Como saber o que causa urticária?

Perguntado por: Jéssica Branco  |  Última atualização: 5. Mai 2024
Pontuação: 4.5/5 (56 avaliações)

Pode surgir como o resultado de exposição ao sol, suor, frio, contato, pressão e alergia a determinados tipos de alimentos, corantes, conservantes, mas também pode surgir por outros motivos, como encostar em uma planta que contenha substâncias que causem esta reação à pele ou picada de insetos.

Como descobrir o que está causando urticária?

O que causa urticaria

Nesta situação é comum o médico alergista investigar além de causas alérgicas, outros possíveis desencadeantes através de exames específicos. Infecções, doenças hepáticas ou de tireoide, assim como, doenças reumáticas podem ser acompanhadas de surtos de urticária.

O que leva a pessoa a ter urticária?

Causas da urticária. A urticária e o angioedema podem ser reações alérgicas. A urticária pode ocorrer quando certas substâncias químicas forem inaladas, consumidas, injetadas ou tocadas. Esses químicos podem estar no ambiente, em alimentos, drogas e medicamentos, insetos, plantas ou em outras fontes.

Qual exame fazer para urticária?

Os exames básicos incluem o hemograma e prova de atividade inflamatória (VHS ou PCR). Na urticária crônica espontânea (UCE) é recomendada a realização de investigação adicional baseada na história clínica e exame físico do paciente, especialmente nos casos de doença mal controlada ou de longa duração.

Que tipo de infecção causa urticária?

As causas mais freqüentes de urticária aguda são : infecções bacterianas, infecções virais das vias aéreas superiores (resfriados), medicamentos, alimentos e parasitoses. As medicações que mais causam são: penicilinas, cefalosporinas, sulfas, anticonvulsivantes, antiinflamatórios (aspirina e outros).

Urticaria - O que é, sintomas e como tratar?

17 questões relacionadas encontradas

Quando a urticária é preocupante?

Os achados a seguir são particularmente preocupantes: Angioedema (edema de face, lábios ou língua) Estridor, chiado ou outros distúrbios respiratórios. Lesões hiperpigmentadas, úlceras ou urticária que persistem por > 48 horas.

O que pode ser confundido com urticária?

Resulta disso uma extensa lista de possíveis problemas dermatológicos, dentre os quais três são relativamente comuns: dermatite atópica, psoríase e urticária. Devido a algumas características semelhantes, elas são muitas vezes confundidas entre si.

Qual parte do corpo da urticária?

A urticária é uma irritação na pele que causa coceira intensa e lesões avermelhadas que surgem como vergões salientes. A urticária surge em diferentes pontos do corpo da pessoa, como nas pernas ou nos braços, que costumam ser bem delimitados.

O que é bom para acabar com urticária?

Algumas opções de remédios caseiros para urticária são:
  • Compressas frias. ...
  • Gel de babosa. ...
  • Compressas de camomila. ...
  • Banho de aveia e alfazema. ...
  • Banho com sais de Epsom. ...
  • Óleo essencial de hortelã-pimenta. ...
  • Cataplasma de hidraste com mel. ...
  • Chá de urtiga.

Qual Exame de sangue detecta urticária?

Não existe um exame ou teste para confirmar o diagnóstico da urticária.

Qual doença autoimune causa urticária?

Dentre os tipos mais comuns de doenças autoimunes que causam erupções na pele estão a urticária crônica espontânea, o lúpus e a psoríase. As doenças autoimunes são enfermidades que representam desordens do sistema imunológico.

Como curei minha urticária crônica?

O tratamento para a urticária pode ser feito com o uso de remédios na forma de pomadas, comprimidos ou injeção, prescritos pelo médico de acordo com o tipo de urticária, que pode ser aguda ou crônica, e da avaliação dos sintomas apresentados como coceira, vermelhidão inchaço ou sensação de queimação na pele, por ...

Qual é o melhor antialérgico para urticária?

