Como é feito o tratamento de portadores de transtornos de humor?

Perguntado por: Alexandre Afonso Morais de Machado  |  Última atualização: 8. Juli 2024
Pontuação: 4.6/5 (22 avaliações)

Existem três modalidades de tratamento: farmacológico, psicoterapia e eletroconvulsoterapia(3).

Como lidar com pessoas com transtorno de humor?

Na dúvida, pergunte ao paciente o que ele gostaria de fazer. Ajude-o, dentro do possível, e utilize frases educadas, respeitosas, mas que não o coloquem em posição de fragilidade. Se identificar ideações suicidas ou comportamento de risco, entre em contato com o médico responsável pelo caso.

Quais os tratamentos são indicados para tratar os transtornos mentais?

Os tratamentos psicoterapêuticos incluem psicoterapia (individual, de grupo ou familiar e conjugal), técnicas de terapia comportamental (por exemplo, métodos de relaxamento ou terapia de exposição) e hipnoterapia.

Qual a melhor medicação para transtorno de humor?

Nesse transtorno, a quetiapina é o único fármaco aprovado como tratamento de primeira linha. Como de segunda linha, podemos citar: lamotrigina, sertralina, lítio e venlafaxina.

Qual a diferença de transtorno bipolar e transtorno de humor?

O Transtorno afetivo Bipolar, mais conhecido como transtorno bipolar, está enquadrado na categoria dos "Transtornos de humor". Transtornos ou "episódios" que aferam o humor entram nessa categoria, como por exemplo a depressão. Os transtornos do humor são transtornos que afetam o afeto...

Tratamento dos Transtornos do Humor

39 questões relacionadas encontradas

Como age uma pessoa com transtorno de humor?

Os transtornos do humor são transtornos de saúde mental nos quais as alterações emocionais consistem em períodos prolongados de tristeza excessiva (depressão), de exaltação excessiva ou de euforia (mania), ou ambos. A depressão e a mania representam os dois extremos opostos, ou polos, dos transtornos do humor.

Como se comporta uma pessoa com transtorno de humor?

Os sintomas dos transtornos de humor variam de pessoa para pessoa e podem incluir sentimentos de tristeza, irritabilidade, euforia, falta de energia, pensamentos acelerados, dificuldade de concentração e insônia, entre outros.

Qual o estabilizador de humor mais forte?

Lítio: o único estabilizador de humor cientificamente comprovado. O único estabilizador do humor, cientificamente comprovado é o lítio. o ácido valpróico e carbamazepina, embora possam ser usados, não são primeira linha de tratamento e nem entram primariamente na classe dos estabilizadores do humor.

Qual Exame de sangue detecta transtorno bipolar?

Não se detecta esquizofrenia nem transtorno bipolar por exames de sangue. O diagnóstico é clínico. Em alguns casos, quando há suspeita de algum envolvimento cerebral mais grosseiro, pode-se pedir ressonância magnética de crânio e, em raros casos de suspeita de outras causas orgânicas, outros exames laboratoriais.

Quem precisa de estabilizador de humor?

Os fármacos estabilizadores do humor tem sua principal indicação de uso para os pacientes com transtorno bipolar.

Quais são os tipos de transtornos de humor?

Há diferentes tipos de transtorno do humor, entre eles, a depressão, o transtorno bipolar, ciclotimia e a depressão leve persistente (anteriormente chamada de distimia).

Como é feito o tratamento psiquiátrico?

As sessões de terapia costumam ser realizadas semanalmente, o que é benéfico para manter a motivação no tratamento psiquiátrico. Em alguns casos, os médicos podem prescrever medicamentos que, nos primeiros dias, causam uma queda na disposição e no humor — como é o caso de alguns antidepressivos.

Qual a diferença entre doença mental e transtornos mentais?

Enquanto a doença tem causa definida, a síndrome revela uma condição quase sempre sem causas diagnosticadas. Transtorno é um estado alterado da saúde e nem sempre está ligado a alguma doença. Na maioria dos casos, está associado à saúde mental, já que a maior incidência de casos envolve a área do cérebro.

Quanto tempo dura o transtorno de humor?

Os episódios duram de algumas semanas até 3 a 6 meses; episódios depressivos têm maior duração do que aqueles maníacos ou hipomaníacos.

Qual a diferença de transtorno de humor e de personalidade?

No transtorno bipolar, o humor varia em dias, semanas ou meses, normalmente seguindo ciclos. No transtorno de personalidade borderline, as variações ocorrem repentinamente, em um tempo menor, geralmente em segundos, minutos ou, no máximo, em horas.

Como diagnosticar um transtorno de humor?

Os pacientes apresentam sintomas como:
  1. Tristeza persistente.
  2. Perda de interesse ou prazer em atividades anteriormente apreciadas.
  3. Alterações no apetite e peso.
  4. Insônia ou sono excessivo.
  5. Agitação ou retardo psicomotor.
  6. Fadiga ou perda de energia.
  7. Sentimentos de inutilidade ou culpa.
  8. Dificuldade de concentração.

Qual exame detecta surto psicótico?

Exame de sangue pode detectar surto psicótico antes de acontecer.

Qual a diferença entre esquizofrenia e transtorno bipolar?

De forma resumida, a diferença entre Esquizofrenia e Transtorno Bipolar é que a primeira envolve sintomas psicóticos, alucinações e distorções da realidade, enquanto a segunda precisa incluir um episódio de mania e podem ocorrer repetidos episódios de depressão.

O que pode piorar o transtorno bipolar?

Identifique possíveis gatilhos - alguns fatores podem desencadear ou piorar os sintomas das crises bipolares. Por exemplo: estresse, mudanças na rotina, sono prejudicado, consumo de álcool. Procure observar se há uma situação específica que pareça preditora de uma crise e, se possível, ajude evitá-la.

Qual antidepressivo melhora humor?

Nesse transtorno, a quetiapina é o único fármaco aprovado como tratamento de primeira linha. Como de segunda linha, podemos citar: lamotrigina, sertralina, lítio e venlafaxina.

Qual o antidepressivo que melhora o humor?

A fluoxetina funciona aumentando os níveis do hormônio serotonina no cérebro e melhora os níveis de humor.

Quando internar uma pessoa com transtorno bipolar?

Normalmente, a internação é indicada quando há possibilidade de suicídio ou de outras situações graves. Portanto, é um caso raro. De toda forma, é fundamental fazer o diagnóstico correto com a ajuda de um psiquiatra e contar com uma equipe de profissionais multidisciplinar.

O que desestabiliza o bipolar?

O tratamento farmacológico iniciou-se com o lítio. Até o momento, o lítio permanece como o tratamento com mais evidências favoráveis na fase de manutenção. Outros tratamentos demonstram eficácia nessa fase, como o valproato, a carbamazepina e os antipsicóticos atípicos.

Porque o bipolar surta?

Mas o motivo principal pelo qual bipolares já diagnosticados surtam é: parar de tomar o remédio. Essa é uma infeliz rotina e acomete a maioria dos doentes. Uma vez que já sabemos que o indivíduo tem a doença, há chance para uma nova crise, e o grande desencadeante é o tratamento incorreto.

O que mais irrita o bipolar?

Evite lugares cheios, filas e dirigir a qualquer custo, pois isso pode piorar o humor irritável. Considere pedir a amigos para fazer coisas para você que envolvam filas, como por exemplo ir ao mercado.

Artigo anterior
Qual meio de cultura para Streptococcus pyogenes?
Artigo seguinte
O que são verbos de declaração?