Quais as hipóteses de exceção ao direito à vida?

Perguntado por: Vanessa Doriana de Castro  |  Última atualização: 20. April 2025
Pontuação: 4.2/5 (64 avaliações)

A autorização do aborto nas hipóteses legais também configura outra restrição do direito à vida, o aborto necessário (quando há risco a vida da gestante) configura estado de necessidade, e o aborto sentimental no caso de estupro, são duas as exceções legais.

Quais são os limites do direito à vida?

Apesar de estabelecer a inviolabilidade do direito à vida em seu artigo 5º, a Constituição Federal prevê também limitações a esse direito, como a possibilidade, ainda que excepcional, da aplicação de pena de morte em caso de guerra declarada (artigo 5º, inciso XLVII).

Quando o direito à vida pode ser violado?

O Direito à Vida não é absoluto, em situações como o aborto, que é considerado crime no Código Penal Brasileiro, em certas circunstancias, o aborto é permitido, não se submetendo as leis penais, como o caso do aborto necessário, aborto sentimental e ainda os casos de anencefalia.

Quais são as exceções admitidas em ao direito à vida enquanto mais fundamental dos direitos individuais?

A exceção admitida ao direito à vida, enquanto mais fundamental dos direitos individuais, inclui o aborto para salvar a vida da gestante, interrupção de gravidez resultante de estupro, interrupção da gestação de feto anencéfalo e pena de morte em caso de guerra.

Quais são os direitos à vida?

O direito à vida é o direito mais primordial direito humano, e que deve ser se concedido diante de sua dimensão que abrange o direito de nascer, o direito de permanecer vivo, o direito de alcançar uma duração de vida comparável com os demais cidadãos, e o direito de não ser privado da vida por meio de pena de morte[1].

🚨AO VIVO: Alexandre de Moraes está DESESPERADO porque NÃO consegue Vencer Elon Musk !

21 questões relacionadas encontradas

O que diz a lei sobre o direito à vida?

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: 69.

Quais são os 4 direitos fundamentais?

Sobre a classificação dos direitos fundamentais, podemos dizer que o texto constitucional classificou-os em cinco grupos, a saber: 1) direitos individuais; 2) direitos coletivos; 3) direitos sociais; 4) direitos à nacionalidade, e 5) direitos políticos.

O que viola o direito à vida?

Alguns autores entendem que viola o direito à vida as disposições da lei de biosseguranca, mas o STF entende pela constitucionalidade filiado a teoria da natalista. Devendo ser considerado os direitos das pessoas que precisam do avanço da medicina para melhorar a sua saúde.

Qual é o único direito humano absoluto que não admite exceção?

Por fim, e nesse ponto não há um entendimento completamente pacífico na doutrina, o direito à dignidade humana foi trazido como um direito fundamental (para alguns autores, o único direito fundamental absoluto; para outros, o principal deles).

O que diz o artigo 128 do Código Penal?

O art. 128 define as hipóteses de aborto legal, ou seja, aquele que poderá ser praticado por médico, auxiliado por sua equipe médica. Portanto, a enfermeira também não será punida, visto que a norma penal é extensiva a ela neste caso.

Qual lei garante o direito à vida?

A Constituição Federal, em seu artigo 5º, caput1, estabelece, como um dos seus princípios basilares, o direito inviolável à vida, sendo certo que o Código Civil Brasileiro (Lei nº 10.406/2002) dispõe, em seu artigo 2º, que ―a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro‖.

Onde começa o direito à vida?

Desta forma, podemos interpretar que a pena de morte é proibida no Brasil, salvo em caso de guerra declarada (art. 84, inciso XIX da CF/88). De acordo com os atuais juristas, o direito à vida começa com a fecundação e termina quando o corpo para de emitir sinais vitais naturalmente.

Qual é o direito mais violado?

Relatório divulgado recentemente pela Organização das Nações Unidas (ONU, 2016), dá conta de que, entre os direitos humanos mais violados no Brasil, estão os direitos aos reclusos, os direitos à juventude, os direitos à diferença, o direito à moradia, o direito à saúde, o direito ao trabalho e o direito ao salário ...

Por que o direito à vida é o mais importante?

Na atual legislação brasileira o direito à vida é tido como o alicerce para a prerrogativa jurídica da pessoa, motivo pelo qual o Estado tem por dever resguarda a vida humana, desde a concepção até a morte.

O que diz o artigo 6 da Constituição Federal de 1988?

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Qual é o direito mais importante?

Provavelmente o direito fundamental mais importante para a existência do indivíduo em sociedade, o direito à vida não leva em consideração apenas a garantia de que a pessoa tem direito sobre a própria vida e a sua existência.

Quais são os 5 direitos fundamentais?

Os principais direitos fundamentais

“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade […]”.

Porque o direito não é absoluto?

Assim, como regra, os direitos não são absolutos, pois não têm uma pré-existência, ou mesmo existência fora da sociedade humana, que quando compreendida desde uma perspectiva comparatística, é essencialmente plural, sendo que, por serem criados a partir dessa sociabilidade e condicionados em sua normogênese à própria ...

Quais os direitos que são absolutos?

Existem direitos fundamentais absolutos? Segundo parcela da doutrina três direitos fundamentais seriam absolutos: - Direito de não ser torturado; - Direito de não ser escravizado; - Direito de não ser compulsoriamente associado em uma associação.

Quais são as violações mais comuns?

Situações de negligência, violência psicológica, física e sexual são as violações mais comuns, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (11) pelo governo federal. Em média, 360 denúncias por dia foram registradas no Disque Direitos Humanos, ferramenta que funciona ininterruptamente, inclusive aos feriados.

Quais são os tipos de violação de direitos?

Tipos de violações

Conforme o Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, os tipos de violação denunciados incluem violência física, psicológica, crimes contra a vida, agressões que violam a honra, agressões que violam o direito à liberdade civil e política e violações gerais.

Quais são os 4 direitos humanos mais violados no Brasil?

A escravidão moderna, o trabalho infantil, a discriminação e as manobras das empresas ainda são comuns no país.

O que é uma causa pétrea?

Dispositivo constitucional imutável, que não pode ser alterado nem mesmo pela via de Emenda à Constituição. O objetivo é impedir inovações em assuntos cruciais para a cidadania ou o próprio Estado.

Quais são os 7 direitos humanos?

Declaração Universal dos Direitos do Homem das Nações Unidas
  • Versão Simplificada. ...
  • Todos Nascemos Livres e Iguais. ...
  • Não Discrimine. ...
  • O Direito à Vida. ...
  • Nenhuma Escravatura. ...
  • Nenhuma Tortura. ...
  • Você Tem Direitos Onde Quer que Vá. ...
  • Somos Todos Iguais Perante a Lei.

O que diz o artigo 5 da Constituição Federal Brasileira?

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (...)

Artigo anterior
Com quantos anos começa a terceira idade?
Artigo seguinte
O que puxa o pus do dente?