Como calcular a área de um retângulo com lados diferentes?

Perguntado por: Hélder Rodrigo Pinho Guerreiro  |  Última atualização: 25. Juni 2025
Pontuação: 4.2/5 (10 avaliações)

Como calcular a área de um retângulo com lados diferentes
  1. Área = Base x Altura. Por exemplo, se a base do retângulo mede 6 metros e a altura mede 4 metros, a área será:
  2. Área = 6m x 4m = 24 metros quadrados. Exemplo prático. ...
  3. Área = 10m x 8m = 80 metros quadrados. Portanto, a área desse terreno é de 80 metros quadrados.

Como calcular área de retângulo irregular?

Para calcular a área do retângulo, basta calcular o produto entre a sua base e a sua altura, ou seja, a área é dada pela fórmula A=b⋅h.

Como calcular uma área com medidas diferentes?

Para obter a área da diferença entre duas figuras, basta calcular a área de duas figuras e subtrair as áreas encontradas. Geralmente, as figuras cujas áreas devem ser subtraídas encontram-se uma no interior da outra, e a área pedida é referente à parte interna da figura maior e externa da figura menor.

Como medir uma área irregular?

Como calcular a área de um terreno irregular? O primeiro passo para calcular a área de terreno irregular é medir todos os lados do lote com uma trena. Estique-a ao máximo, de forma a evitar que se curve e dê uma medida errada. Um medidor de nível vai ajudar a mantê-la nivelada e traz mais precisão à medida.

Como calcular a área de um polígono com lados diferentes?

A área desse polígono irregular pode ser calculada multiplicando-se a sua base pela sua altura.

Como medir área de lotes com lados diferentes!

22 questões relacionadas encontradas

Como calcular uma área de três lados diferentes?

A área do triângulo escaleno é a medida de sua superfície. Em qualquer triângulo, inclusive o escaleno, a área é dada por b×h2, em que b é a medida da base e h é a medida da altura do triângulo.

Como calcular a área de um terreno com três lados diferentes?

O triângulo escaleno é o mais comum dos triângulos no dia a dia. Para calcular sua área, podemos usar a fórmula mais comum, que é o produto entre a base e a altura dividido por dois, ainda, quando conhecemos somente a medida dos seus lados, pode-se utilizar a fórmula de Heron.

O que é área irregular?

A irregularidade da ocupação ocorre quando há o reparcelamento ou parcelamento fora da finalidade atribuída àquela área. Uma pessoa que possui a concessão de uso para uma área rural, por exemplo, não tem autorização para fazer o parcelamento do terreno.

Como calcular um quadrado com lados diferentes?

Digamos que o lado direito conte com 53 metros e o lado esquerdo, com 41. Somando os dois valores, temos 94 e, dividindo o valor da somatória por 2, temos 47. Por fim, temos de multiplicar os dois totais que encontramos, sendo, por fim, 26x47, o que totalizará 1.222 m².

Como calcular a área de um trapézio com 4 lados diferentes?

A área do trapézio é a soma das bases vezes a altura dividido por dois. Para calcular a área de um trapézio qualquer, somamos os comprimentos da base maior com o da base menor, multiplicamos o resultado da soma pela altura do trapézio e dividimos o produto por dois.

Como calcular a área em metros quadrados de um terreno irregular?

Para calcular o metro quadrado de um terreno, nestes casos, é bem simples: basta multiplicar lado x comprimento para retângulos ou lado x lado para quadrados.

Como calcular a área de um retângulo em metros quadrados?

A área do quadrado e do retângulo é calculada multiplicando a medida do comprimento pela medida da largura. Todas as medidas devem estar na mesma unidade de comprimento. Veja a superfície da área com os blocos de cerâmica enumerados com dimensões de 1 metro de comprimento e 1 metro de largura.

Como calcular a área de um paralelogramo?

A área do paralelogramo pode ser calculada pela multiplicação da medida de sua base pela medida de sua altura, também chamadas de comprimento e largura.

Como calcular a área de um trapézio escaleno?

A área de um trapézio é a medida de sua superfície e corresponde à metade do produto entre sua altura e a soma de suas bases. O calculo da área do trapézio é dado por: A = ½ . h (a + b).

Como calcular a área de um terreno em forma de triângulo?

Para calcular área de um triângulo qualquer, o método mais comum é multiplicar o comprimento da base e da altura e dividir por dois.

Como calcular a área de um cômodo?

O cálculo do m² consiste em multiplicar largura por comprimento. Assim, você tem o resultado. Por exemplo, uma sala com paredes de 5 m de largura por 8 m de comprimento terá 40 m² – já que 5 vezes 8 é igual a 40.

Quantos metros quadrados tem um terreno de 15 por 30?

Frequentemente a medida de área de terrenos é feita apenas multiplicando-se a medida da testada pela medida da lateral. Exemplo: 12x30 = 360m² ou 15x30 = 450m².

Como calcular uma área com 5 lados?

Em outras palavras, a área do pentágono é calculada multiplicando o perímetro do polígono pelo seu apótema. Vale pontuar que o apótema é um segmento de reta que vai do centro do polígono regular até o centro de um dos lados do pentágono.

Como saber o valor do metro quadrado de um terreno?

Para começar, encontre a medida da largura e do comprimento do terreno ou lote em questão. Em seguida, multiplique os valores entre si, e chegará ao metro quadrado. Há terrenos e lotes que custam R$400,00 por m², outros custam R$1.200,00 ou mais por metro quadrado.

Como calcular a área de um hexágono irregular?

Para calcularmos a área de um hexágono irregular, iremos procurar polígonos regulares dentro dele, calcular a área desses polígonos menores e, por fim, somar tudo para obter a área do hexágono.

Como se calcula a área de um terreno com formato quadrado?

Como calcular a área do quadrado? Multiplicamos o comprimento da sua base pela sua altura. Como, no quadrado, a base e a altura possuem a mesma medida, a área do quadrado pode ser calculada pelo quadrado do lado.

Como calcular a área de um quadrilátero irregular?

Uma maneira de calcular a área de um quadrilátero irregular é dividindo-o em triângulos e calculando a área de cada um deles separadamente. Em seguida, basta somar as áreas dos triângulos para obter a área total do quadrilátero.

Artigo anterior
Para quê ou para que gramática?
Artigo seguinte
O que são subtipos do Eneagrama?