São produtos sintetizados respectivamente por fermentação alcoólica e fermentação láctica?

Perguntado por: Pedro Tiago Miranda Campos  |  Última atualização: 24. Juni 2025
Pontuação: 4.3/5 (53 avaliações)

ATENÇÂO: os produtos da fermentação láctica e alcoólica são duas moléculas de lactato, duas moléculas de ATP e duas de etanol, duas de ATP, e 2 moléculas de CO2 para cada molécula de glicose quebrada, respectivamente.

Quais os produtos da fermentação alcoólica e da fermentação lática?

→ Redução do piruvato

O piruvato pode ser convertido em etanol e CO2, como é o caso das levaduras, ou ainda ser convertido em lactato, como nos músculos. Quando o processo anaeróbio resulta na formação de lactato, temos a fermentação lática; quando o processo resulta em etanol, temos a fermentação alcoólica.

O que é produzido na fermentação láctica?

A fermentação láctica é comum em células musculares, bactérias, protozoários e fungos, sendo usada para a produção de iogurte, coalhada e queijos.

O que é produzido na fermentação alcoólica?

A fermentação alcoólica é um processo biológico, no qual açúcares, como a glicose, frutose e sacarose, são convertidos em energia celular com produção de etanol e dióxido de carbono como resíduos metabólicos. Como este processo pode ser realizado sem a presença de oxigênio, é considerado um processo anaeróbico.

Quais foram os produtos sintetizados na fermentação?

O processo de fermentação alcoólica caracteriza-se como uma via catabólica, na qual há degradação das moléculas do carboidrato (glicose ou frutose), no interior da célula dos micro-organismos (levedura ou bactéria) até a formação de etanol e CO2, acarretando liberação de energia química e térmica.

Fermentação Alcoólica e Lática

31 questões relacionadas encontradas

Qual é o produto final da fermentação lática?

2º Fase: Fermentação láctica

Microrganismos fermentadores regeneram continuamente o NAD+ pela transferência dos elétrons do NADH para formar um produto final reduzido, como o são o lactato e o etanol.

Quais são os 4 tipos de fermentação?

Tipos de Fermentação
  • Fermentação alcoólica. A fermentação alcoólica acontece em duas etapas. ...
  • Fermentação lática. Já a fermentação lática pode acontecer tanto em animais (inclusive no próprio ser humano) quanto em plantas e minerais. ...
  • Fermentação natural. ...
  • Fermentação acética.

Qual é o produto final da fermentação alcoólica?

A fermentação alcoólica é um processo biológico no qual açúcares como a glicose, frutose e sacarose são convertidos em energia celular com produção de etanol e dióxido de carbono como resíduos metabólicos.

Quais são os principais produtos da fermentação alcoólica?

Essa fermentação é muito comum na produção de pães, vinhos, cervejas e etanol.

Quem faz a fermentação láctica?

O esforço físico e a concentração de ácido lático na musculatura. A fermentação lática nas células musculares é um processo que ocorre de forma alternativa, frente a situações em que o organismo não realiza respiração aeróbia.

Qual o processo de fermentação do iogurte?

A obtenção do iogurte é através da fermentação lática pela ação dos microrganismos Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus. Essas bactérias consomem a lactose, eliminando o ácido lático que coalha o leite.

Qual é o tipo de fermentação do pão?

A fermentação láctica ocorre quando há presença de lactobacilos, ou seja, na fabricação de leites fermentados, queijos e iogurtes, por exemplo. O tipo alcoólico acontece com o uso de leveduras como no pão, vinho e cerveja.

Quais são as etapas da fermentação alcoólica?

O processo industrial de fermentação alcoólica pode ser dividido em três fases: fermentação preliminar ou pré-fermentação, fermentação principal ou tumultuosa e fermentação complementar ou pós-fermentação.

Qual a importância celular da fermentação láctica e alcoólica?

Esse fenômeno químico é essencial para a obtenção de energia em condições anaeróbias, resultando na produção de substâncias como álcool e ácido láctico. Dessa forma, assim como o processo de respiração celular e suas etapas, a fermentação também é um processo metabólico para formação de energia celular na forma de ATP.

O que é produzido na fermentação acética?

A fermentação acética corresponde à transformação do álcool em ácido acético por determinadas bactérias, conferindo o gosto característico de vinagre.

Qual é o tipo de fermentação da cerveja?

São quatro os tipos de fermentação da cerveja: alta, baixa, mista e espontânea. Cada um deles traz características distintas às cervejas, razão pela qual esse é o grande divisor das famílias de estilos das cervejas – Lager, Ale e Lambic – como conhecemos hoje.

Quais são os três tipos de fermentação?

Atualmente a fermentação ainda é utilizada na produção de alimentos, podemos destacar, por exemplo, a utilização da fermentação láctica, na produção de iogurtes e queijos, e a fermentação alcoólica, na fabricação de vinhos, cervejas e pães.

Para que serve a fermentação láctica?

A fermentação lática é um processo que ocorre em consequência do metabolismo das bactérias láticas e da interação entre as cepas selecionadas, através da utilização de substratos fermentescíveis (lactose, glicose, frutose, entre outros) e proporciona a redução do pH do meio, acidificando e promovendo o espessamento ou ...

Quais são os 2 tipos de fermentação?

Os tipos mais importantes da fermentação são a fermentação lática e alcoólica.

Quais são as etapas do processo de fermentação do leite?

- adição de aromas; - embalagem e fermentação; - incubação em estufas; - refrigeração.

Qual é o propósito da fermentação alcoólica em leveduras?

A fermentação alcoólica, usando um reator tipo torre com uma cepa de leveduras com características floculantes forneceu maior produtividade e rendimentos quando comparados a dados reportados pela literatura ou a processos industriais de produção de etanol.

Como é produzido leveduras?

A levedura é cultivada em recipientes progressivamente maiores até atingir a capacidade dos fermentadores de produção. Melaço de açúcar e ar são adicionados durante o cultivo para nutrir a levedura. Após a fermentação, o açúcar residual é retirado e a levedura é lavada e concentrada, e o creme de levedura é recebido.

Qual tipo de fermentação ocorre na produção de queijos e iogurtes?

Queijo e Iogurte

E para produzir este alimento tão fundamental para a culinária e para o nosso dia-a-dia contamos com a “mão de obra” das bactérias do gênero Lactobacillus, responsáveis pela fermentação láctica.

Qual é o tipo de fermentação do vinho?

Além da fermentação alcoólica, fundamental a todo vinho, existe também a fermentação malolática. A maioria dos vinhos tintos e muitos brancos passam por este processo durante o amadurecimento em barril. A fermentação malolática é feita por bactérias do bem com a liberação de dióxido de carbono.

Artigo anterior
Quando o Chromebook não liga?
Artigo seguinte
Qual é a diferença entre a DVA e a DRE?