Vai crase?

Perguntado por: Martinho Raúl Oliveira Castro Almeida  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (41 avaliações)

O verbo IR pede a preposição “a”. ... Isso significa que você “VAI À BAHIA” (=preposição “a” do verbo IR + artigo definido “a” que antecede a Bahia) e que você “VAI A BRASÍLIA” (=sem crase, porque só há a preposição “a” do verbo IR).

Quando vai ter crase?

Obrigatoriamente há crase nas expressões que indicam horas ou nas locuções: à medida que, às vezes, à noite, dentre outras, e ainda na expressão: "à moda". Exemplos: Sairei às duas horas da tarde.

Vai crase no horário?

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.

Não vai crase antes de numeral?

A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.

Quando usar crase regras?

A crase deve ser usada nos seguintes casos:
  1. Antes de palavras femininas. Exemplo: Vou à padaria (a + a). ...
  2. Na indicação de horas. Exemplo: A aula começa às 8h. ...
  3. Nas locuções prepositivas e conjuntivas femininas. Exemplos: ...
  4. Com os pronomes aquele, aquela, aquilo, quando eles fazem contração com a preposição “a”

COMO SABER SE TEM CRASE? - Profa. Pamba

17 questões relacionadas encontradas

Quando usar crase exemplos?

A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.

Como faço para saber se vai crase ou não?

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.

Tem crase entre números de páginas?

Nada de acento indicador de crase: a forma correta é “páginas 1 a 20”. O “a” em questão é apenas preposição. Novamente, o artifício da troca por um substantivo masculino resolve o impasse: “Capítulos 1 a 20".

Tem crase antes de R$?

Antes de numeral tem ou não tem crase? Em regra, não se usa o acento grave antes de números, mas há algumas exceções.

Quando não se deve usar a crase?

Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos: 1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): ... 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):

Como escrever das 8h às 12h?

Funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 18h, com crase. Exemplo: O horário comercial considerado na maioria das repartições públicas e privadas é das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Porque se usa crase antes de horas?

A regra base é que ocorre crase na indicação de horas, porque há tanto a presença da preposição a como do artigo definido a, havendo a contração dessas duas vogais iguais. Exemplos com crase: Ele chegou a casa às três da manhã. As aulas começam às sete horas.

Qual a usar em datas?

O uso da crase em datas é um erro relativamente comum de ser encontrado. Esse estava no Bankline Itaú no dia 21/8/2010. Bancos curiosamente costumam errar com frequência as crases. Como já vimos em outros exemplos, a crase acima em "Período disponível de 30/07/2010 à 21/08/2010" não existe.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Tem crase antes de artigo?

A crase não deve ser empregada junto a artigos, exceto junto ao artigo "a". ... Antecedendo um artigo indefinido (um, uma, uns, umas) a crase não é admitida, uma vez que a palavra seguinte à preposição, mesmo que feminina, já está acompanhada de um determinante.

Quanto a quantidade tem crase?

Quanto à: Quando há crase? A crase é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a.

Tem crase entre as datas?

A partir e datas Na expressão A PARTIR no A no meio de uma data (de 12 a 15 de outubro, por exemplo), não há acento da crase, pelo fato de que o A da expressão A PARTIR é apenas preposição, ou seja, não existe ali o artigo também, que é condição básica para existir crase.

Como escrever período de datas?

Escreva o primeiro dia do mês com numeral ordinal: 1º de abril; 1º-4-2007. Quando forem indicados apenas o mês e o ano, escreva o primeiro por extenso e o segundo com todos os algarismos: maio de 1937. Na referência a períodos, utilize hífen: 1995-1998.

Quanto à data ou quanto à data?

A forma correta de escrita é até à data de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a contração à. Até à data advém do uso da preposição até + a [com o sentido de um tempo limite em que alguma coisa, evento etc. termina ou deve terminar] em relação a a data [data presente ou limite final temporal].

Qual a forma correta de escrever as horas?

A grafia que deve ser adotada em jornais, sentenças, acórdãos, convites, convocações, cartazes e coisas do gênero é a seguinte: Hora redonda: às 8 horas ; 10 horas ou 10 h [abreviação sem 's' e sem ponto] Hora quebrada: às 8h35min ; 10h05min ; 10h35 [sem dar espaço entre os elementos]

Quantas horas das 8 às 12?

São 9 horas, pois o horário de almoço não conta. Bom dia.

Como escrever das 8 às 18 horas?

Ou seja, “Das 8h às 18h” – com acento indicativo de crase. Caso algum felizardo comece a trabalhar às 8h e encerre a labuta às 18h, essa, portanto, será a única maneira correta de escrever.

Como se escreve das 8 horas ao meio-dia?

Havendo a junção da preposição a com o artigo definido o (a + o = ao), também haverá a junção da preposição a com o artigo definido as (a + as = às). Eu estive lá das 9h ao meio-dia. Eu estive lá das 9h às 12h. O evento ocorreu das 8h ao meio-dia.

Não é permitida a entrada tem crase?

“Permitida” concordando com o núcleo do sujeito “entrada”. Acontece que “permitida” é predicativo anteposto e não necessita de complemento regido por preposição, afinal, o que não é permitido, não é permitido e ponto final. Sendo assim: “Não é permitida a entrada com bebidas no balneário”, sem crase.

Não é permitida a entrada ou a entrada?

3) Se o sujeito é genérico (não vem precedido de artigo ou palavra especificadora), a expressão fica invariável, no masculino singular: "É proibido entrada". 4) Se o sujeito é específico (tem antes de si algum termo que o determina), a expressão concorda com o nome a que se refere: "É proibida a entrada".

Artigo anterior
Qual é a origem da esquizofrenia?
Artigo seguinte
O que podemos fazer na escola para que tenhamos um ambiente onde as pessoas sejam mais gentis?