Tem crase depois de parabéns?

Perguntado por: André Filipe de Lima  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (44 avaliações)

Ele poderia ter escrito: “Parabéns às mamães do grupo”. Aí sim a crase estaria correta, porque: preposição “a” mais artigo “as” = às. Sempre faço a analogia com o masculino para tirar dúvidas. Assim: “Parabéns aos papais”, porque a + os = aos.

Tem crase depois de homenagem?

Na língua escrita, para indicar a existência dos dois "aa", usamos o acento grave indicativo da crase: "homenagem à música brasileira". Quem faz homenagem sempre faz homenagem "a" alguma coisa ou "a" alguém. A preposição é uma exigência do substantivo "homenagem".

Onde não se deve usar crase?

Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos:
  • Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): ...
  • Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):

Como se escreve Parabéns às mulheres?

Feliz dia das mulheres a todas as mulheres em seu dia internacional! Mas sem acento grave indicativo da crase, por favor. No dia 8 de março, dia internacional da mulher, o site acima poderia ter feito uma homenagem "às" mulheres ou "a" todas as mulheres, mas nunca "à" todas as mulheres, com crase.

Tem crase em a mulher?

Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

MEU ou MEUS parabéns?

37 questões relacionadas encontradas

Tem crase antes de nome feminino?

A crase não deve ser empregada junto a nomes próprios. Os nomes próprios indicam um nome específico, em geral destinado a um ser em particular em oposição a um ser genérico – nome comum (ex: cidade: ser genérico = nome comum; Campo Grande: ser específico = nome próprio).

Tem crase antes da palavra mulheres?

O acento indicativo de crase antes de nomes próprios de mulheres é tido como facultativo, pois se escreve “à” diante de alguns nomes femininos, mas não diante de outros.

Como se escreve Parabéns à todas as mamães?

A matéria acima faz uma homenagem à todas as mães no dia das mães com acento grave indicativo da crase. Não importa a data, como vimos em feliz natal a todos ou boa páscoa, não se usa crase nesta situação. A crase é a junção da preposição a com o artigo feminino a/as.

Como se escreve Parabéns a todas?

A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase.

Como saber se é crase ou não?

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.

Quanto à não tem crase?

Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei. Quanto a esse assunto, nada sei.

Quando não usar crase em horas?

Gramática. Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.

Como se escreve corretamente homenagem?

Significado de Homenagem

substantivo feminino Demonstração ou prova de respeito, de admiração, de veneração; tributo: renderam homenagem ao soldado morto em combate. Ato público em que se demonstra esse respeito e admiração: a homenagem ao soldado ocorrerá às 14h. Expressão de deferência; em que há cortesia.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quando usar crase exemplos?

Quando usar a crase?
  • Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.
  • Observe: Ela se mostrou favorável a + a medida = Ela se mostrou favorável à medida.
  • Portanto:
  • Atenção! ...
  • Observe: Não me refiro a essa, mas a (aquela) da direita = Não me refiro a essa, mas àquela da direita.
  • Resolução.

É correto dizer a todos e todas?

Portanto, se dissermos “bom dia, a todos e todas”, isso equivale a dizer “bom dia a todos e todas e a todas”, pois, no pronome indefinido “todos”, a audiência feminina já está incluída. Ao contrário, “todas” é um pronome indefinido excludente, isto é, que suprime a audiência masculina.

Tem crase antes de todas?

NÃO USAMOS A CRASE:

Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

É correto dizer bom dia para todos?

Agradecido. Nos exemplos que propõe, penso que é mais frequente e mais correcto o uso da preposição "para". Assim: "Bom dia para todos / para ti."

Tem crase as pessoas?

Ora, é impossível empregar à antes de «pessoas», porque este substantivo está no plural e, como tal, a contração tem de ser às, resultado da preposição a com as, forma de plural do artigo definido, no género feminino: 1. O povo deu crédito às pessoas ruins.

Quando se utiliza no qual?

O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.

E a partir ou a partir?

A forma correta é a partir. Deverá ser escrito sem acento grave porque não ocorre crase.

Tem crase antes de nome masculino?

Quando dizemos que não há crase antes de palavras masculinas, estamos fazendo referência ao caso mais frequente da crase (preposição “a” + artigo definido feminino “a”). Antes de palavra masculina, é impossível haver o artigo definido feminino: “Andar a pé”; “Vender a prazo”; “Falar a respeito disso”.

Quando o uso da crase é facultativo?

A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.

Tem crase antes de plural?

Crase só ocorre em expressões com palavras femininas, nunca em expressões com palavras masculinas: “Saiu às pressas”, “Pagou a prazo”. 5. Crase antes de palavras femininas no plural só ocorre se a sua forma for no plural também: “Vou às festas” ou “Vou a festas”.

Pode usar crase antes de nome de cidade?

Como regra, não se usa o acento indicativo de crase diante dos nomes de cidades, porque eles repelem o artigo definido, como se pode observar: Salvador é uma festa. Venho de Florianópolis. ... Assim sendo, nada de crase: Bem-vindos a Salvador.

Artigo anterior
Qual a parte ácida do tomate?
Artigo seguinte
Qual o valor de um número dividido por zero?