Como saber se a dor de garganta e vírus ou bactéria?

Perguntado por: Liliana Leticia Cunha  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (75 avaliações)

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

Como diferenciar infecção de garganta viral e bacteriana?

A ofensiva viral e a reação inflamatória despertada por ela afetam toda a mucosa da garganta, gerando vermelhidão, coceira, inchaço e dor. Na bacteriana, as amígdalas ficam inchadas e podem sediar uma placa esbranquiçada, o pus. A febre pode dar as caras em ambos os casos.

Quais os sintomas de bactéria na garganta?

Sintomas da faringite bacteriana
  • Dor de garganta;
  • Dificuldade para engolir alimentos sólidos;
  • Aumento dos linfonodos, gânglios localizados no pescoço e atrás das orelhas;
  • Dores no corpo;
  • Pode haver formação de secreção purulenta nas amídalas;
  • Febre alta que começa subitamente e pode chegar a 39℃.

Como saber se é bacteriana ou vírus?

Secreções claras e mais líquidas indicam, em geral, que o mal-estar está sendo causado por vírus. Secreções mais densas, esverdeadas ou amareladas, indicam a infecção por bactéria. A mudança da cor se deve à ação de neutrófilos, que são células de defesa que atacam as bactérias e liberam uma proteína de cor verde.

Como saber se a infecção é viral ou bacteriana no hemograma?

Os padrões clássicos de reações às infecções bacterianas e virais são bem conhecidos: em infecções bacterianas têm-se leucocitose com neutrofilia, algumas vezes com desvio à esquerda e, em infecções virais, poderemos ter linfocitose, eventualmente linfopenia e presença de linfócitos atípicos.

14/04 Amidalite: como saber se é viral ou bacteriana

34 questões relacionadas encontradas

Quais os sintomas de bactéria?

Doenças causadas por bactérias: sintomas tratamento e prevenção
  • febre alta;
  • diarreia;
  • vômitos;
  • calafrios;
  • manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.

Como matar bactéria na garganta?

Antibióticos, como benzetacil, amoxicilina ou azitromicina: são utilizados somente em casos de infecção bacteriana, para eliminar as bactérias que causam a infecção.

O que causa infecção bacteriana na garganta?

As infecções de garganta e/ou das amígdalas são comuns, particularmente em crianças. Em geral, as infecções de garganta são causadas por um vírus, mas podem ser causadas por uma bactéria, como a bactéria estreptocócica. Os sintomas incluem dor intensa com inflamação e amígdalas vermelhas e inchadas.

Como se pega infecção bacteriana na garganta?

Como tem causas em agentes virais e bacterianos, a amigdalite é uma doença contagiosa e que pode se adquirir de uma pessoa para outra em determinadas situações. Assim, o mais comum é que os microorganismos passem através da inalação de gotículas no ar, que se libera quando o paciente espirra ou tosse.

Qual a diferença entre infecção e inflamação na garganta?

Inflamação e infecção na garganta

Uma inflamação traumática, por gritar muito no futebol, é um exemplo. Já a infecção é algum microrganismo que está 'agredindo' a mucosa e/ou as estruturas da garganta”, explica o otorrinolaringologista Rodrigo Pozzi.

Como tratar infecção de garganta viral?

O tratamento para a amigdalite viral deve ser orientado por um clínico geral, pediatra ou otorrinolaringologista e consiste principalmente no uso de medicamentos para baixar a febre e aliviar a dor, como o paracetamol e remédios anti-inflamatórios para diminuir o inchaço das amígdalas, como o ibuprofeno.

Quantos dias dura uma infecção na garganta?

Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.

O que pode causar amigdalite bacteriana?

A amigdalite bacteriana (causada por bactérias) costuma ser provocada pela bactéria Streptococcus ß-hemolitico grupo A, dando origem a amigdalite pultácea ou estreptocócica. Os fungos também podem estar implicados (amigdalite fúngica), contudo esta etiologia é muito pouco frequente em doentes imuno-competentes.

O que é uma infecção bacteriana?

Infecção bacteriana é um termo utilizado para caracterizar doenças provocadas por bactérias patogênicas. No geral, ela ocorre principalmente por meio do contato com secreções ou pela água, alimentos e objetos contaminados.

Qual a causa de inflamação na garganta?

A dor de garganta frequente pode ser um sinal de faringite viral, mas a maioria dos casos são curados em cerca de uma semana, com o tratamento adequado ou até mesmo de forma natural. Se a doença possuir origem bacteriana, é preciso consultar um médico que irá indicar o tratamento mais adequado em cada caso.

Quais os riscos de uma infecção de garganta?

Infecções corriqueiras na garganta, sem o tratamento adequado, podem afetar e trazer problemas ao coração. O fato é que quando a infecção bacteriana na garganta, como no caso de amigdalites e faringites, não é devidamente tratada há o risco de que se torne um gatilho para a chamada doença ou febre reumática.

Qual melhor antibiótico para amigdalite bacteriana?

Exemplos de antibióticos para tratar amigdalite são:
  • Amoxicilina.
  • Azitromicina.
  • Benzatina (Benzetacil)
  • Cefalexina.
  • Eritromicina.

Quais são os sintomas de bactéria no estômago?

pylori, é uma bactéria que pode sobreviver no estômago, sem causar qualquer sinal ou sintoma.
...
6 sintomas de H. pylori no estômago
  • Sensação de barriga inchada;
  • Perda do apetite;
  • Dor e sensação de queimação no estômago;
  • Enjoos e vômitos;
  • Arrotos ou gases intestinais em excesso;
  • Fezes muito escuras ou com sangue.

O quê bactéria pode causar?

As bactérias causam muitas doenças em seres humanos e animais, desde pequenas cáries até grandes infecções que podem levar à morte. Veja abaixo uma lista das principais bacterioses: Adenite Equina (Garrotilho) - infecção em equinos causada pela Streptococcus equi subsp. equi.

Qual é a doença causada por bactéria?

São doenças causadas por bactérias: tétano, pneumonia, entre outras. As bactérias são organismos procariontes causadoras de diversas doenças, como leptospirose e coqueluche. As bactérias são organismos procariontes causadoras de diversas doenças.

O que pode piorar a amigdalite?

Alimentos que devem ser evitados e importância de um diagnóstico preciso. “Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada”, orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

O que é bom para acabar com amigdalite?

5 remédios caseiros para tratar amigdalite
  1. Gargarejo com água morna e sal. O sal é um conhecido antimicrobiana natural, ou seja, é capaz de eliminar vários tipos de micro-organismos. ...
  2. Ingestão de óleo de hortelã-pimenta. ...
  3. Mastigar uma fatia de alho. ...
  4. Gargarejo com bicarbonato. ...
  5. Chá de feno-grego.

Quem está com amigdalite pode beijar?

De acordo com a dentista, quase tudo pode ser passado pelo beijo, inclusive amigdalite bacteriana e mau hálito. Esse último, segundo ela, serve como uma alerta para não estabelecer contato. ;O cheiro ruim pode ser causado por alguma bactéria ou infecção. Se for o caso, é melhor manter distância;, adverte.

Qual melhor antiinflamatório para garganta inflamada?

Alguns dos anti-inflamatórios de farmácia que podem ser usados para aliviar a dor e a inflamação da garganta são o ibuprofeno, naproxeno, ácido acetilsalicílico, nimesulida ou cetoprofeno, que só devem ser usados se forem receitados pelo médico ou aconselhados por um profissional de saúde.

Como saber se é amigdalite viral?

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

Artigo anterior
Quanto ganha o streamer Alanzoka?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre dislexia e discalculia?