Qual meio de cultura para Streptococcus pyogenes?

Perguntado por: Rita Almeida de Lopes  |  Última atualização: 8. Juli 2024
Pontuação: 4.6/5 (24 avaliações)

A cultura é ainda reconhecida como a técnica padrão para investigar a presença de S. pyogenes na orofaringe. Um swab colhido diretamente da superfície das amídalas e da parede posterior da faringe, quando cultivado em agar sangue apresenta sensibilidade de 90 a 95%.

Qual o meio de cultura para Streptococcus?

As hemácias fornecem nutrientes para os microorganismos, enquanto o ágar serve como uma base sólida para a cultura. Este meio de cultura é usado para cultivar bactérias do gênero Streptococcus, que são responsáveis pelo desenvolvimento da doença streptocócica.

Como identificar Streptococcus pyogenes?

O principal exame realizado para identificar o S. pyogenes é o ASLO, que é o exame da antiestreptolisina O, que tem como objetivo identificar anticorpos produzidos pelo organismo contra essa bactéria. O exame é simples e deve ser feito em jejum de 4 a 8 horas dependendo da recomendação do médico ou do laboratório.

Quais são as Hemolisinas do Streptococcus pyogenes?

Os estreptococos β-hemolíticos do grupo A (Streptococcus pyogenes) são responsáveis por 20 a 30 % das faringoamigalites bacterianas (Shulman et al, 2012) (Tesfaw et al, 2015), além de causar várias infecções piogénicas supurativas, síndrome do choque tóxico estreptocócica, fascíte necrotizante, febre escarlatina e ...

O que mata Streptococcus pyogenes?

Doses de radiação ultravioleta superiores a 2160 microW/s/cm2 são letais para Str. pyogenes.

Microbiologia Médica: Streptococcus pyogenes

34 questões relacionadas encontradas

Qual o teste que diferencia Streptococcus pyogenes?

A diferenciação de S. pyogenes de outros estreptococos beta-hemolíticos foi feita pelos testes de sensibilidade a bacitracina9 e de grupagem sorológica10.

Como é feita a coleta de Streptococcus?

A amostra deverá ser colhida da vagina inferior, introduzindo o swab por cerca de 2 cm, fazendo movimentos giratórios por toda a circunferência da parede vaginal. Fazer posteriormente um swab anal introduzindo levemente (em torno de 0,5 cm) no esfíncter anal.

Como os Streptococcus são identificados no laboratório?

Para a diferenciação básica e confirmatória entre os gêneros Staphylococcus e Streptococcus, utiliza-se a prova da catalase. A catalase é uma enzima produzida pelos Staphylococcus e não produzida pelos Streptococcus.

Qual a característica Morfofisiológica do Streptococcus pyogenes?

O Streptococcus pyogenes é uma bactéria com características morfotintoriais de cocos Gram-positivo e catalase negativa, classificada como estreptococo beta-hemolítico do grupo A de Lancefield (EBGA)1.

Quais as doenças causadas por Streptococcus pyogenes?

O estreptococo beta hemolítico do grupo A, o Streptococcus pyogenes é uma das mais importantes bactérias que infectam o homem, causa frequentemente faringites agudas, escarlatina, infecções cutâneas como piodermites e na situação mais severa, a Síndrome de Choque Tóxico ocasionada por uma estreptococcia invasiva.

Qual o antibiótico para Streptococcus pyogenes?

tratamento contra os estreptococos é uma antibioticoterapia. As espécies dos grupos A, C e G são particularmente sensíveis à penicilina e à eritromicina. Estes dois antibióticos são, portanto, usados no combate às infecções que estas bactérias provocam.

Como é transmitido o Streptococcus pyogenes?

pyogenes. A pessoa apresenta sintomas, como febre, dor de garganta, cefaléia, edema local e petéquias no palato. É transmitida, através da saliva e secreções respiratórias de pessoas infectadas. Há indicações de que sua prevalência é facilitada pelas aglomerações de pessoas, pois aumenta a possibilidade de transmissão.

Tem vacina para Streptococcus pyogenes?

