Qual é a principal indicação do tratamento radioterápico?

Perguntado por: Tiago Diego Alves Miranda Paiva  |  Última atualização: 24. April 2024
Pontuação: 4.4/5 (20 avaliações)

Quais as principais indicações da radioterapia? Ela é indicada em até 60% dos tratamentos oncológicos, como nos tumores de mama e próstata, em algum momento da história natural da doença. Muitas vezes é indicada depois da cirurgia (adjuvância), para complementar o tratamento ou evitar o retorno das células malignas.

Qual a principal indicação do tratamento radioterapia?

A radioterapia pode ser a única forma de tratamento em uma série de situações clínicas como: tumores de pele, próstata, alguns linfomas, alguns tumores de laringe, entre outros, sem a necessidade de cirurgia.

Qual é a principal indicação do tratamento radioterápico Escolha um?

A radioterapia é a modalidade de tratamento de escolha para muitos pacientes com câncer, podendo resultar na cura, com o desaparecimento do tumor ou a doença ficar controlada.

Em quais situações a radioterapia pode ser utilizada?

A maioria dos pacientes com câncer é tratada com radiações e o resultado costuma ser muito positivo. O tumor pode desaparecer e a doença ficar controlada, ou, até mesmo, curada. Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

Qual é o objetivo da radioterapia?

É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos.

Radioterapia - entenda como funciona esse tratamento! | Dr Jônatas Catunda

22 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de tratamento da radioterapia?

A radioterapia interna ou braquiterapia utiliza fontes de radiação interna (a curta distância). Na braquiterapia o material radioativo é colocado, por meio de instrumentos específicos, próximo à lesão tumoral. Radioterapia interna pode envolver um implante radioativo, uma solução líquida ou uma injeção intravenosa.

Qual é o procedimento da radioterapia?

A radioterapia deve ser planejada antes de as sessões começarem. Esse planejamento é feito por meio de um tomógrafo. Para isso, o paciente se deita na mesa e é realizada a tomografia da área a ser tratada. Os dados desse exame são enviados para um sistema, por meio dele o médico analisa o que será feito.

Para quem é indicado a radioterapia?

Para que a radioterapia é indicada? A radioterapia é indicada, normalmente, nos casos em que os tumores são muito grandes, agressivos e não podem ser operados. No entanto, também pode ser uma alternativa nos casos mais brandos, nos quais o problema é localizado e ainda não se espalhou.

Quais os cuidados ao paciente em tratamento com radioterapia?

Manter a pele limpa durante a radiação

Evite água quente. Lave com sabão neutro e pH equilibrado, como Dove® ou Basis®. Use um xampu suave, como xampu para bebês. Mantenha-se afastado de sabonetes fortes ou qualquer sabão que não tenha pH equilibrado ou neutro.

Qual é a diferença entre quimioterapia e radioterapia?

De maneira resumida, a quimioterapia é um tratamento cuja medicação é administrada por via venosa ou oral e a ação se dá no corpo inteiro. Já a radioterapia é direcionada para uma área específica, podendo ser externa (radiação emitida por aparelho) ou por braquiterapia (aplicadores posicionados no local do tumor).

Qual é a principal indicação do tratamento radioterápico escolha uma a câncer bem localizado B Prevenção do câncer C câncer com metástase D leucemia e linfoma?

A radioterapia pode ser utilizada como o tratamento principal do câncer, como tratamento adjuvante (após o tratamento cirúrgico), como tratamento neoadjuvante (antes do tratamento cirúrgico), como tratamento paliativo, para alivio de sintomas da doença como dor ou sangramento e para o tratamento de metástases.

Porque fazer radioterapia depois da quimioterapia?

As especialistas salientam que a quimioterapia é um tratamento mais a longo prazo, podendo durar meses. Com ajuda de radiações ionizantes, a radioterapia busca destruir as células cancerígenas ou impedir que elas se multipliquem, impossibilitando o crescimento do tumor.

Quais os objetivos do planejamento para tratamento na radioterapia?

