Quais são os objetivos da extensão rural?
Perguntado por: Salomé Érica de Miranda | Última atualização: 24. April 2024Pontuação: 4.2/5 (73 avaliações)
A Extensão Rural é um serviço de educação não formal, de caráter continuado que se processa no espaço geográfico rural, que visa: Dinamizar as economias locais, contribuindo para o aumento da produção e renda dos agricultores. Contribuir para a segurança alimentar e o aumento de alimentos seguros.
Quais os princípios da extensão rural?
“Extensão Rural é um processo cooperativo, baseado em princípios educacionais, que tem por finalidade levar, diretamente, aos adultos e jovens do meio rural, ensinamentos sobre a agricultura, pecuária e economia doméstica, visando modificar hábitos e atitudes da família, nos aspectos técnico, econômico e social, ...
Como funciona extensão rural?
A extensão rural é um elo importante da cadeia de inovação na agropecuária. Sua função é conectar os resultados da pesquisa com a adoção de conhecimentos e tecnologias pelos produtores rurais, pequenos, médios ou grandes.
Qual a importância da extensão rural para o Brasil?
A assistência técnica e a extensão rural têm importância fundamental no processo de comunicação de novas tecnologias, geradas pela pesquisa, e de conhecimentos diversos, essenciais ao desenvolvimento rural no sentido amplo e, especificamente, ao desenvolvimento das atividades agropecuária, florestal e pesqueira.
Qual o conceito mais amplo de extensão rural?
Em um sentido amplo e atualmente mais aceito, extensão rural pode ser entendida como um processo educativo de comunicação de conhecimentos de qualquer natureza, sejam conhecimentos técnicos ou não.
Você sabe o que é extensão rural?
Quais os tipos de extensão rural?
Entre os métodos e meios usados pela extensão destacam-se: Televisão e Vídeo, Rádio, Jornal, Campanha Educativa Exposição Educativa, Folder ou Folha Dobrada, Cartaz, Volante.
Quais são as fases da extensão rural?
A Extensão Rural no Brasil teve duas fases distintas de implantação: a primeira promovida por iniciativa do Grupo Norte Americano da prestigiosa Família Rockfeller, liderada pelo político e empresário Nelson Rockfeller e a segunda pelo Governo Brasileiro, em associação com o Institute of Interamerican Affairs, em ...
Quais as vantagens da extensão rural?
Nesse contexto, a extensão rural é uma iniciativa extremamente importante e que tem a finalidade de disseminar o conhecimento no campo. Com isso, auxilia produtores a melhorar em aspectos técnicos, econômicos e sociais, para impulsionar os resultados.
Qual o papel da extensão rural no desenvolvimento da agricultura?
A EXTENSÃO RURAL E AS AÇÕES NO CONTEXTO ATUAL
A Extensão Rural é vista como instrumento de política pública cujas funções são o estimulo, a implantação e a consolidação de estratégias de desenvolvimento, tendo como prioridade o fortalecimento da agricultura familiar.
Qual a importância da extensão rural para o meio ambiente?
Estes sistemas oferecem grandes vantagens aos agricultores e ao ambiente como: redução do custo de produção, redução de operações de preparo de solo, intensificação do uso da terra, melhoria dos atributos do solo, redução de pragas e doenças, controle de plantas daninhas por supressão ou por alelopatia, proteção do ...
Como e porque surgiu a extensão rural no Brasil?
A extensão rural chegou oficialmente ao Brasil no final dos anos 1940, estruturada como um serviço de prestação de assistência e crédito rural para “superar o atraso da agri- cultura tradicional”3.
Quem faz extensão rural no Brasil?
A extensão rural brasileira está organizada por entidades estaduais, vinculadas aos governos de formas distintas. Em Santa Catarina, a Epagri é o órgão oficial de extensão rural e pesqueira desde 1956, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural.
Onde surgiu a extensão rural?
A Extensão Rural surgiu no Brasil com o propósito de ensinar o agricultor a produzir conforme os ditames da modernidade, que através de sementes e insumos industrializados aumentariam a produção.
