Como deve ser a relação entre aluno e professor na EJA?

Perguntado por: Rita Doriana Almeida  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (19 avaliações)

A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA EJA
O educador de jovens e adultos deve ter como qualidade a capacidade de solidarizar-se com os educandos, a disposição de enfrentar dificuldades como desafios, a confiança de que todos são capazes de aprender, a ensinar e aprender numa troca mútua.

Como deve ser a interação entre professor e aluno do EJA para que a aprendizagem ocorra?

Para haver um processo de intercâmbio que propicie a construção coletiva do conhecimento, é preciso que a relação professor- aluno tenha como base o diálogo. É por meio do diálogo que professor e aluno juntos constroem o conhecimento, chegando a uma síntese do saber de cada um (HAYDT, 2006, p. 59).

Qual a relação entre o professor e o aluno?

Quando os professores e os alunos mantêm um bom relacionamento em sala de aula, o aprendizado se torna mais eficiente e passa a existir um maior engajamento de ambas as partes. Durante o momento de aprendizagem, todas as partes envolvidas trocam experiências, informações e conhecimentos.

Como deve ser o perfil de um professor da EJA?

Os resultados nos possibilitaram identificar os seguintes enunciados referentes ao perfil do educador para atuar na EJA: profissional paciente; profissional participativo e atento ao esclarecimento das dúvidas dos educandos; profissional extrovertido e atencioso; e profissional que exercite a prática da escrita e na ...

Como deve ser a relação entre professor e aluno da educação especial?

Para SASSAKI (1997), o professor deve tratar o aluno com igualdade, claro que respeitando as suas restrições pessoais, uma vez que todos os alunos possuem suas próprias características, capacidades e necessidades de aprendizagem, bem como podem, em um dado momento, apresentar alguma dificuldade na aprendizagem.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Aula3 - Relação Professor e Aluno no EJA

30 questões relacionadas encontradas

Qual é o papel do professor na educação especial?

Isso porque esse profissional é o responsável por direcionar o processo pedagógico, desenvolvendo caminhos para que o aluno adquira o conhecimento. Portanto, o professor tem o papel de auxiliar o estudante com necessidades educacionais especiais para que ele avance tanto intelectualmente quanto socialmente.

Qual é o papel do professor no processo de atendimento aos alunos com deficiência?

O professor tem como artificio os materiais de recursos como forma de intervenção com a finalidade de facilitar e mediar o acesso ao conteúdo de sala, bem como o uso de tecnologia assistiva para o benefício da aprendizagem, proporcionando ao aluno um acesso adaptado à informação dada em aula.

O que se espera de um professor do EJA?

Tem como objetivo mostrar que o papel do professor da EJA vai além do simples ensinar, requer reflexão, propondo uma “educação libertadora” (FREIRE, 1982), que resgate a cidadania do indivíduo, considerando que só dessa forma o homem faz sua história, muda o mundo de forma livre, buscando inserir o indivíduo na ...

Qual o perfil dos alunos do EJA?

Os perfis do aluno da EJA da rede pública são na sua maioria trabalhadores proletariados, desempregados, dona de casa, jovens, idosos, Portadores de deficiências especiais. São alunos com suas diferenças culturais, etnia, religião, crenças.

Qual o desafio do professor da EJA?

Os educadores da EJA enfrentam inúmeros desafios no desenvol- vimento de sua prática docente, como a heterogeneidade, a evasão, a ju- venilização das turmas, a falta de materiais didáticos específicos, a baixa autoestima dos educandos, a rigidez institucional.

Qual é a importância do professor para o aluno?

A figura do professor dentro da sala de aula é fundamental para auxiliar o desenvolvimento dos alunos, guiá-los e incentivá-los na busca pelo conhecimento. E além do próprio interesse, é também a partir da maneira de ensinar do educador que o aluno pode ou não sentir-se mais receptivo a aprender o conteúdo.

Qual o papel do professor na vida do aluno?

Além da formação acadêmica, o professor contribui para a formação e o desenvolvimento do aluno enquanto indivíduo e membro da sociedade, pois proporciona para ele experiências que vão além do âmbito intelectual.

