Qual a função do nervo Glossofaringeo?

Perguntado por: Afonso César Tavares de Gomes  |  Última atualização: 7. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (20 avaliações)

De acordo com o seu nome o glossofaríngeo distribui-se principalmente para a língua e faringe. Leva fibras ASG e AVE, gustativas, do terço posterior da língua. Fornece inervação sensorial geral à faringe, a área da amígdala, a superfície interna da membrana timpânica e a pele do ouvido externo.

Qual é a função do nervo vago?

Em termos científicos, o nervo vago é um dos principais componentes do sistema nervoso parassimpático, que controla as ações involuntárias do corpo. ... "Assim, o sistema nervoso parassimpático ajuda a alternar os estados de descanso, relaxamento, recuperação, regulação da frequência cardíaca e respiração.

Qual a função do nervo glossofaríngeo e por onde ele sai do crânio?

O Nervo glossofaríngeo (IX) é um dos pares de nervos cranianos, sendo responsável pela sensibilidade posterior da língua, tonsilas e mucosa da faringe. As sensações de vômito e reflexo da deglutição são desencadeadas por fibras do IX par craniano.

Como avaliar o nervo glossofaríngeo?

O primeiro teste serve para avaliar a função gustativa do glossofaríngeo, pois 1/3 posterior da língua é inervado pelo nervo glossofaríngeo. Então, com o paciente de olhos fechados, pingue uma substância amarga nesta região e peça que ele identifique o sabor. O normal é que o sabor amargo seja identificado.

Onde se localiza o nervo óptico?

Os nervos ópticos são estruturas cilíndricas e emparelhadas que se estendem da parte posterior do globo ocular (aproximadamente 2 mm medialmente ao polo posterior) até ao espaço suprasselar na fossa craniana média. É composto de aproximadamente 1 milhão de axônios mielinizados das células ganglionares da retina.

VÍDEO AULA DE NERVO GLOSSOFARÍNGEO

34 questões relacionadas encontradas

Onde se localiza o nervo Olfatorio?

O nervo olfatório ou olfactivo constitui, com o homólogo contralateral, o primeiro (I) par de nervos cranianos. É representado por numerosos pequenos feixes nervosos que, originando-se na região olfatória de cada fossa nasal, atravessam a lâmina crivosa do osso etmóide e chegam no bulbo olfatório.

Como examinar o nervo oculomotor?

Na avaliação dos pares cranianos 3º (oculomotor), 4º (troclear) e 6º (abducente), os olhos são observados quanto a simetria de movimento, posição do globo ocular, assimetria ou queda das pálpebras (ptose) e espasmos ou tremulações dos globos ou das pálpebras.

Como examinar o nervo trigêmeo?

Os testes realizados para testar o nervo trigêmeo necessitam de um algodão, um objeto com ponta romba e um objeto com ponta aguda. O primeiro teste é o teste do componente motor, onde o paciente deve serrar os dentes e então o examinador realiza a palpação dos músculos masseter e temporal.

Como se avalia o nervo oculomotor?

Pede-se que o paciente, com os olhos abertos, olhe para cima acompanhando um alvo e, em seguida, para frente, permanecendo durante 30 a 45 segundos sem piscar. Em casos normais, a borda ciliar cobrirá o quarto superior da córnea.

Qual é a função do nervo hipoglosso?

Funções. O nervo hipoglosso é responsável pela inervação dos músculos associados à movimentação da língua, classificados como extrínsecos e intrínsecos a ela. Dentre os músculos extrínsecos da língua, destacam-se o genioglosso, o hioglosso, o estiloglosso, o gênio-hióideo e o tiro-hióideo.

Qual nervo craniano e responsável pela inervação dos músculos mastigatórios?

V - Nervo trigêmeo

A porção motora atua nos músculos relacionados com a mastigação. A porção sensitiva apresenta três ramos: o oftálmico, maxilar e mandibular. É responsável pela inervação da face, parte do couro cabeludo e de regiões mais internas do crânio.

Quando ocorrem lesões nos nervos faciais e no nervo glossofaríngeo a inervação e o controle neural da região das glândulas salivares são afetados?

