O que acontece depois da adjudicação?

Perguntado por: Leonardo Tomás Cardoso Martins  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (57 avaliações)

A legislação criou a adjudicação com o intuito de facilitar a execução. Assim, é facultativo ao exequente (credor) a aquisição dos bens penhorados como forma de compensação de seu crédito. Na adjudicação, o credor recebe os bens móveis ou imóveis do executado (devedor), ao invés de dinheiro.

Como funciona a adjudicação de bens?

A adjudicação é um ato judicial, dentro da expropriação de bens, que tem como objetivo transferir a posse de um bem de um devedor a um credor, dentro de uma execução de dívida. Com a adjudicação, a dívida é quitada a partir da transferência do bem.

O que fazer com a Carta de adjudicação?

Uma vez assinada, a carta de adjudicação substitui a escritura pública, devendo ser encaminhada para o cartório de registro de imóveis competente. De acordo com o artigo 877 §1o do CPC, a adjudicação será considerada finalizada com o auto lavrado e assinado no Cartório de Notas.

Quanto tempo demora um processo de adjudicação compulsória?

O titular do imóvel será intimado para se manifestar ou outorgar a escritura em até 15 dias. Caso não se manifeste, a inação será contada como concordância com o processo e ele terá de pagar as custas do processo.

O que significa adjudicação de imóvel?

Adjudicação compulsória é uma ação que visa o registro de um imóvel, para o qual não se tem a documentação correta exigida em lei. Utilizando-se dessa ação, o proprietário do imóvel pode obter a chamada Carta de Adjudicação, pela qual um juiz determina que se proceda ao registro junto ao Registro de Imóveis.

Adjudicação dos bens penhorados na execução civil.

30 questões relacionadas encontradas

Quando cabe adjudicação de imóvel?

A ação de adjudicação compulsória é cabível sempre que houver uma recusa ou impedimento pessoal para que se faça uma escritura de compra e venda, permitindo o registro da operação no Registro de Imóveis.

Quando ocorre a adjudicação?

A adjudicação ocorre quando há um ato de expropriação executiva em que o bem penhorado é transferido para o credor ou outros legitimados. É através dessa ação que se concede a posse e a propriedade de determinado bem a alguém.

Qual o valor da causa em ação de adjudicação compulsória?

O valor atribuído à ação de adjudicação compulsória corresponde ao preço do imóvel constante no contrato. Inteligência do artigo 292 , inciso II , do CPC . Entendimento consolidado do STJ.

Qual é o rito da ação de adjudicação compulsória?

15, o compromissário poderá propor, para o cumprimento da obrigação, ação de adjudicação compulsória, que tomará o rito sumaríssimo." Lembrando que o novo CPC (lei 13.105/2015) substituiu o procedimento sumaríssimo pelo procedimento comum previsto nos artigos 318 e seguintes.

O que é melhor adjudicação compulsória ou usucapião?

Ação de usucapião é mais demorada e burocrática. Entretanto, é necessário comprovar apenas a existência de área usucapível, a vontade de ser dono e o lapso temporal transcorrido; A ação de adjudicação compulsória é mais rápida. Todavia, é necessário comprovar a aquisição do bem imóvel.

O que acompanha a carta de adjudicação?

Cópia da Sentença de Adjudicação, com cópia do trânsito em julgado, autenticadas pela Vara Judicial; Cópia da petição inicial, contendo a qualificação completa das partes, autenticada pela Vara Judicial.

Como transferir veículo adjudicação?

Na transferência de um veículo automotor via carta de adjudicação, é preciso fazer a transferência de propriedade do proprietário anterior para o adquirente. Para realizar o processo de transferência é necessário levar o veículo para vistoria.

Quanto custa para registrar uma carta de adjudicação?

Despesas com registro de carta de adjudicação não são consideradas custas ou despesas processuais.

Quem pode adjudicar um bem?

Estão legitimados a requerer a adjudicação: (1) o exequente; (2) o credor com garantia real; (3) os credores quirografários concorrentes que hajam penhorado o mesmo bem; (4) o cônjuge, descendentes ou ascendentes do executado (que foram, outrora, os legitimados à remição de bens – regra anterior à reforma imposta pela ...

O que é adjudicação do contrato?

A adjudicação é o ato formal pelo qual a Administração atribui, ao licitante detentor da melhor proposta, o objeto da licitação.

Quando ocorre a adjudicação no inventário?

Adjudicação e o Inventário com impacto na Lei 11.441/07

É possível que quando existir somente um herdeiro, que seja maior e com capacidade, tenha direito a receber quantia de bens totais, não havendo divisão dos mesmos, lavrando-se a escritura do processo de inventário e adjudicação desses bens.

Em que consiste o princípio da adjudicação compulsória?

Princípio da Adjudicação Compulsória: por esse princípio, se a Administração atribuir o objeto licitado a alguém, deverá fazê-lo ao vencedor da licitação.

O que é uma ação de adjudicação compulsória?

A ação de adjudicação compulsória é voltada a executar a transferência obrigatória de um bem imóvel, desde que cumpridas certas condições. Na sentença da ação, é obtida a carta de adjudicação, que substitui a lavratura de uma escritura definitiva do bem em questão.

Qual é o prazo para o locatário ajuizar a competente ação de adjudicação compulsória?

Enquanto o Código Civil se omite, abrindo espaço para a regulação caso a caso em convenção condominial, a lei 8.245/91 é expressa em prever, além de outros aspectos: (i) o prazo decadencial de 30 dias para o locatário aderir à proposta do locador (art.

Quem pode adjudicar de acordo com a lei?

Estão legitimados a requerer a adjudicação: (1) o exequente; (2) o credor com garantia real; (3) os credores quirografários concorrentes que hajam penhorado o mesmo bem; (4) o cônjuge, descendentes ou ascendentes do executado (que foram, outrora, os legitimados à remição de bens – regra anterior à reforma imposta pela ...

Em que momento será considerada perfeita e acabada a adjudicação?

Considera-se perfeita e acabada a adjudicação com a lavratura e a assinatura dos autos pelo juiz, pelo adjudicatário, pelo escrivão ou pelo chefe de secretaria, e, se estiver presente, pelo executado, nos termos do § 1º, do artigo 877, do Código de Processo Civil.

Quem pode pedir adjudicação do bem penhorado?

Ter o direito de pedir a adjudicação

§ 5º Idêntico direito pode ser exercido por aqueles indicados no art. 889, incisos II a VIII , pelos credores concorrentes que hajam penhorado o mesmo bem, pelo cônjuge, pelo companheiro, pelos descendentes ou pelos ascendentes do executado.

Qual a diferença entre adjudicação compulsória e outorga de escritura?

De toda sorte, para se obter a outorga de escritura exige-se a prova de existência do contrato de compromisso de compra e venda e da quitação integral do preço. A ação de adjudicação compulsória é remédio processual destinado a promover o registro imobiliário necessário à transmissão da propriedade.

O que é adjudicação inversa?

ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA INVERSA. Propositura pelo promitente vendedor, para compelir o promissário comprador a receber escritura definitiva do imóvel compromissado à venda, com preço solvido. Possibilidade.

Quem paga as custas da carta de arrematação?

Isso posto, inferimos que o responsável pela quitação dos emolumentos será o arrematante ou mesmo o apresentante interessado no pretendido registro da referida carta de arrematação. Os atos de cancelamentos das penhoras devem ser cobrados como averbação com valor e cotados pelo valor da causa.

Artigo anterior
Como lavar o cabelo corretamente com shampoo condicionador e máscara?
Artigo seguinte
Como tirar cheiro de fezes de cachorro do quintal de terra?