O objetivo é eliminar as células do tumor através de radiação ao mesmo tempo em que procura evitar a destruição de células vizinhas saudáveis.

Quando é solicitado a radioterapia?

A radioterapia também é usada nos casos em que o paciente não pode, por algum outro motivo de saúde, submeter-se à cirurgia para retirada do câncer. Ou quando o tumor está localizado em locais que não podem sofrer uma intervenção cirúrgica, como no cérebro ou no pulmão.

Como é feito o tratamento de quimioterapia?

Como é administrada a quimioterapia? São remédios em forma de comprimidos, cápsulas e líquidos, que você pode tomar em casa. A medicação é aplicada na veia ou por meio de cateter (que é um tubo fino colocado na veia), na forma de injeções ou dentro do soro. A medicação é aplicada por meio de injeções no músculo.

É possível ter dois tipos de câncer ao mesmo tempo?

O quadro de dois cânceres que não têm relação um com o outro, explica Noronha, é chamado de tumores sincrônicos e é considerado bastante raro. "Não há uma resposta única do por que isso acontece. Pode ter relação com uma predisposição genética, mas isso só poderia ser confirmado com exame de sequenciamento de DNA."

Como a pessoa fica depois da radioterapia?

Ela poderá ficar vermelha, irritada, queimada ou bronzeada, tornando-se seca e escamosa. Pode também provocar coceiras. Normalmente, estas reações desaparecem algumas semanas após o término do tratamento. A pele de cada pessoa reage de maneira diferente.

O que não pode fazer durante o tratamento de radioterapia?

Orientações de enfermagem:
  • Evitar exposição direta à região de tratamento ao sol;
  • Não utilizar cremes ou pomadas antes da sessão de radioterapia;
  • Utilizar o hidratante ou pomada indicados pela equipe de Enfermagem sempre após a sessão de radioterapia;
  • Evitar fazer a barba durante o tratamento;

Quem não pode fazer radioterapia?

A radioterapia pode não ser recomendada se o/a paciente: Já tiver feito radioterapia prévia na mama. Tiver alguma doença que apresente maior sensibilidade aos efeitos da radiação, como alguns casos de Lupus Eritematoso sistêmico, esclerodermia e outros. Estiver grávida.

Quantas horas dura uma sessão de radioterapia?

No geral, as sessões de radioterapia são realizadas de segunda a sexta-feira, por seis a sete semanas. Em média, cada sessão de radioterapia dura vinte minutos.

Quanto tempo dura o efeito da radioterapia no corpo?

A morte das células pela radioterapia não é imediata. Pode levar dias ou semanas para o DNA ser danificado, as células morrerem, e o tumor diminuir. Por isso, a radioterapia continua agindo mesmo meses após o fim do tratamento.

Quanto tempo o efeito da radioterapia fica no organismo?

A maioria dos efeitos colaterais causados pela radioterapia dura apenas alguns dias ou semanas após o término do tratamento. Entretanto, alguns como os sintomas de fadiga ou perda de cabelo (em casos onde a região da cabeça recebe a radiação), podem durar alguns meses.

Como é feita a primeira sessão de radioterapia?

O procedimento radioterápico tem início com o primeiro encontro do paciente com a equipe multidisciplinar responsável pelo tratamento. Na primeira etapa, será definido o local a ser irradiado, bem como calculadas as doses de radiação.

Quantas vezes é feita a radioterapia?

Embora o número de tratamentos administrados varia dependendo do tipo de tumor, estado de saúde geral do paciente e da técnica de radiação utilizada, os tratamentos são normalmente realizados cinco dias por semana durante seis a sete semanas.

O que é mais forte a quimioterapia ou a radioterapia?

A quimioterapia, como já dissemos, apresenta sintomas e efeitos colaterais mais agressivos, que vão desde enjoo, náuseas e cansaço até a tão temida queda de cabelo, anemias e problemas de fertilidade. Já na radioterapia os efeitos estão mais relacionados com a área que está sendo tratada.

Artigo anterior
Quais são os objetivos da extensão rural?
Artigo seguinte
Como ganhar dinheiro no TikTok 2022?