II: Quando ocorrem lesões nos nervos faciais e no nervo glossofaríngeo, a inervação e o controle neural da região das glândulas salivares são afetados. III: O sistema nervoso parassimpático (SNP) libera acetilcolina, que estimula a liberação de uma secreção fluídica rica em água, íons, eletrólitos e muco.

Qual a função do nervo vago direito e esquerdo?

O vago direito dá origem a um ramo laríngeo recorrente no pescoço que se curva ao redor da artéria subclávia direita e passa superiormente para alcançar a laringe. O nervo laríngeo recorrente esquerdo surge do nervo vago esquerdo no tórax e passa ao redor do arco aórtico antes de ascender o pescoço.

O que pode causar lesão do nervo vago?

Outras lesões mais comuns do nervo vago, associadas ao nervo glossofaríngeo, são: na paralisia motora unilateral com déficit sensorial – acidentes vasculares cerebrais bulbares, tumores da fossa posterior, siringobulbia e processos expansivos próximos ao forame jugular; na paralisia motora pura – poliomielite e ações ...

O que é a estimulação vagal?

A estimulação vagal consiste na implantação de um dispositivo gerador de pulsos elétricos que estimula as fibras desse nervo sob o tórax, no qual um fio é enrolado ao redor do nervo vago esquerdo na região do pescoço, de modo que impulsos nervosos sejam disparados e transmitidos ao cérebro.

Como examinar o nervo facial?

O VII nervo (facial) deve ser avaliado observando-se a motricidade facial, principalmente durante o choro ou riso. O VIII nervo (vestíbulo-coclear) é avaliado através da estimulação auditiva com chocalho, observando-se se o lactente procura o som. Também pode ser avaliado pelo reflexo cócleo-palpebral.

Como é feita a avaliação neurológica?

Como fazer o exame neurológico

O exame é composto, basicamente, por anamnese e avaliação física. A ideia é que, ao final da avaliação, seja possível descrever um exame físico neurológico abrangente e identificar anormalidades que sinalizem comprometimento neurológico.

Como é feito o exame eletroneuromiografia da face?

Eletromiografia (ou detecção por agulha): Uma agulha é inserida no músculos faciais para estudar a atividade muscular no repouso e em contração. Com a avaliação por agulha podemos avaliar o padrão de ativação de cada músculo e a possibilidade de reinervação.

O que ocorre quando há lesão do nervo oculomotor?

Uma paralisia do 3º nervo craniano pode prejudicar os movimentos dos olhos, a resposta das pupilas à luz, ou ambos. Essas paralisias podem ocorrer quando a pressão é colocada sobre o nervo ou o nervo não é irrigado com sangue suficientemente.

Como é feito o exame de fundo de olho?

Chamado também de fundoscopia, o exame de fundo de olho é realizado com a ajuda de um oftalmoscópio. Por meio deste, é projetada uma luz dentro do olho do paciente e, mediante a reflexão dessa luz, é possível observar as estruturas presentes no fundo do olho.

Qual a alteração pupilar decorrente da paralisia do nervo oculomotor?

A paralisia do 3º par craniano prejudica a motilidade ocular e, às vezes, a função pupilar. Os sinais e sintomas são diplopia, ptose, paresia da adução do olho e do olhar para cima. Quando a pupila é afetada, ocorre prejuízo na dilatação pupilar e deficiência de reflexos à luz.

Qual a função do olfatório?

O olfatório é um nervo sensitivo com fibras aferentes viscerais especiais, constituído de filamentos desmielinizados com função olfatória; o único nervo do corpo a manter contato direto com o ambiente.

Como funciona o nervo olfatório?

A sensação do olfato acontece através da função do nervo olfatório. Esse nervo nasce na base do cérebro, logo acima do nariz e vai até o teto da cavidade nasal permear a mucosa nasal nessa região. As terminações nervosas atravessam uma lâmina óssea cheia de pequenos orifícios, chamada lâmina crivosa.

Onde está localizado o sistema nervoso central?

O sistema nervoso central é formado por duas partes básicas: o encéfalo e a medula espinhal. O encéfalo está contido no interior da caixa craniana, e a medula espinhal está contida no interior da coluna vertebral, no canal vertebral.

Artigo anterior
O que é hipo e hipertireoidismo qual hormônio está relacionado com esses problemas?
Artigo seguinte
Qual evento marcou o início do Estado Novo?