Quais são os fatores que influenciam o crescimento microbiano?

Perguntado por: Kevin Duarte Soares Anjos  |  Última atualização: 25. Januar 2022
Pontuação: 4.5/5 (39 avaliações)

Quatro condições físicas principais influenciam o crescimento de um microrganismo: temperatura, pH, atmosfera gasosa e pressão osmótica.

Quais são os principais fatores para o crescimento bacteriano?

O crescimento bacteriano é influenciado por vários factores ambientais, destacando-se o alimento, a temperatura, a humidade, o pH e o oxigénio. Cada um destes factores é importante e pode limitar o crescimento, determinando o desenvolvimento bacteriano.

O que é o crescimento microbiano?

Crescimento microbiano – refere-se ao aumento do número e não do tamanho das células. A maioria das bactérias cresce melhor dentro de variações pequenas de pH, sempre perto da neutralidade, entre pH 6,5 e 7,5. OSMOADAPTAÇÃO. O período da divisão celular depende do tempo de geração de cada bactéria.

Quais os fatores que afetam o crescimento microbiano nos alimentos?

Fatores que fazem parte do alimento. Acidez (pH); • Atividade de água (aW); • Composição química (nutrientes); • Substâncias antimicrobianas naturais; • Estrutura biológica.

Qual a importância do crescimento microbiano?

Analisar o crescimento microbiano é de suma importância para a microbiologia, principalmente para microbiologia ambiental, é interessante analisar o crescimento populacional microbiano de maneira quantitativa, de maneira a estudar e entender como é o aumento de toda a comunidade e não apenas o tempo e crescimento de um ...

Fatores que Influenciam o Crescimento Microbiano | Fatores Físicos

39 questões relacionadas encontradas

Como a temperatura influência no crescimento microbiano?

A temperatura é um dos principais fatores que afetam o crescimento dos microrganismos, estimulando seu crescimento, inibindo-o ou até mesmo matando-os. ... Diversos processos de conservação dos alimentos utilizam temperaturas acima das máximas para eliminar os microrganismos.

Quais os métodos diretos para quantificação do crescimento microbiano?

Avaliação quantitativa do crescimento microbiano

Esta pode basear-se em métodos directos, como por exemplo: contagem de células totais; contagem de células viáveis; determinação da biomassa seca.

Quais são os fatores extrínsecos que afetam o crescimento microbiano?

○ Fatores Extrínsecos; ó Temperatura; ó Atmosfera envolvendo o alimento; ó Umidade relativa do ambiente. Os microrganismos necessitam de água para sua sobrevivência => metabolismo e multiplicação, a água deve estar na forma disponível.

Quais são os tipos de alterações dos alimentos?

✓ Favorece um posterior ataque de microorganismos no alimento.

Quais fatores intrínsecos e extrínsecos favorecem o crescimento microbiano?

Crescimento dos micro-organismos depende de: Fatores intrínsecos – relacionados às características próprias do alimento. Fatores extrínsecos – relacionados ao ambiente onde está o alimento. O conhecimento dos fatores permite prever: ❑ vida útil de um alimento ou produto; ❑ estabilidade microbiológica.

Como se dá o crescimento microbiano?

O crescimento microbiano é normalmente associado ao crescimento de uma população de células de um dado microrganismo, ou seja, com o aumento do número de células da população.

Como o oxigênio interfere no crescimento microbiano?

Oxigênio: A variação da quantidade de oxigênio disponível influencia os microganismos aeróbios, aos quais é indispensável e os facultativos, que também podem crescer na sua ausância. Agitação: Tem como conseqüência a melhor aeração do meio, favorecendo o crescimento dos microrganismos aeróbios e facultativos.

Como é a curva de crescimento microbiano?

A taxa de crescimento bacteriano é definida como variação do número de células por unidade de tempo. ... A curva de crescimento pode ser dividida em quatro fases: fase lag, fase log, ou exponencial, fase estacionária e fase de declínio ou morte celular.

