O que são os predicados?

Perguntado por: Lia Lia Moura Batista  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (18 avaliações)

Na gramática, o predicado é um dos termos essenciais da oração, juntamente com o sujeito. Define-se o predicado como tudo aquilo que se diz ou o que se declara sobre o sujeito, ou tudo aquilo que se informa sobre o sujeito, que é o termo com o qual verbo concorda.

O que é predicado exemplos?

O predicado, formado por um ou mais verbos, é aquilo que se declara sobre a ação do sujeito, concordando em número e pessoa com ele. Para compreender melhor, observe o exemplo: Lúcia correu no final da semana passada.

Que é um predicado?

O predicado é a parte da oração que contém o verbo e que traz informações sobre o sujeito, podendo ser classificado como: verbal, nominal ou verbo-nominal. A sintaxe é a parte da gramática que estuda a organização da oração.

Quais são os tipos de predicado?

Tradicionalmente, distinguimos o predicado de uma oração em três tipos, a depender de que elemento figura como seu núcleo: predicado verbal, predicado nominal e predicado verbo-nominal.

Como saber qual é o predicado da frase?

Como o predicado é tudo aquilo que sobra de uma oração depois que lhe tiramos o sujeito, o jeito mais fácil de localizar o predicado é localizando primeiro o seu sujeito. Uma maneira fácil de localizar o sujeito de uma oração é interpelando o verbo, antepondo a ele o pronome interrogativo quem.

Predicado [Prof Noslen]

30 questões relacionadas encontradas

Como identificar o predicativo do sujeito?

O predicativo do sujeito é o termo da oração que complementa e caracteriza o sujeito, atribuindo-lhe uma qualidade. Aparece maioritariamente no predicado nominal, juntamente com um verbo de ligação.
...
Exemplos de predicativo do sujeito
  1. Eu estou feliz.
  2. Minha avó anda cansada.
  3. Nós somos só duas.
  4. Meu caderno é este.

Como saber qual é o núcleo do predicado?

Núcleo do Predicado
  1. Quando o predicado é verbal, o seu núcleo é um verbo que indica ação. ...
  2. Quando o predicado é nominal, o seu núcleo é, por exemplo, um substantivo ou um adjetivo, algo que atribua uma qualidade ao sujeito. ...
  3. Quando o predicado é verbo-nominal, há dois núcleos: um verbal e um nominal.

Quais são as classificações do predicado?

A classificação do predicado dependerá da análise do núcleo do predicado da oração. São três os tipos: predicado verbal, predicado nominal e predicado verbo-nominal.

O que é predicado verbo-nominal e exemplos?

Por Exemplo:

saíram da aula alegres. O predicado é verbo-nominal porque seus núcleos são um verbo (saíram - verbo intransitivo), que indica uma ação praticada pelo sujeito, e um predicativo do sujeito (alegres), que indica o estado do sujeito no momento em que se desenvolve o processo verbal.

Quando é que o predicado e verbal?

Chamamos de predicado verbal quando o núcleo do predicado é um verbo ou uma locução verbal.

O que sujeito exemplos?

O sujeito é o elemento que pratica ou sofre a ação expressa pelo verbo de uma frase. Para identificá-lo, basta fazermos uma pergunta sobre tal ação; observe: “O ajudante da loja correu muito com o veículo.”

O que é nominal exemplos?

É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se a substantivos, adjetivos ou advérbios, sempre por meio de preposição. Confira a seguir alguns exemplos: Cecília tem orgulho da filha.

O que é frase nominal e exemplos?

Frase Nominal: é a frase construída sem verbos. Exemplos: Fogo! Cuidado!

Qual das frases abaixo temos um predicado verbo-nominal?

Alternativa correta: e) Iara chegou cansada. O predicado verbo-nominal é formado por dois núcleos: um verbo (chegou) e um nome (cansada).

Quais são as classificações dos sujeitos?

Conhecer a classificação do sujeito é imprescindível para uma boa análise sintática: Ele poderá ser simples, composto, elíptico ou indeterminado.

Como separar o sujeito do predicado é classificar?

As classificações do sujeito e predicado diferem-se um do outro por apresentarem particularidades. O sujeito pode ser classificado como simples ou composto, indeterminado, desinencial ou oculto, oracional ou inexistente. O predicado pode ser classificado como verbal, nominal ou verbo-nominal.

Qual é a diferença entre predicativo e predicado?

No predicado nominal o núcleo do predicado é um nome, o qual exerce a função de predicativo do sujeito. Predicativo do sujeito é um termo que dá significado, atributo, característica ao sujeito ou, ainda, exprime seu estado ou modo de ser. O predicativo é conectado ao sujeito sempre através de um verbo de ligação.

Quais são os núcleos de cada predicado?

► Núcleo do predicado: É a palavra mais importante do predicado. ► Predicado verbal: Quando o núcleo do predicado é um verbo. ► Predicado nominal: Quando o núcleo do predicado é um nome (adjetivo ou substantivo). ► Predicado verbo-nominal: Fusão do predicado verbal e do predicado nominal.

Como classificar o núcleo do sujeito?

Seu núcleo (palavra mais importante) pode ser um substantivo, pronome ou palavra substantivada. Aquele que possui apenas um núcleo. Aquele que possui mais de um núcleo. Ex.: Jogadores e torcedores reclamaram da arbitragem.

Como identificar uma frase nominal?

Uma frase é classificada de frase nominal quando não apresenta um verbo na sua composição, sendo assim formada maioritariamente por nomes: substantivos, adjetivos e advérbios.

Como saber se a frase e verbal ou nominal?

Por exemplo: o que diferencia uma frase nominal de uma oração (frase verbal) é a existência de um verbo. A frase nominal não é constituída por verbo. Já na oração (frase verbal) há a presença do verbo. Tanto a frase como a oração são dotadas de sentido.

Quais os tipos de frases exemplos?

Os tipos de frases são cinco: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas. A intencionalidade do discurso é manifestada através dos diferentes tipos de frases. Para tanto, os sinais de pontuação que as acompanham auxiliam para expressar o sentido de cada uma delas.

O que é um termo nominal?

Complemento nominal é o termo que se relaciona com substantivos, adjetivos e advérbios, formando com esses nomes um significado. O complemento nominal cumpre a função de completar ou alterar o sentido de um nome e é sempre introduzido por uma preposição.

O que é uma oração nominal?

Chamamos de predicado nominal a oração cujo núcleo é um nome, ou seja, um substantivo, adjetivo ou pronome, que indica a qualidade ou o estado do sujeito. O predicado nominal é composto pela seguinte estrutura: sujeito + verbo de ligação + predicativo do sujeito.

Artigo anterior
Qual o nome do tecido de malha fria?
Artigo seguinte
Para que serve a pasta System32?