Quais são os aminoglicosídeos?

Perguntado por: Ricardo Pedro Garcia de Cunha  |  Última atualização: 24. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (50 avaliações)

O grupo dos Aminoglicosídeos inclui a gentamicina, a tobramicina, a amicacina, a plazomicina, a estreptomicina, a paromomicina, a espectinomicina e a neomicina.

Quais os antibióticos aminoglicosídeos?

Os aminoglicosídeos compreendem uma classe de antibióticos. Eles são ineficazes contra infecções virais e a maioria das demais infecções. Os antibióticos destroem os microrganismos...
...
Os aminoglicosídeos incluem:
  • Amicacina.
  • Gentamicina.
  • Canamicina.
  • Neomicina.
  • Plazomicina.
  • Estreptomicina.
  • Tobramicina.

Qual é o mecanismo de ação dos aminoglicosídeos?

Qual o mecanismo de ação dos aminoglicosídeos? Os aminoglicosídeos são inibidores da síntese das proteínas e têm como local de ação a subunidade 30S do ribossoma bacteriano. A sua ligação a um determinado local do rRNA 16S da subunidade 30S do ribossoma reflete-se na tradução do mRNA.

Para que serve o medicamento aminoglicosídeos?

Aminoglicosídeos são antibióticos de amplo uso clínico, em função de sua eficácia contra bacilos gram-negativos e de seu sinergismo positivo com outros antibióticos no tratamento de infecções por agentes gram-positivos. São muito utilizados na prevenção e no tratamento de infecções pós-operatórias em cirurgia cardíaca.

Como agem os antibióticos aminoglicosídeos?

Os antibióticos aminoglicosídeos ligam-se ao ribossoma bacteriano, inibindo irreversivelmente a síntese proteica, e, a par do seu amplo espectro de ação antibacteriana, têm como vantagens terapêuticas a sua atividade bactericida, o seu efeito pós-antibiótico, uma farmacocinética relativamente previsível e o sinergismo ...

O que são aminoglicosídeos

31 questões relacionadas encontradas

Qual o mecanismo de ação dos macrolídeos?

Mecanismos de Ação dos Macrolídeos

Os antibióticos macrolídeos são agentes bacteriostáticos, que inibem a síntese de proteínas através de sua ligação às subunidades ribossômicas 50S de microrganismos sensíveis, no local de ligação do cloranfenicol e da clindamicina ou muito próximo dele.

Qual o mecanismo de ação da estreptomicina?

A ação da Estreptomicina interfere nas proteínas das bactérias, que acabam enfraquecidas e eliminadas do organismo. O medicamento tem uma absorção rápida pelo organismo, cerca de 0,5 a 1,5 horas, logo a melhora dos sintomas é observada pouco tempo depois do inicio do tratamento.

Quando deve ser utilizado aminoglicosídeos no tratamento das infecções do trato urinário?

Aminoglicosídeos devem ser usados com cuidado em pacientes com distúrbios musculares, tais como miastenia gravis ou parkinsonismo, já que estes medicamentos podem agravar a debilidade muscular devido a seu efeito potencial similar ao curare sobre as junções neuromusculares.

Qual o mecanismo de ação da tobramicina?

A tobramicina é um antibiótico aminoglicosido produzido por Streptomyces tenebrarius. Actua principalmente por disrupção da síntese proteica com consequente alteração da permeabilidade da membrana celular, disrupção progressiva do envelope celular e eventual morte das células.

O que é um Glicopeptideo?

Os glicopeptídeos e lipoglicopeptídeos são antibióticos Considerações gerais sobre antibióticos Antibióticos são medicamentos usados para tratar infecções bacterianas. Eles são ineficazes contra infecções virais e a maioria das demais infecções.

Qual é o mecanismo de ação das fluoroquinolonas?

(2001), o mecanismo de ação das fluorquinolonas se dá pela inibição da DNA girase (também denominada topoisomerase II), a enzima que produz superespiralamento negativo no DNA. Essas drogas são seletivas para a enzima bacteriana, visto que esta difere estruturalmente da enzima dos mamíferos.

Como agem as polimixinas?

