ou variação de temperatura. Os procedimentos restauradores às vezes podem causar sensibilidade. Uma razão bem comum para a dor após o desaparecimento da anestesia é o fato de a restauração ficar muito alta.

Como tirar a sensibilidade do dente restaurado?

3 – Ao mastigar, mantenha a boca fechada: dessa forma você evita que o ar frio entre em contato com os dentes, causando dor e sensibilidade. Na maioria dos casos, é comum a sensibilidade diminuir dentro de uma ou duas semanas, mas até lá, é importante evitar qualquer coisa que possa agravar o caso.

O que fazer quando o dente fica sensível?

Como amenizar a dor
  1. Escolha uma escova dental com cerdas macias, pasta para dentes sensíveis --que alivia a dor, mas não trata o problema -- e use fio dental todos os dias, a fim de prevenir doença gengival;
  2. Não coloque força durante a escovação;
  3. Evite alimentos e bebidas ácidas em excesso;

Como saber se a restauração foi mal feita?

Os sintomas e sinais da infiltração sob restauração dentária. A dor ou aumento da sensibilidade a alimentos frios, quentes ou ácidos é um sintoma comum associado a dentes com infiltrações cariosas, mas que pode não estar presente em todos os casos de restauração dentária infiltrada.

Como saber se o dente está com infiltração?

De acordo com a especialista, os sintomas mais comuns são dor e sensibilidade dentária. Nesse caso, os incômodos tendem a surgir durante o consumo de alimentos frios, quentes ou ácidos. Ainda assim, é importante ter em mente que esses não são os únicos sinais de infiltração no dente.

Dor de dente depois da restauração, Como resolver?

44 questões relacionadas encontradas

O que fazer quando o dente da infiltração?

Fale com um dentista para prevenir ou tratar

Agora que você já conhece o problema da infiltração no dente e a gravidade que esse quadro pode chegar, é imprescindível procurar um dentista ao menor sinal de incômodo próximo às suas restaurações. A sensibilidade é um primeiro sintoma para a detecção desse quadro.

O que quer dizer quando o dente está infiltrado?

A infiltração no dente é um problema que está diretamente ligado com os procedimentos de restaurações e que acontece quando há um espaço entre o material de selagem da obturação e o dente. Esse espaço fica passível à ação de bactérias e quaisquer fluidos bucais.

Como saber se a restauração ficou baixa?

Mas quando a restauração não está com o volume correto, com a altura correta, dizemos ao paciente que a restauração está "baixa". Ela geralmente não está em contato com o dente que morde com ela. Isso pode ser ruim, pois o outro dente, o que morde com ela, pode sair da posição. Além de prejudicar a mordida.

É normal sentir a restauração alta?

A dor e sensibilidade nos dentes após a restauração dentária, por exemplo, são alguns deles. Embora esses sintomas sejam comuns por duas ou três semanas depois do tratamento, eles tendem a passar após esse período - caso contrário, pode indicar a necessidade de uma nova avaliação pelo profissional.

É normal a restauração ficar áspera?

Infelizmente não é normal e não deve acontecer, uma vez que facilita acúmulo de placa e tártaro na região, aumentando o risco de gengivite e até de lesão de cárie. Uma restauração adequada deve estar bem adaptada a estrutura dental e polida.

Quanto tempo dura a sensibilidade nos dentes após restauração?

Na maioria dos casos, a sensibilidade diminui em uma ou duas semanas. Até lá, tente evitar qualquer coisa que agrave a sensibilidade. Se seu dente está extremamente sensível ou se a sensibilidade não diminuir após duas semanas, entre em contato com seu dentista.

Porque depois de restaurado o dente dói?

De acordo com o dentista, após a restauração pode ocorrer um desconforto ou sensibilidade nos dentes, que pode ser desencadeada pela temperatura de alimentos e bebidas. O incômodo pode durar por duas ou três semanas, mas tende a passar após esse período.

