O que são alelos letais Brainly?

Perguntado por: Vera Liliana Fernandes Matos Cunha  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (40 avaliações)

Alelos letais são genes que podem levar seu portador à morte. Existem alelos letais que se comportam de maneira recessiva e aqueles que se comportam de maneira dominante.

O que é um alelo letal?

Os alelos letais, como o próprio nome indica, podem ocasionar a morte do seu portador. Alguns alelos, formas alternativas de um mesmo gene, causam a morte de seus portadores e, por isso, são chamados de letais.

O que são genes letais Brainly?

Qual a relação entre os genes letais e a codominância? Gene letal é um gene que, quando presente, provoca a morte pré ou pós nascimento, ou produz uma deformidade tão grave que levará o indivíduo à morte.

O que é um alelo?

Os alelos são as formas alternativas de um determinado gene e ocupam um mesmo loco em cromossomos homólogos. Quando nos referimos a loco, estamos falando da posição do gene no cromossomo; quando falamos em cromossomos homólogos, referimo-nos a cromossomos que possuem genes para a mesma característica.

O que são os alelos múltiplos e os alelos letais?

Os alelos múltiplos ou polialelia é a classificação usada para denominar os genes que apresentam mais de dois alelos em sua formação, ou seja, quando três ou mais alelos estão presentes na formação de uma única característica.

ALELOS LETAIS: O QUE SÃO, EXEMPLOS NA ESPÉCIE HUMANA (GENÉTICA) | Resumo de Biologia para o Enem

43 questões relacionadas encontradas

O que são alelos múltiplos de exemplos?

A pelagem de coelhos, um caso de polialelia. Alelos múltiplos ou polialelia é a situação em que um gene (genótipo) apresenta três ou mais alelos, e não apenas dois, para um mesmo lócus cromossômico (endereço do gene), determinando uma característica (fenótipo).

O que significa alelos múltiplos?

O alelismo múltiplo é responsável pela variabilidade existente entre os indivíduos para determinadas características. Podemos dizer que os alelos múltiplos são variantes alternativas para um mesmo locus e, obedecem às mesmas regras de transmissão dos alelos que têm apenas duas alternativas em cada indivíduo.

Como ocorre os alelos múltiplos?

Os alelos múltiplos ou polialelia ocorrem quando os genes apresentam mais de duas formas alélicas. No caso dos alelos múltiplos, três ou mais alelos estão presentes na determinação de um caráter da população.

O que pode causar o surgimento de alelos múltiplos?

O surgimento dos alelos múltiplos (polialelia) deve-se a uma das propriedades do material genético, que é a de sofrer mutações. Assim, acredita-se que a partir do gene C (aguti), por um erro acidental na duplicação do DNA, originou-se o gene Cch (chinchila).

Qual é a diferença entre gene e alelo?

Um gene é uma parte do DNA ou RNA que controla determinada característica, como a cor da pele ou dos olhos, já o alelo é a variação específica do gene, que vai determinar como essa característica irá se expressar no indivíduo.

Quais são os tipos de alelos?

Os genes alelos podem ser classificados de duas formas: dominantes e recessivos. Os dominantes são aqueles que impõem as suas características, ou seja, são os que determinam as características de uma espécie. É representado pela letra maiúscula que pode ser encontrada como (AA ou BB).

Qual é a função do Centromero?

O centrômero, ou constrição primária, é a região do cromossomo que apresenta um estrangulamento. No centrômero, está presente, além de DNA, um disco de proteína com a função de prender os filamentos cromossômicos às fibras de fuso durante o processo de divisão celular.

O que quer dizer genes letais?

Gene que interfere com o desenvolvimento normal de um ser vivo, resultando na sua morte prematura. ... Os gatos sem cauda da ilha de Manx são um exemplo de ocorrência de um gene letal. A ausência de cauda nos gatos Manx resulta de uma mutação que dá origem a um gene letal recessivo.

O que são genes letais exemplos?

Denominamos de letais completos aqueles genes que matam antes que os indivíduos que os possuem atinjam a idade reprodutiva. Um exemplo é a fibrose cística, uma doença que afeta as glândulas exócrinas, que produzem secreções espessas que impedem o funcionamento adequado do organismo.

Como o ambiente pode influenciar em um fenótipo?

Influência do ambiente na expressão gênica

O fenótipo de um organismo é resultado da interação de seu genótipo com o ambiente no qual se encontra. Dessa forma, as características de um mesmo organismo podem ser diferentes caso ele se encontre em ambientes muito distintos.

O que são genes letais e quais exemplos na espécie humana?

No homem, alguns genes letais provocam a morte do feto. É o caso dos genes para acondroplasia, por exemplo. Trata-se de uma anomalia provocada por gene dominante que, em dose dupla, acarreta a morte do feto, mas em dose simples ocasiona um tipo de nanismo, entre outras alterações.

Como os cientistas esclarecem o surgimento dos alelos múltiplos?

Os alelos múltiplos são resultantes de sucessivas mutações ocorridas em um determinado lócus nos genes,produzindo séries alélicas selecionadas e adaptadas ao ambiente. Cada mutação que surge gera uma nova condição para o aparecimento de mais um novo fenotípico (característica) na espécie.

O que causa a polialelia?

A polialelia resulta de mutações sucessivas ocorridas nos genes de um determinado locus. Cada gene mutante que surge estabelece condições para o aparecimento de mais uma nova expressão fenotípica daquele caráter, naquela espécie.

Como ocorre a polialelia em coelhos?

A polialelia surge por mutações do alelo, gerando novos alelos. Por isso, podemos ter alelos A1, A2, a1 ou a2, e os genes serão formados pela combinação de dois destes alelos: A1A2, A1a1, A2a1, a2a2, etc. Um exemplo clássico deste caso de polialelia é a determinação da cor dos pelos em coelhos.

Como ocorre a co dominância?

Quando dois alelos se expressam em heterozigose, temos o que se chama codominância. Nesse caso, não ocorre como na dominância incompleta em que se forma um fenótipo intermediário. Na codominância, o fenótipo possui características dos dois alelos, os dois estão ativos e não dependem entre si.

Como se manifesta a polialelia?

Polialelia, ou alelos múltiplos, é o nome dado ao fenômeno em que os genes possuem mais de duas formas alélicas, ou seja, uma mesma característica pode ser determinada por três ou mais alelos (formas alternativas de um gene). O exemplo de polialelia mais conhecido são os diferentes grupos sanguíneos.

Como aparecem os casos de alelos múltiplos na natureza?

O gene A e o gene a podem sofrer uma, duas, três ou várias mutações, originando uma série de múltiplos alelos que controlam o mesmo caráter. Dessa forma, podemos dizer que os alelos múltiplos se originam por mutações de genes preexistentes. Esse fenômeno também pode ser chamado de poliaelia.

O que é um heredograma exemplos?

O heredograma é constituído por símbolos que podem indicar, por exemplo, o sexo dos indivíduos, graus de parentesco, presença de um caráter afetado por determinada anomalia, e outras informações importantes.

Qual seria o fenótipo?

O que é fenótipo? Fenótipo é a expressão observável de um genótipo, tal como um carácter morfológico, fisiológico, bioquímico ou mesmo molecular. Citando novamente as ervilhas de Mendel, quando falamos em ervilhas verdes ou amarelas, estamos nos referindo ao seu fenótipo, ou seja, às características observáveis.

Artigo anterior
Como deve ser a relação entre aluno e professor na EJA?
Artigo seguinte
O que bloqueia a passagem de luz exemplo?