Quem está aguardando perícia pode voltar a trabalhar?

Perguntado por: Nelson Isaac Carvalho Branco  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (68 avaliações)

Se o afastamento foi superior a 30 dias, é necessário fazer o ASO de retorno ao trabalho e, com o apto, pode voltar às suas atividades normalmente. Quando chegar o dia da perícia, vai apresentar ao médico perito do INSS todos os documentos, inclusive o ASO mostrando que já retornou ao trabalho.

Quem paga meu salário enquanto aguardo perícia médica?

De quem é a responsabilidade de pagar o tempo de espera pela perícia médica? Esse é um tema muito delicado, pois nos 15 primeiros dias de afastamento, o salário do funcionário é de responsabilidade do empregador.

Precisa de perícia para voltar a trabalhar?

Para retornar ao trabalho, o segurado precisa da autorização do perito. Ela só é concedida quando o profissional está apto para exercer suas atividades de trabalho. Para isso é elaborada uma autorização, que suspenderá o benefício e em seguida o agendamento da data do retorno.

Estou aguardando perícia do INSS posso voltar a trabalhar?

Caso o segurado se encontre apto a trabalhar, ele tem direito a retornar normalmente às suas funções. Se o benefício do INSS, como o auxílio-doença, ainda estiver sendo pago, a Previdência Social deve ser avisada por meio de atestado médico.

O que acontece se eu não passar na perícia do INSS?

Você deve ficar ligado, porque o INSS não respeita essa lei e acaba convocando quem não tem que passar por perícia médica. O Instituto acaba cancelando os benefícios dessas pessoas. Sendo assim, mesmo que você esteja apto para retornar ao trabalho, poderá ter volta o benefício através de uma ação judicial.

POSSO VOLTAR A TRABALHAR ANTES DA PERÍCIA MÉDICA DO INSS?

24 questões relacionadas encontradas

O que os peritos do INSS avaliam?

A perícia médica do INSS é o momento em que você será avaliado por um médico-perito do INSS. Esse perito deve analisar se realmente existe a incapacidade para o trabalho, seja se forma parcial ou total, temporária ou permanente.

Como se comportar diante de uma perícia médica?

A perícia é um exame médico. Assim, é recomendado utilizar roupas simples e leves que permitam fazer os movimentos que o perito pedir, tais como levantar o braço, dobrar o joelho, agachar-se. Se você tiver algum problema no pé, é recomentado utilizar calçados abertos.

Estou afastado pelo INSS posso voltar a trabalhar?

Conforme expliquei, em regra, o segurado que recebe auxílio-doença não pode trabalhar. Se ele voltar a trabalhar, deverá comunicar o INSS sobre o retorno e o benefício será cessado automaticamente, não sendo a conduta efetivamente considerada como crime.

Estou de atestado posso voltar antes?

Mesmo assim, ele pode retornar às atividades normalmente, no mesmo dia. Contudo, no caso de o colaborador necessitar um atestado para o dia inteiro, ele não pode retornar ao local de trabalho nem exercer suas funções. O atestado deve conter todas essas informações, o problema é quando ele não é entregue na hora.

Qual o prazo para retorno ao trabalho após auxílio-doença?

Procedimentos para o servidor

Ao término do benefício, seja ele licença saúde/acidente superior ou igual a 30 dias, ou licença maternidade, o servidor celetista deve agendar exame médico na DGRH / DSO para o primeiro dia de retorno ao trabalho.

Qual documento do INSS para retorno ao trabalho?

Para solicitar a alta antecipada é preciso que o trabalhador tenha em mãos um atestado médico que comprove a sua capacidade de retornar ao trabalho, exercendo as atividades laborais.

Quanto tempo vale o exame de retorno ao trabalho?

Para atividades profissionais com risco 3 e 4, o ASO emitido nos últimos 90 dias pode ser aproveitado. Já para as empresas com grau de risco 1 e 2, o prazo é de 135 dias.

Quem paga o atestado de retorno ao trabalho?

Todos estes exames, inclusive o exame de retorno ao trabalho, são por conta do empregador. Neste sentido, dispõe a NR-07: .