Quem são os profissionais de extensão rural?
Extensionista rural é o profissional que atua como esse agente de desenvolvimento rural, sendo portanto geralmente ligado às ciências agrárias, como agrônomos, veterinários, zootecnistas, engenheiros florestais, mas pode também ser de várias outras formações como nutricionistas, assistentes sociais, turismólogos, ...
Qual o objetivo geral da Ater pública?
Assim mesmo, as ações da Ater pública devem auxiliar na viabilização de estratégias que levem à geração de novos postos de trabalho agrícola e não agrícola, no meio rural, à Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, à participação popular e, conseqüentemente, ao fortalecimento da cidadania.
Quais os modelos que originaram a extensão rural no Brasil?
- 1 - HUMANISMO ASSISTENCIALISTA (1948 – 1962) ➢ Visou promover a melhoria das condições de vida da. ...
- 2 - DIFUSIONISMO PRODUTIVISTA (1963 – 1984) ➢ Visou promover a melhoria da produção e produtividade. ...
- 3 – HUMANISMO CRÍTICO (Fase I - 1985 – 1989) ...
- 4 – HUMANISMO CRÍTICO (Fase II – 1990 em diante)
O que favorece o desenvolvimento rural?
Inúmeros fatores contribuem para o processo de desenvolvimento das áreas rurais, podendo destacar os seguintes elementos como os principais (Veiga, 2001): a) maior acesso a educação e a terra, com o intuito de elevar a renda e diminuir a pobreza; b) uma agricultura diversificada e um meio rural multi-facetado, ...
Quem são os extensionistas?
Extensionista rural é o profissional que atua como esse agente de desenvolvimento no campo, sendo geralmente ligado às ciências agrárias, como agrônomos, veterinários, zootecnistas, engenheiros florestais.
O que é assistência técnica e extensão rural?
ATER significa Assistência Técnica e Extensão Rural e é um ramo das Ciências Agrárias. A assistência técnica contribui para a elevação da produção, produtividade, e qualidade de produtos e serviços rurais. Já a extensão rural fornece Educação Formal contínua para o meio rural e pesqueiro.
O que é ser extensionista rural?
“Extensão Rural é um processo cooperativo, baseado em princípios educacionais, que tem por finalidade levar, diretamente, aos adultos e jovens do meio rural, ensinamentos sobre a agricultura, pecuária e economia doméstica, visando modificar hábitos e atitudes da família, nos aspectos técnico, econômico e social, ...
Qual a formação do extensionista rural?
A formação do extensionista deve levar em conta o conhecimento dos processos e da realidade do meio, visando à necessidade de uma ação que promova mudanças e melhoria da qualidade de vida, principalmente dos agricultores/as assistidos/as e a repercussão desta ação.
Qual a importância do extensionista para a agricultura familiar?
Dessa forma, esse serviço, que é levado ao pequeno agricultor familiar por intermédio do extensionista, é de suma importância, pois proporciona a esses agricultores melhores condições de vida, acesso a políticas públicas voltadas ao setor primário e a oportunidade de trabalhar com as novas tecnologias da agricultura, ...
Qual é o tripé da extensão rural?
Baseada no tripé da pesquisa, extensão e educação, a extensão, através de agentes, alcança agricultores, busca entender sua realidade, compartilha informações, coleta dados para desenvolver um trabalho ou projeto adequado para o local e possivelmente, região.
Qual o perfil do extensionista rural?
O perfil do extensionista exige "sensibilidade social", "compromisso social". Conhecer a realidade social significa conhecer além da realidade rural, é inseri-la em um contexto mais amplo. Essa tarefa supõe que o extensionista não seja apenas um técnico encarregado de soluções específicas para problemas específicos.
Quando começou a Extensão Rural?
Nos anos 60, ainda no início da Revolução Verde, predominava nos serviços de extensão rural o uso dos princípios da transferência de tecnologias, da comunicação interpessoal e do desenvolvimento de comunidades.
Em qual das orações abaixo a palavra foi empregada incorretamente é um mau vendedor?
Qual é a principal indicação do tratamento radioterápico?