Diversos estudos com vacinas contra infecções por Streptococcus vem sendo realizados, mas ainda não há uma vacina eficaz para uso em humanos. Uma vacina peptídica, StreptInCor, foi desenvolvida no Instituto do Coração, a partir da proteína M5 do S. pyogenes, principal antígeno da bactéria.

Quais são os tipos de meios de cultura?

Existem várias maneiras de se classificar os meios de cultura:
  • Quimicamente definido. Um meio quimicamente definido é aquele no qual todos os constituintes são conhecidos. ...
  • Complexo. ...
  • Sólido. ...
  • Líquido. ...
  • Enriquecido. ...
  • Seletivo. ...
  • Diferencial. ...
  • Inoculação de Meios de Cultura.

Para que serve o meio MacConkey?

O Ágar MacConkey é considerado um dos primeiros meios de cultivo para bactérias gram negativas indicando a fermentação por lactose. Recomenda-se a utilização do Ágar MacConkey em amostras clínicas que contenham microbiota mista, como urina, fezes, feridas e secreções.

O que é exame de cultura Streptococcus?

Esse exame é feito no laboratório e consiste na coleta, usando um swab, de amostras da vagina e do ânus, já que são os locais em que se pode verificar com mais facilidade a presença dessa bactéria. O Streptococcus do grupo B, também conhecido por Streptococcus agalactiae, S.

Onde se encontra a bactéria Streptococcus pyogenes?

Streptococcus pyogenes

Essa bactéria pode estar presente naturalmente na boca, pele e garganta de indivíduos saudáveis. No entanto, ela está associada a diferentes infecções, tais como: Faringoamigdalites agudas, ou seja, quadros com dor de garganta, presença de pus no local e febre.

Quais são as provas para diferenciação de Staphylococcus e Streptococcus?

Para a diferenciação básica e confirmatória entre os gêneros Staphylococcus e Streptococcus, utiliza-se a prova da catalase. A catalase é uma enzima produzida pelos Staphylococcus e não produzida pelos Streptococcus.

Quais amostras biológicas que estão relacionadas com o isolamento de Staphylococcus?

Para o isolamento de estafilococos semear a amostra biológica em ágar manitol salgado, que é um meio seletivo e diferencial.

Qual das provas abaixo é útil na identificação de Streptococcus?

O teste da novobiocina é utilizado para identificar: a) Streptococcus pyogenes.

Qual o meio de cultura para identificar Staphylococcus aureus?

Em placas de ágar sangue, um halo de hemólise desenvolve-se em torno das colônias formadas (Figura 1)(9, 18, 40). Outro meio importante para a identificação do S. aureus é o ágar manitol-sal, seletivo para essa espécie, uma vez que o S. aureus consegue fermentar o manitol, produzindo ácido lático.

Quais os principais testes para identificar os Staphylococcus?

As orientações conjuntas da BSAC/HIS/ICNA9 recomendam o uso de um teste de aglu- tinação de coagulase ou látex em tubo para a identificação rotineira de S. aureus, ou para a confirmação depois dos tes- tes de DNase, ou ainda em seguida a resultados negativos em um teste de coagulase em lâmina.

Como é feito o exame de cultura de bactérias para identificação?

A cultura pode ser realizada a partir de amostras de sangue, pele, urina, fezes, secreção ou qualquer outro material presente no corpo da pessoa doente onde a infecção possa estar localizada.

Como é feito o exame de cultura de bactérias?

A cultura bacteriana consiste em semear o material coletado em meios específicos para isolamento e identificação da bactéria causadora da patologia. Para realização desse exame, o animal deve estar 7 dias sem uso de antibiótico tópico e 15 dias sem uso de antibiótico sistêmico.

Como é feito o teste rápido para Streptococcus?

O teste é feito com um swab da garganta para coleta de uma pequena amostra de secreção da garganta. O resultado geralmente é conhecido em alguns minutos. O exame de Streptococcus do grupo A molecular é mais preciso do que o exame convencional, pois consegue detectar a presença da bactéria com maior sensibilidade.

Artigo anterior
Porque o Tobirama odeia?
Artigo seguinte
Como é feito o tratamento de portadores de transtornos de humor?