Quem é o responsável por pagar o salário do trabalhador quando o auxílio-doença é negado por carência?

Quando o profissional fica afastado por motivo de incapacidade, a empresa fica responsável por efetuar o pagamento do salário pelos primeiros 15 dias. Porém, quando o auxílio-doença é negado por razão de carência, o INSS e a empresa não têm o dever de pagar aquele colaborador.

Quando dá indeferido no INSS quem paga?

RESPONSABILIDADE PELO PAGAMENTO DOS SALÁRIOS. Indeferido o benefício previdenciário pelo INSS, que considerou o empregado apto para o trabalho, é do empregador a responsabilidade pelo pagamento dos salários do período em que o contrato de trabalho estava ativo.

Quanto tempo demora para sair o benefício após perícia?

Normalmente, após você enviar os documentos necessários, o INSS deve resolver o acerto pós-perícia no prazo de 5 dias. Ou seja, 5 dias após o envio dos documentos, o INSS deve liberar o seu benefício se você tiver sido aprovado na perícia.

O que acontece se eu voltar a trabalhar de atestado?

Para além disso, tenha ciência de que se a empresa solicitar que o empregado trabalhe doente e com atestado válido, ela poderá ser penalizada. Isso é considerado uma afronta aos princípios constitucionais e pode gerar um processo trabalhista.

Quem está de atestado pode sair?

6º, Lei 605/49 não faz distinção, o atestado médico válido não deve ser recusado. O empregado pode se ausentar do trabalho para acompanhar pais ou filhos ao médico? É possível, o pai pode se ausentar por até dois dias, para acompanhar consultas médicas e exames durante a gravidez da esposa ou companheira.

É possível que o trabalhador volte ao labor antes do atestado vencer?

Bom dia, Wilukis! As empresas não podem aceitar o funcionário com atestado. O correto é retornar ao médico e solicitar um atestado de aptidão para retornar ao trabalho, sendo assim sim, caso contrário acho dificil a empresa aceitar.

Estou recebendo o auxílio-doença posso abrir uma empresa em meu nome?

Pessoa que recebe Auxílio Doença: pode ser formalizada, mas perde o benefício a partir do mês da formalização; Pessoa que recebe o Auxílio Idoso; Pessoa que recebe aposentadoria por invalidez; Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC-LOAS);

Quais os direitos de um funcionário afastado?

Quando um funcionário é afastado de suas funções por motivo de saúde ou acidente, ele tem garantida uma série de direitos — entre eles, a manutenção do seu salário, que, nesse caso, é garantido pelo INSS, e a continuidade do depósito em sua conta do FGTS.

O que falar na perícia médica?

Sempre fale apenas a verdade ao perito e nunca exagere seus sintomas, pois o perito perceberá isso com facilidade. Quando perguntado pelo perito, fale de forma clara todos os sintomas que você sente, inclusive os efeitos colaterais dos remédios que você toma.

Como passar na perícia médica do INSS por depressão?

Você precisa verificar se atende a todos os requisitos. Assim, é possível pedir o auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez em razão da depressão. Para fazer a perícia médica em qualquer agência do INSS, basta ligar e agendar no telefone 135. Também é possível solicitar pelo site ou aplicativo Meu INSS.

O que acontece depois da perícia do INSS?

Depois de passar pela perícia médica do INSS, o trabalhador poderá ter acesso ao resultado do exame após às 21h do mesmo dia, basta acessar o site do INSS, aplicativo Meu INSS ou ligar na Central de Atendimento pelo número 135.

Quais as perguntas que o perito faz?

Às vezes o perito pergunta: “Onde dói?”, e o periciado responde sobre o seu relacionamento com a empresa. Eu sei que você está morrendo de vontade de contar tudo para o perito, mas cada questão na sua hora. A perícia apresenta um roteiro para nada ficar de fora. Foco é o seu melhor aliado.

Artigo anterior
Quais os sintomas de intoxicação por tinta?
Artigo seguinte
Como consultar um depósito judicial?