Como a relação entre professor e aluno impacta na aprendizagem?

Quando professores e alunos têm uma relação de confiança, crianças e adolescentes se tornam mais receptivos ao conteúdo e se sentem estimulados para estudar mais. Ao mesmo tempo em que os estudantes sentem mais disposição para aprender, os professores também se tornam mais motivados para ensinar.

Como deve ser a prática educativa para os alunos da EJA?

A prática pedagógica docente sobretudo na EJA, necessita reconhecer em seu estudante suas vivências, suas construções sociais, seus aprendizados, objetivando estabelecer relação de contextualização e construção com o conhecimento socialmente produzido.

Como trabalhar com alunos do EJA que apresentam dificuldades de aprendizagem?

Oriento os professores para que registrem o trabalho que desenvolvem, nesses momentos, com a criança. Chamamos de “Caderno de Intervenção Pontual” e, nele, são registrados: data, conteúdo, atividade desenvolvida e breve reflexão escrita do que percebe quando o aluno está fazendo a atividade.

Qual a melhor maneira de ensinar os alunos na EJA?

Dicas para um professor novato na EJA
  1. Reserve bastante tempo para explicar a proposta de cada aula. ...
  2. Preocupe-se com os procedimentos escolares. ...
  3. Preste atenção ao ritmo da turma. ...
  4. Prepare-se para os alunos rápidos. ...
  5. Cuidado com a infantilidade.

Quem são os alunos do EJA?

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade de ensino em etapas, compreendendo o ensino fundamental e médio da rede escolar que atende jovens e adultos que não concluíram ou frequentaram o ensino regular em idade apropriada.

Como fazer o perfil do aluno?

A maneira mais fácil de fazer essa verificação é através novamente da pesquisa da persona. Traçar o perfil do seu estudante é ver o que ele fala na internet, quem ele segue. Apenas isso já te dá uma base do que ele procura. Por exemplo estudantes que seguem muitas páginas de línguas.

Qual o perfil do alunado da unidade escolar?

Dentro de uma sala de aula é possível ver alunos que se destacam por serem inquietos, outros mais esforçados ou ainda tímidos. Esses traços irão depender de diversos fatores e se vão se tornando nítidos para os professores através do convívio diário.

Qual a sua expectativa para atuação no campo da EJA?

A expectativa e perfil dados no texto do aluno da EJA consistem em afirmar que o aluno escolarizado é um ser que estuda para melhorar de vida; prosperar no trabalho; arrumar um trabalho.

Qual um dos principais objetivos da EJA?

A EJA foi instituída pelo Governo Federal com o principal objetivo promover a inclusão social e o acesso de jovens e adultos à educação.

Que estratégia você professor utiliza para alunos com deficiência?

Promova campanhas de inclusão escolar

Ciclos de debates, palestras e visitas a instituições assistenciais são algumas das formas de os estudantes compreenderem a realidade dos portadores de deficiência e se sentirem receptivos às novas amizades.

Qual a importância e o papel do professor nesse processo de inclusão do aluno surdo?

Nesse contexto o professor se torna mediador do conhecimento, com o intuito de melhorar a escrita fragmentada dos surdos, usando como estratégia pedagógica. Portanto, os docentes necessitam despertar nos alunos surdos a compreensão da função social da escrita como meio eficiente de comunicação interpessoal.

Qual o papel do professor na educação inclusiva?

Para que haja de fato uma educação inclusiva é imprescindível que os professores busquem capacitação, aperfeiçoamento e formação continuada, a fim de proceder à mediação ao receber alunos com necessidades educacionais especiais, visando um ensino que respeite as diferenças e particularidades de cada indivíduo.

O que é ser professor de educação especial?

A Educação Especial ou Educação Inclusiva se trata do ensino voltado para pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais, intelectuais e múltiplas, transtornos do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. O atendimento de cada aluno é exclusivo e específico, variando de acordo com suas condições.

Artigo anterior
Quais são e explique as características da qualidade da informação contábil?
Artigo seguinte
O que são alelos letais Brainly?