Como calcular a solubilidade sabendo o KPS?

Perguntado por: Diana Viviane Assunção Pereira Alves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (53 avaliações)

Para realizar o cálculo do Kps, devemos realizar os seguintes passos: 1º Passo: Montar a equação de dissociação para o sal. 2º Passo: Determinar as concentrações molares dos íons liberados pelo sal. Para tal, devemos multiplicar a concentração molar do sal pelo coeficiente estequiométrico do íon na equação.

Como se calcula a solubilidade?

Para determinar a solubilidade do soluto, devemos escolher uma temperatura, tracejar até a curva de saturação (que indica a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em uma massa fixa de solvente) e, em seguida, tracejar até o eixo y.

Quanto maior o Kps maior a solubilidade?

A comparação dos valores de Kps pode ser usada para prever a ordem de precipitação de sais que apresentam a mesma proporção estequiometria entre cátion e ânion. Nestes casos, quanto menor o Kps, menor será a solubilidade, e o íon menos solúvel precipita primeiro.

Quanto maior é o valor de Kps mais solúvel e o sal?

Quanto mais íons em solução, mais solúvel é a substância e maior é o KPS e vice-versa. Observe que esses dois sais são de mesma natureza, ou seja, ambos liberam em solução aquosa um cátion e um ânion.

Como saber quem tem a maior solubilidade?

Quando essas forças estabelecidadas entre soluto e solvente são mais fortes ou iguais às estabelecidas entre as moléculas do próprio solvente e entre as do próprio soluto, a tendência de dissolução aumenta. Quanto maior essa diferença de força, maior a solubilidade.

KPS E SOLUBILIDADE

31 questões relacionadas encontradas

Como se calcula o produto de solubilidade?

  1. Produto de solubilidade, ou constante do produto de solubilidade, (Kps) é a multiplicação (produto) entre as concentrações molares dos íons (cátions e ânions), produzidos ou liberados por um eletrólito qualquer (por exemplo, base e sal), de baixa solubilidade, quando é adicionado à água.
  2. Kps = [Y+]b.[X-]a

Como calcular a solubilidade em mol L?

Para determinar a concentração em mol/L dos íons, basta multiplicar o coeficiente do íon pela solubilidade (concentração) do sal fornecida no enunciado (2.10-2 mol/L).

O que é coeficiente de solubilidade exemplo?

“O coeficiente de solubilidade é a máxima quantidade de soluto que se solubiliza em uma dada quantidade de solvente, a uma dada temperatura.” O coeficiente de solubilidade do sal na água, por exemplo, é igual a 36 g de NaCl/ 100 g de água a 20ºC.

É exemplo de solução gasosa?

2. Soluções gasosas: Nesse caso, todos os componentes são gasosos. Um exemplo mais comum é o ar atmosférico. Ele é composto de cerca de 78 % de gás nitrogênio, aproximadamente 20% de gás oxigênio, aproximadamente 1% de gás argônio e aproximadamente 1% de outros gases, como o gás carbônico e vapor de água.

Quais os 3 fatores que definem o coeficiente de solubilidade?

Soluto: geralmente encontrado no estado sólido, é a substância que pode ser dissolvida em um solvente. Solvente: geralmente no estado líquido, é a substância capaz de dissolver o soluto. Dissolução: é o processo em que o soluto é dissolvido pelo solvente, compondo uma solução.

O que é uma solução sólida de exemplos?

As soluções sólidas são formadas apenas por solutos e solventes sólidos. No cotidiano, os principais exemplos desse tipo de solução são as ligas metálicas. A medalha a seguir, por exemplo, foi produzida com a liga de bronze, que é uma mistura de aspecto homogêneo formada por estanho e cobre.

Como se calcula a concentração molar?

Molaridade (M) é a relação existente entre a matéria de soluto (n) e o volume de uma solução (V), ou seja, M = n/V. Uma vez que a matéria de soluto é dada em mol e o volume é dado em litros, a unidade de medida da molaridade é mol/L.

Como calcular a concentração?

Concentração de soluções
  1. d = m = m + m. V = volume da solução.
  2. C_n = n_1 \cdot V, sendo, m = massa de soluto em solução (g) M = massa equivalente a 1 mol do mesmo.
  3. T = mm ou T = VV. m = massa de soluto em solução (g) V = volume do soluto. m e V = massa e volume da solução respectivamente.

O que é produto de solubilidade?

Constante do Produto de Solubilidade ou Produto de solubilidade (Kps) é a constante de equilíbrio para a reação na qual um sólido se dissolve, dando origem a seus íons constituintes em solução.

Como calcular produto Ionico?

O produto iônico da água é dado pela multiplicação entre os produtos de sua autoionização, isto é, os íons hidrônio e hidróxido. O seu valor a 25ºC é 10-14 ºC.

Como calcular o Kps a partir do pH?

Como os exercícios que utilizam essa equação podem exigir cálculo de pH e Kps, é importante relembrar as fórmulas utilizadas para eles:
  1. a) Para o pH.
  2. pH = -log[H+]
  3. 10-pH = [H+]
  4. b) Para o Kps.
  5. Kps = [Ca+2].[Cl-]2

O que é concentração molar exemplos?

A molaridade, ou concentração em quantidade de matéria (mol/L), é a relação entre a quantidade de matéria do soluto (n1) e o volume da solução em litros (V). A concentração em quantidade de matéria é a relação entre a quantidade de matéria do soluto, medida em mol (n1), e o volume da solução em litros (V).

Como calcular concentração molar a partir da densidade?

O que é preciso saber para o vestibular
  1. Densidade. A relação entre a massa e o volume de um corpo qualquer recebe o nome de densidade, que pode ser matematicamente expressa como: ...
  2. Concentração. ...
  3. Molaridade e concentração molar. ...
  4. M = n / v.

Quanto é 1 molar?

“Mol é a quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares quantos são os átomos contidos em 12 gramas de carbono-12.” Isso significa que 1 mol de C-12 tem 12 g, da mesma forma que 1 mol de Ca tem 40 g, que 1 mol de H tem 1g, que 1 mol de O tem 16 g e que 1 mol de água tem 18 g.

Qual o sal mais solúvel?

Assim, um sal pode ser classificado em solúvel ou praticamente insolúvel.
...
Veja as regras que se dirigem aos tipos de ânions:
  1. Nitrato (NO3-) e Nitrito (NO2-): todo sal que apresenta esses ânions são solúveis;
  2. Carbonato (CO3-2), Fosfato (PO4-3) e Sulfeto (S-2): solúvel apenas com elementos da família IA e com o NH4+;

Em que pH começa a precipitar o MG?

Quando o pH da solução se tornar igual a 9, a solução se torna saturado e o hidróxido de magnésio começa a precipitar.

Qual a solubilidade de CaCO3 em gl?

A solubilidade do CaCO3, em água pura, é superior a 0,020 g/L.

O que é uma mistura sólida?

São misturas formadas por materiais que não se dissolvem um no outro, ou seja, ao olharmos para o recipiente onde eles estão, podemos visualizá-los facilmente. Essas misturas apresentam duas ou mais fases. Se em um recipiente adicionarmos areia, água e óleo, observaremos as três fases.

O que é uma solução de exemplos?

As soluções podem ser sólidas, líquidas ou gasosas. Por exemplo, as ligas metálicas são soluções sólidas formadas pela fusão e mistura de dois ou mais metais; a água com o açúcar e o álcool com a água são soluções líquidas, e o ar é uma solução gasosa formada por vários gases.

Artigo anterior
Como medir o tamanho do pulso?
Artigo seguinte
Quem foi a esposa de Loki?