Qual é a temperatura ideal para o crescimento bacteriano?

De modo geral, podemos considerar que a maioria dos microrganismos - fungos e bactérias - se desenvolve bem na faixa de temperatura entre 5°C a 65°C. Dentre todos os fatores que interferem no desenvolvimento dos microrganismos, a temperatura é o mais importante.

Como se classificam as bactérias quanto ao fator oxigênio para crescimento?

a) Aeróbias estritas: exigem a presença de oxigênio para o seu crescimento, como as do gênero Acinetobacter. b) Microaerófilas: necessitam de baixos teores de oxigênio para o seu crescimento, como as Campylobacter jejuni.

Qual a principal causa de alterações nos alimentos?

Os alimentos alterados, geralmente, desenvolvem uma coloração diferente da original e também odores ruins, sendo rejeitados pelo consumidor. a) por ação de agentes mecânicos - quebras, deformações, perfurações e cortes; b) por ação de agentes como o ar, a luz e o calor - alterações da cor, aparência e sabor.

O que são as alterações dos alimentos?

1 ALTERAÇÕES DE ALIMENTOS

São todas as modificações que ocorrem nos alimentos, destruindo parcial ou totalmente suas características essenciais, comprometendo: suas qualidades físicas e químicas, sanidade e capacidade nutritiva. Essas modificações podem tornar o alimento indesejável ou inadequado à sua ingestão.

O que significa alterações em alimentos?

Os alimentos quando processados podem sofrer alterações indesejáveis em sua composição, e tornam-se impróprios para o consumo. Porém, os alimentos possuem diferentes classificações quanto à facilidade de deterioração.

São exemplos de fatores extrínsecos?

Os fatores extrínsecos são os fatores que o produto final encontra a medida que ele se move através da cadeia alimentar, incluindo:
  • perfil de tempo-temperatura durante o processamento; variabilidade espacial de pressão;
  • controle de temperatura durante;
  • o armazenamento e distribuição;

São considerados fatores extrínsecos?

( ) São considerados fatores extrínsecos do alimento: pH, umidade relativa e teor de sal. ( ) A interação entre os fatores intrínsecos e extrínsecos do alimento afetam a capacidade de multiplicação e sobrevivência dos micro-organismos.

Quais são os fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam o crescimento e desenvolvimento vegetal?

Os fatores envolvidos no processo de germinação são os intrínsecos (inerentes à semente) e os extrínsecos (ambientais). Entre os fatores extrínsecos incluem-se a umidade e temperatura [6]. ... A umidade é fator imprescindível, pois é através da absorção de água (embebição) que se inicia o processo de germinação.

Quais são os métodos de contagem direta de microrganismos?

Os microrganismos podem ser quantificados de forma direta, por contagem do número de células microbianas em esfregaços oriundos de determinado material ou superfície com auxílio de microscópio, ou indiretamente, efetuando-se análises da turbidez, determinação do peso seco, concentração de substâncias químicas ( ...

Quais são os métodos de contagem de microrganismos?

Existem duas técnicas de contagem: a Contagem em superfície ou “Spreader Plate” e a Contagem em Profundidade ou mistura ou “Pour Plate”.

Quais outros métodos podem ser utilizados para realizar quantificação bacteriana?

Logo, quando se emprega este tipo de quantificação, deve-se utilizar ainda o método de diluição seriada para que o número de colônias na placa permaneça na faixa desejada. Há dois métodos para a realização da contagem de bactérias em placa, que são eles: método de espalhamento em placa e método pour plate.

Porque a temperatura é um fator importante para o crescimento dos fungos?

A temperatura ótima de crescimento é aquela que permite um desenvolvimento mais rápido, que irá variar para cada espécie de microrganismo. Ela permite que o microrganismo expresse o seu potencial máximo metabólico. Durante esse processo são produzidas várias substâncias químicas, que são catalisadas por enzimas.

Artigo anterior
Qual é o aplicativo para editar?
Artigo seguinte
O que pode ser considerado material permanente?