Qual sobrenome usar quando casar?

Perguntado por: Wilson Domingues de Pereira  |  Última atualização: 2. April 2025
Pontuação: 5/5 (44 avaliações)

O casamento civil e a união estável são vínculos que garantem alguns direitos e deveres ao casal. A formalização do matrimônio também permite a inclusão do sobrenome do cônjuge. O mais comum é a esposa adotar o nome da família do marido, atualmente, muitos homens usam o sobrenome de sua companheira.

Qual sobrenome usa no casamento?

Já era o tempo em que ao casar a esposa necessariamente adotava o sobrenome do marido. Por outro lado, hoje em dia, é o marido que pode adotar o nome da família da mulher. Mas também podem ficar cada um com o nome que chegou à união. E mais: é possível até mesclar os sobrenomes.

Qual o sobrenome que vai para a esposa?

A dúvida sobre a ordem dos sobrenomes está entre as mais comuns, especialmente qual sobrenome passa para a esposa, e a resposta é simples: na ordem que o casal preferir! O mais usual no Brasil é que o último sobrenome seja o do homem, mas não há qualquer obrigatoriedade legal.

Quando casa coloca qual sobrenome do marido?

Tradicionalmente, a mulher, ao casar-se, adota o sobrenome da família do marido.

Quando casa o homem muda o sobrenome?

Com o passar das décadas e as conquistas dos movimentos feministas, a situação mudou até chegar ao ponto atual: o Código Civil brasileiro que, desde 2002, permite também ao homem adotar o sobrenome da mulher depois de casado, se assim ele desejar.

COMO FUNCIONA A ALTERAÇÃO DE NOME NO CASAMENTO? | Carolina Figueiredo

34 questões relacionadas encontradas

É obrigatório usar o sobrenome do marido?

A partir de 1977, quando foi promulgada a Lei de Dissolução da Sociedade Conjugal (Lei do Divórcio), passou a ser facultativo para a mulher acrescer o sobrenome do marido. Esta lei alterou o então Código Civil de 1916 (parágrafo único do artigo 240), deixando optativo o acréscimo.

É errado não colocar o sobrenome do marido?

Geralmente, apesar de não ser mais obrigatório por lei, a mulher adota o nome do marido, passando a ter uma identidade diferente do seu tempo de solteira. Todos os documentos precisam ser alterados e ela passa a ser conhecida por uma nova designação, que pertence ao casal.

Pode escolher qualquer sobrenome do marido?

Bem, não existe uma regra legal que indique o nome familiar que a mulher adotará de seu cônjuge. É uma decisão pessoal da pessoa que pretende mudar o nome completo, e também o bom senso do casal. Há jurisprudência que não permite a supressão total do nome de solteiro.

Qual é o sobrenome que vem primeiro?

A lei de registros publicos não diz nada a respeito da ordem dos sobrenomes, assim, fica a critério dos pais estabelecerem como o registro do nome do filho (a) será realizado, podendo, portanto, ser “Fulano sobrenome do pai/mãe, ou, o tradicional, “Fulano sobrenome da mãe/pai”.

Qual a ordem de sobrenome?

Costumeiramente, coloca-se no sobrenome do filho o último sobrenome da mãe e o último sobrenome do pai, ou as vezes só o sobrenome do pai. No entanto, a Lei de Registros Públicos não traz nenhuma obrigatoriedade neste sentido, sendo somente um costume.

Como fazer a junção de dois sobrenomes?

Sobrenome composto, substantivo+adjetivo, colocar os dois últimos sobrenomes juntos (Exemplo: Maria Castelo Branco -> Nome = Maria; Sobrenome = Castelo Branco).

Como juntar os dois sobrenomes?

Sobrenome composto, substantivo + adjetivo, colocar os dois últimos sobrenomes juntos (Exemplo: Juliana Castelo Branco -> Nome = Juliana; Sobrenome = Castelo Branco). Se houver hífen, colocar tudo junto (Exemplo: Raquel Lykke-Seest -> Nome = Raquel; Sobrenome = Lykke-Seest).