Escolha sempre os antialérgicos de segunda geração como:
  • Loratadina (Claritin)
  • Cetirizina (Zyrtec)
  • Desloratadina (Desalex, Esalerg)
  • Levocetirizina (Zina, Zyxen, Rizi)
  • Bilastina (Alektos)
  • Fexofenadina (Allegra, Fexodane)
  • Rupatadina (Rupafin)
  • Ebastina (Ebastel)

Como diferenciar urticária de alergia?

A principal diferença entre essas duas condições é que a alergia tem um fator desencadeante, como a ingestão de algum alimento, uso de algum creme, pólen de flores, etc…) Já a urticária não tem fator gerador e, na maioria dos casos, está ligada a causas emocionais.

Quais os sintomas da urticária nervosa?

Lesões avermelhadas e elevadas que aparecem e desaparecem sem deixar marcas, normalmente com duração de menos de 24 horas e que, na maioria das vezes, são acompanhadas de uma coceira intensa e quase insuportável, às vezes com sensação de ardor ou queimação. Assim vivem os mais de um milhão de pacientes com urticária.

Quem tem urticária pode tomar leite?

A dieta exclui os culpados óbvios, produtos derivados do amendoim, leite, mariscos e soja. As carnes que são permitidas nessa dieta incluem os peixes de água salgada, aves de caça, pato, peru e frango orgânico.

Qual pomada é boa para urticária?

1. Anti-histamínicos
  • Maleato de dexclorfeniramina pomada ou creme dermatológico (Polaramine ou Histamin);
  • Loratadina comprimido, xarope ou gotas (Claritin ou Loratamed);
  • Desloratadina comprimido, xarope ou gotas (Desalex, Esalerg ou Sigmaliv);
  • Fexofenadina comprimido ou xarope (Allegra ou Altiva);

O que é urticária nervosa?

O acúmulo de estresses afetam as células nervosas e o endocrinológico responsável pela produção de hormônio. O desequilíbrio desses órgãos podem desencadear vários sintomas psicossomáticos. Entre eles a urticária alérgica em forma de vermelhidão da pele, irritação, ardência, inchaço e coceira intensa pelo corpo.

O que fazer para parar de coçar o corpo?

Tratamento e Prevenção da Coceira
  1. Evitar banhos quentes;
  2. Não usar esponjas ou buchas;
  3. Utilizar sabonetes de limpeza suave;
  4. Hidratar a pele do corpo;
  5. Evitar coçar;
  6. Tomar as medicações antialérgicas prescritas pelo médico;
  7. Suspender ou evitar contato com o agente que está causando alergia ou coceira.

Quanto tempo dura uma crise de urticária?

Geralmente, essas lesões ocorrem em surtos, duram por algumas horas e depois desaparecem sem deixar marcas na pele. No entanto, a urticária pode reaparecer se a pessoa entrar em contato novamente com a substância que desencadeou a crise.

O que não se deve comer quando se tem urticária?

COMIDAS COM ADITIVOS, CORANTES E CONSERVANTES: Macarrão, frios, salsicha, queijos amarelos, nozes e amendoim. BEBIDAS: TEMPEROS: Refrigerantes, sucos artificiais, bebidas alcoólicas.

Como é a coceira de estresse?

A alergia e a irritação podem acontecer em qualquer lugar do corpo. O estresse pode causar seborreia/caspa, vermelhidão e coceira na lateral do nariz, na região central do rosto, sobrancelhas, queixo e atrás das orelhas e costas.

Quais os perigos da urticária?

A urticária pode causar complicações? Grande parte dos casos de urticária são benignos e não oferecem perigo à vida do paciente, já que os sintomas ficam restritos a coceira e incômodo.

Como acabar com a urticária naturalmente?

Como o calor pode piorar o quadro urticariforme, durante períodos de crise tente esfriar a pele. No caso de lesões em áreas limitadas, passe um cubo de gelo. Em áreas maiores tome um banho frio. Evite esfregar a toalha no corpo após o banho.

Artigo anterior
Como faço para ativar chamada em espera?
Artigo seguinte
O que significa aliança azul?