As polimixinas são consideradas drogas bactericidas, tendo como mecanismo de ação a interferência na propriedade de permeabilidade seletiva da membrana citoplasmática bacteriana. Ligam-se aos constituintes lipoproteicos da membrana, destruindo sua barreira osmótica seletiva.

Qual o mecanismo de ação da eritromicina?

A Eritromicina tem como principal mecanismo de ação se ligar irreversivelmente à subunidade 50S ribossômica das bactérias, inibindo o processo de translocação da síntese proteica.

Quando usar aminoglicosídeos?

Aminoglicosídeos são antimicrobianos usados principalmente no tratamento de pacientes com infecções graves causadas por bactérias gram-negativas aeróbias. São ineficazes contra anaeróbios1. Os principais representantes de uso corrente são gentamicina, amicacina, estreptomicina e tobramicina.

Quais os efeitos colaterais mais importantes do grupo dos aminoglicosídeos cite pelo menos dois relacionados respectivamente com os nervos auditivo e vestibular?

Todos os membros do grupo compartilham o mesmo espectro de toxicidade, mais notavelmente nefrotoxicidade e ototoxicidade, que pode acometer tanto as funções auditiva quanto a função vestibular do oitavo nervo craniano.

Quais são os antibióticos tetraciclinas?

As tetraciclinas incluem:
  • Doxiciclina.
  • Eravaciclina.
  • Minociclina.
  • Omadaciclina.
  • Tetraciclina.

O que é e para que serve tobramicina?

Tobramicina, para o que é indicado e para o que serve? Tobramicina é um antibiótico tópico indicado para o tratamento de infecções externas dos olhos e seus anexos, causadas por bactérias sensíveis à Tobramicina.

Qual o mecanismo de ação da amicacina?

A amicacina actua pela via da inibição da síntese proteica nos ribossomas bacterianos através da interacção com o RNA ribossomal e subsequente inibição da tradução nos micro-organismos sensíveis, o que resulta numa acção bactericida.

Qual o mecanismo de ação da tetraciclina?

O mecanismo de ação das tetraciclinas é bem estabelecido e há um consenso de que tetraciclinas se ligam a um sítio na subunidade 30S do ribossomo bacteriano impedindo a ligação do aminoacil-t-RNA no sítio A do ribossomo, a adição de aminoácidos e, consequentemente, impedindo a síntese protéica.

Como eliminar bactérias Gram-negativas?

São muitos os antibióticos que podem ser usados nos casos de bacteriémias por agentes Gram negativos, por exemplo antibióticos beta-lactâmicos e as sulfonamidas.

Qual o melhor antibiótico para infecção urinária?

Os antibióticos só devem ser utilizados quando recomendados pelo médico, no entanto, os mais comuns para tratar este tipo de infecção incluem:
  • Fosfomicina;
  • Ciprofloxacino;
  • Levofloxacino;
  • Cefalexina;
  • Amoxicilina;
  • Ceftriaxona;
  • Azitromicina;
  • Doxiciclina.

Quantos dias pode tomar Gentamicina?

A dose usual é de 2 gotas aplicadas no(s) olho(s) afetado(s), três a quatro vezes por dia, ou a critério médico. Geralmente o tempo médio de tratamento é de 7 dias, mas pode variar a critério médico, dependendo da intensidade da infecção e/ou evolução do paciente.

Qual a função da estreptomicina?

Estreptomicina FURP, para o que é indicado e para o que serve? Este medicamento é destinado ao tratamento da tuberculose e está sempre associado com um ou mais medicamentos para diminuir o risco de aparecimento de bactérias resistentes. Tem indicação na brucelose, em associação com a doxiciclina.

Qual o mecanismo de ação da gentamicina?

A gentamicina se liga aos componentes da célula bacteriana e induz a produção de proteínas anormais, que são extremamente letais para as mesmas. A gentamicina pode ser usada no tratamento de diversos tipos de infecções bacterianas, particularmente àquelas causadas por bactérias Gram negativas.

Artigo anterior
Tem que serem ou tem que ser?
Artigo seguinte
O que e uma cadeia alimentar?