Para quê ou para que gramática?

Perguntado por: Beatriz Carolina Pinho  |  Última atualização: 25. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (55 avaliações)

“Que” é um monossílabo átono, podendo ser pronunciado como [ki]. “Quê” é um monossílabo tônico, motivo pelo qual possui o acento que marca o som de [ke]. “Que” pode desempenhar os papéis de pronome, conjunção, advérbio, partícula expletiva ou de realce, e preposição.

Quando usar para que ou para quê?

O termo “que”, sem acento, exerce a função de pronome, advérbio ou conjunção. O vocábulo “quê”, com acento, é um substantivo e significa “alguma coisa”. Quando o “que” está no final de frase, antes de ponto-final, exclamação ou interrogação, ele deve ser acentuado.

Como se escreve para quê?

para-quê | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Porque se usa para quê?

Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

Quando se acentua o quê?

Final da frase

Quando o quê for a última palavra da frase, o acento deve ser utilizado. Se não for antecedido de preposição, deve ser acompanhado de o. Exemplos: - Ele me pediu dinheiro emprestado, mas não disse pra quê.

10 Curiosidades sobre a Língua Portuguesa

19 questões relacionadas encontradas

O QUÊ como preposição?

A palavra que será preposição quando equivaler à preposição de em perífrases verbais que tenham, como auxiliares, ter ou haver. Interjeição: A palavra que será interjeição quando exprimir uma emoção, um estado de espírito; é sempre exclamativa e acentuada (quê). – Quê!

Por quê de pergunta?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como substituir Para quê?

1 a fim de que, com o fim de, com finalidade de, com o intuito de, com o propósito de, com intenção de, com o objetivo de, para, porque. Exemplo: O diretor decidiu alterar a data do evento, para que todos pudessem participar.

Para quê início de frase?

- Por que: usado no início ou meio das orações. Aparece em frase interrogativas e pode ser substituído pelas expressões “pelo qual”, “ por qual”. Exemplo: este é o motivo por que (por qual) estamos lutando. - Por quê: aparece sempre ao final das frases interrogativas.

Como usar o quê para pergunta?

Note que em todos esses casos, "o que" é usado para fazer perguntas ou expressar dúvida, enquanto "o quê" é usado apenas quando a palavra está no final da frase. Veja mais exemplos de como usar "o que" e "o quê" corretamente: "O que você está fazendo?" (não está no final da frase)

Por quê ou por quê exemplos?

Exemplo: "Por que você não foi à escola ontem?". Por quê: normalmente usado no fim de perguntas. Exemplo: "A festa acabou, mas por quê?". Porque: normalmente usado em respostas.

Quais são os tipos de o quê?

Exemplo: Escutem mais, que se tornarão mais sábios.
  • CONJUNÇÃO ADITIVA: A partícula “que” poderá, além dos casos supracitados, introduzir uma ideia nova. ...
  • PREPOSIÇÃO ACIDENTAL. ...
  • PRONOME INTERROGATIVO. ...
  • ADVÉRBIO DE INTENSIDADE. ...
  • PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE. ...
  • PRONOME RELATIVO. ...
  • CONJUNÇÃO INTEGRANTE.

Como classificar o quê?

A Classe Gramatical da Palavra QUE – QUÊ
  1. Pronome (relativo, interrogativo e indefinido)
  2. a) pronome relativo – QUE = QUAL. “O país precisa de uma força jovem que possa impulsionar o progresso.” ...
  3. b) pronome interrogativo – frases interrogativas diretas. “Que foi feito daquela obra?”
  4. c) pronome indefinido – QUE = QUANTO(a)

Porque por quê?

“Por quê”: deve ser usado em fim de período; portanto, antes de ponto-final, ponto de exclamação e de interrogação. “Porque”: pode ser substituído pelas expressões “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de que”. “Porquê”: é um substantivo e tem o mesmo significado dos termos “razão” e “motivo”.

O que é do quê?

Do que* é uma locução prepositiva interrogativa que significa «de que assunto», «qual a origem [ou tema] do assunto que vais falar». Pode fazer-se a inversão para melhor se entender: «Vais falar do que [de que assunto}».

Qual a classificação de por quê?

classifica o "por que" como advérbio interrogativo tanto nas interrogativas diretas como indiretas.» Dúvida: se eu colocar a frase na indireta — «Gostaria de saber por que ela não veio», esse "por que" não é uma conjunção de causa, já que temos uma oração subordinada? Como classificar? Advérbio ou conjunção?

Quando usar a crase?

Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luiz XV (à moda de Luiz XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).

Por que se acentua?

"Por quê" separado com acento

O “por quê” separado e com acento é um “por que” separado localizado antes de uma pausa na fala ou na escrita. “É preciso que haja uma pausa, um ponto final, um ponto de interrogação..." explica Pasquale.

Por quê ou por que sozinho?

A forma correta é sozinho.

É correto iniciar frase com preposição?

É, sim, possível começar um período com preposição que introduz um complemento circunstancial. Colocado no início da frase, esse termo aparece isolado por vírgulas.

Por quê de pergunta no meio da frase?

Por que: utilizado para perguntas

“Por que” separado e sem acento é usado no início das frases interrogativas diretas ou no meio, no caso de frases interrogativas indiretas. Assim, utilizamos o “por que” em perguntas ou como pronome relativo, com o sentido de “por qual e “pelo qual”.

Para quê dicionário?

Fim a que tende o acto ou discurso. 2. Alvo. Plural: para-quês.

Artigo anterior
Quem tem hipertensão pode tomar Coristina D?
Artigo seguinte
Como calcular a área de um retângulo com lados diferentes?