Quais são os sobrenomes americanos?

100 sobrenomes frequentes
  • Smith.
  • Johnson.
  • Williams.
  • Jones.
  • Brown.
  • Davis.
  • Miller.
  • Wilson.

Quantos sobrenome a pessoa pode ter?

No Brasil, essa questão é regida pela Lei de Registros Públicos (nº 6.015/1973). Nela não consta nenhuma limitação de quantos sobrenomes podem ser dados a uma criança, desde que você possa comprovar que esses sobrenomes realmente têm relação com a sua família.

Qual documento devo atualizar primeiro depois de casar?

Mesmo que o casal decida não mudar o sobrenome, alguns documentos – como o próprio Registro Geral (RG) e o CPF – precisam ter o item 'estado civil' atualizado. Essa mudança deve ser feita logo depois do casamento, para evitar qualquer problema futuro de incoerência nos dados.

É possível mudar o sobrenome?

Nesse caso, o que muda nos documentos oficiais não é apenas o prenome, mas também o gênero da pessoa. Em razão da nova lei, agora até os sobrenomes podem ser modificados. Nesse caso, porém, não há total liberdade. É preciso que, no cartório, o solicitante comprove ter relação direta com o sobrenome desejado.

Qual a regra do sobrenome?

A Lei de Registros Públicos prevê que o filho poderá receber o sobrenome do pai, da mãe, de ambos ou dos avós - cujos nomes constem no registro de nascimento - na ordem que os pais desejarem. Porém, não é permitido adotar um sobrenome inventado ou que não pertençam à família imediata.

Como funciona o sobrenome nos Estados Unidos?

Alguns exemplos de mudanças de nome que tipicamente são aceitas nos EUA são: A adoção de um novo sobrenome com o casamento (tipicamente o sobrenome do cônjuge, um sobrenome com hífen, ou alguma combinação que possui partes de ambos os sobrenomes). Esse processo normalmente não precisa passar pelos tribunais.

É possível ter três sobrenomes?

Assim, podem os pais, mediante consenso, incluir apenas elementos que indiquem a estirpe materna, somente a origem materna ou ambas. Também não há norma que limite o número de vocábulos, podendo os pais optar por incluir quantos sobrenomes quiserem.

Quando eu casar posso retirar o sobrenome do meu pai?

Desde o advento da Lei do Divórcio (Lei nº 6.515/1977), a alteração do sobrenome em virtude do casamento passou a ser opcional.

Como casar sem mudar o nome?

Embora muitas alterações no registro civil hoje em dia possam ser realizadas diretamente no cartório, a inclusão do sobrenome do cônjuge após o casamento exige um autorização judicial.

Pode pegar o primeiro sobrenome do marido?

Mesmo casada, a mulher tem o direito de solicitar a retirada do sobrenome adquirido após o matrimônio, por meio de um processo administrativo ou judicial.

Quanto tempo tenho para mudar os documentos depois de casar?

Caso resolvam alterar seu nome, a recomendação é atualizar os documentos após casamento para não precisar andar com uma cópia da certidão de casamento. Vale lembrar que as certidões possuem prazo de validade de 180 dias e podem ser solicitadas novamente no cartório onde foi realizado o casamento.

Pode tirar um sobrenome ao casar?

Cônjuge que não alterou o seu sobrenome no momento da habilitação do casamento poderá posteriormente fazê-lo, podendo inclusive suprimir o seu sobrenome para acrescer o do outro. Imagine o seguinte caso: Um jovem casal de noivos deseja oficializar o seu casamento perante à Serventia Registral competente.

Qual o sobrenome mais popular nos EUA?

O sobrenome mais comum nos Estados Unidos continua sendo Smith. São 2,3 milhões de pessoas que levam este sobrenome nos EUA. EUA: 1 em cada 5 moradores não fala inglês em casa. A BBC não se responsabiliza pelo conteúdo dos links externos indicados.

Artigo anterior
O que é medido pela DL50 de uma substância?
Artigo seguinte
Quantas páginas tem 1000 palavras?