O que não pode fazer depois de uma restauração no dente?

Evite bebidas muito quentes ou muito frias: Temperaturas moderadas são menos propensas a desencadear dor em dentes sensíveis. Evite doces: Alimentos açucarados e refrigerantes provocam sensibilidade em algumas pessoas e podem promover o crescimento de bactérias em torno das restaurações.

Como diminuir a resina do dente?

O tratamento para remover facetas de resina é simples e não traz riscos aos dentes. Realizado em um único dia, o procedimento, que pode durar até 4 horas dependendo do número de dentes, inicia-se pela remoção das camadas mais superficiais através de delicadas brocas diamantadas.

Como desgastar restauração?

A nicotina e a cafeína, por exemplo, ajudam a amarelar e desgastar a restauração com o tempo. Além disso, a má higiene bucal é outro fator que causar prejuízos ao elemento dental, resultando em infiltrações no procedimento.

Quanto tempo dura restauração dente?

Em média uma restauração em resina dura de 5 a 10 anos. Porém, isto depende de uma série de fatores: a forma (técnica) como a restauração foi realizada, a qualidade da resina, o tamanho e o local da restauração, os hábitos de higiene e alimentação do paciente, manutenção, entre outras…

Quanto tempo demora uma restauração no dente?

O material mais comum para todos os casos citados de restauração no dente é a resina composta, que tem um custo-benefício muito interessante. Ela é colocada no dente, seguindo a estrutura dele. O procedimento também fica pronto no mesmo dia.

Quanto tempo pode comer após obturação?

Uma vez finalizado o procedimento, você pode retornar à sua vida normal imediatamente. Se você for anestesiado para o procedimento, porém, deverá tomar cuidado para se alimentar nas duas ou três horas seguintes, porque você pode morder sua língua e bochechas sem perceber e acabar se machucando.

Pode escovar os dentes depois de uma restauração?

Pode usar e deve!!! Até é bom passar logo após a restauração para ter certeza de que a restauração ficou bem adaptada ao dente e o fio passa normalmente! Olá! Nunca há contra indicação para a correta higienização bucal, ou seja, fio dental e escova são imprescindíveis: devem ser usados sempre.

É possível escovar os dentes logo depois da obturação?

A obturação também precisa ser escovada, pois resíduos de alimentos se acumulam ao seu redor. Procure fazer isso com uma escova de cerdas macias, que terá um menor atrito sobre o material e evitará sua quebra ou soltura.

Pode fazer restauração e limpeza no mesmo dia?

Prezado, em condições normais não existe incompatibilidade dos dois procedimentos serem executados no mesmo dia, no entanto é muito inconveniente mínimos sangramentos durante o procedimento de colocação do aparelho, além de ser mais estressante para vc, devido ao tempo de cadeira.

Quando o dente fica aspero o que é?

A placa bacteriana é um problema comum, mas que pode causar danos sérios ao seu sorriso. Ela surge a partir de reações químicas na boca após uma refeição e pode passar despercebida. Uma maneira simples de percebê-la é notar se seus dentes estão mais amarelados ou, passando a língua, sentir os dentes ásperos.

É normal sentir o dente áspero?

A rotina do dia a dia é muito dinâmica e alguns momentos quando percebemos já é de noite, muitas vezes nem lembramos de tomar água, imagina se iriamos lembrar de escovar os dentes. Mas no fim do dia sentimos uma sensação de que os dentes estão ásperos, isso acontece devido ao acúmulo do biofilme dental sobre os dentes.

Como tirar o áspero do dente?

Para remover a placa bacteriana, é recomendado usar fio dental e escovar os dentes todos os dias, além de utilizar enxaguante bucal, como Listerine ou Periogard, para limpar completamente a boca, removendo o máximo de bactérias.

Artigo anterior
O que é uma conjunção condicional?
Artigo seguinte
Quanto ganha um agente operacional da PRF?