Qual é a diferença entre a DVA e a DRE?

Perguntado por: Núria Íris de Teixeira  |  Última atualização: 24. Juni 2025
Pontuação: 4.8/5 (20 avaliações)

Afinal a DRE é uma demonstração que fornece informações para a análise do lucro da empresa. Enquanto a DVA é uma demonstração que procura representar a geração de riqueza da empresa e a sua distribuição à sociedade. Seja sobre a forma de salário, de juros, de aluguéis e outros.

Qual é a principal diferença entre a DVA e a DRE?

Enquanto a DVA visa evidenciar o valor gerado pela empresa e a sua contribuição para a formação da riqueza nacional, a DRE mostra somente a parcela do lucro que foi gerado e que permaneceu na empresa.

O que é DVA e para que serve?

A Demonstração do Valor Adicionado é a demonstração contábil que apura o valor da riqueza gerada pela companhia, bem como a sua distribuição entre os agentes responsáveis pela geração dessa riqueza, como empregados, acionistas, governo, dentre outros. A parcela da riqueza não distribuída também é evidenciada pela DVA.

Como funciona a DVA?

A DVA é um demonstrativo contábil que visa apontar a geração de riqueza de uma empresa. Em síntese, todos os produtos e serviços oferecidos por uma empresa, possuem um valor maior do que a soma dos fatores necessários para a sua produção. Sendo assim, esse valor adicionado é a geração de riqueza feita pela empresa.

Qual é o principal objetivo da Demonstração do Valor Adicionado introduzida pela Lei n 11638 07?

O principal objetivo da Demonstração do Valor Adicionado, introduzida pela Lei n. 11.638/07, é mostrar a distribuição da riqueza adicionada pela empresa.

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e Demonstração do Valor Adicionado (DVA)

20 questões relacionadas encontradas

Quem está obrigado a elaborar a Demonstração do Valor Adicionado?

Quem deve elaborar a Demonstração do Valor Adicionado? Desde a publicação da Lei 11.638/2007, toda empresa de capital aberto é obrigada a elaborar e publicar a DVA correspondente a cada exercício contábil.

O que deve constar na DVA?

Dessa forma, a estrutura da DVA é formada de acordo com o seguinte modelo:
  1. VALOR ADICIONADO. + Receitas (valores brutos, com impostos); – Insumos adquiridos de terceiros (com ICMS e IPI);
  2. DISTRIBUIÇÃO DO VALOR ADICIONADO. Pessoal (Remuneração dos funcionários); Governo (Impostos, taxas e contribuições);

Quais contas entram na DVA?

Quais itens fazem parte do extrato da Demonstração de Valor Adicionado?
  • Receitas. ...
  • Insumos adquiridos de terceiros (-) ...
  • Valor adicionado bruto (1-2)
  • Depreciação, amortização e exaustão (-)
  • Valor adicionado líquido (3-4)
  • Valor adicionado recebido em transferência. ...
  • Valor adicionado a transferir (5+6)

Como saber se a DVA está correta?

Dessa forma, para que a Demonstração de Valor Adicionado esteja correta, é preciso que a DRE esteja rigorosamente precisa. Além disso, os números da DVA são encontrados em forma absoluta e relativa. Portanto, precisam ter dados do período anterior, pelo menos, para que possam ser comparados.

Como fazer o cálculo da DVA?

Como a DVA é feita? A DVA é calculada a partir das receitas operacionais e não-operacionais da empresa durante um determinado período. Nesse momento, serão subtraídas da receita total da empresa todas aquelas despesas operacionais que aconteceram durante o período que está sendo analisado.

Como fazer uma DVA passo a passo?

1 – Encontrar o valor contábil da máquina. O valor pelo qual ela vai para o ativo. 2 – Lançar o valor contábil no item 1.3 da DVA – Receitas. 3 – Lançar a mão-de-obra própria como distribuição da riqueza na DVA (pessoal).

Qual a importância do DVA para as empresas?

Através da DVA é possível perceber a contribuição econômica das empresas para cada segmento com o qual elas se relacionam, constituindo-se no Produto Interno Bruto (PIB) por elas produzido.

O que é declaração de DVA?

A DVA é regulamentada desde 2021, pela Portaria Conjunta SME/SMS nº1/2021, e visa controlar a situação vacinal dos educandos, garantindo a vacinação completa das crianças de acordo com o calendário de vacinação vigente, garantindo a proteção necessária de toda a comunidade escolar contra as doenças imunopreveníveis.

Qual a finalidade do DRE?

A Demonstração do Resultado do Exercício é um documento com importância tanto contábil quanto gerencial. Com ela, é possível ter uma visão sintetizada e estruturada dos principais indicadores financeiros do negócio, entendendo de maneira transparente os resultados: se houve lucro ou prejuízo e os seus porquês.

Qual é o conceito de DRE?

O DRE é uma ferramenta que permite calcular o desempenho financeiro da empresa em um determinado período, seja mensal ou anual, para determinar se houve lucro ou prejuízo. Para fins de divulgação legal, ele engloba o período correspondente ao ano fiscal, geralmente de janeiro a dezembro (12 meses).

Quais são os tipos de DRE?

Quais são os tipos de DRE e como apurar a receita líquida?
  • Vertical – uma conta abaixo da outra, começando pela receita bruta do exercício (faturamento), evidenciando todas as contas de resultado da empresa, até chegar ao lucro líquido;
  • Horizontal – O cálculo da análise horizontal é extremamente simples.

Quais empresas devem elaborar e publicar a Demonstração do Valor Adicionado DVA?

Resposta: Não, a DVA – Demonstração de Valor Adicionado é obrigatória apenas para as companhias abertas, e para outras que a lei exigir, de acordo com o item 3 da NBC TG 09, aprovada pela Resolução CFC n.º 1.138/08 e alterada pela Resolução CFC n.º 1.162/09.

Quando surgiu a DVA?

A DVA surgiu na Europa a partir dos anos 70 e atingiu uma grande popularidade no Reino Unido com o propósito de evidenciar "como os benefícios e os esforços de uma empresa são divididos pelos empregados, provedores de capital, Estado e reinvestimentos" (Cunha, Ribeiro & Santos, 2005).

O que é um valor agregado?

É o valor adicional que adquirem os bens e serviços ao serem transformados durante o processo produtivo. Em uma empresa, o valor adicionado é a contribuição adicional de um recurso, atividade ou processo para a fabricação de um produto ou prestação de um serviço.

Como é feita a distribuição do DVA?

Distribuição da riqueza

Pessoal – valores apropriados ao custo e ao resultado do exercício na forma de: – Remuneração direta – valores relativos a salários, 13º salário, honorários da diretoria, férias, comissões, horas extras, participação de empregados nos resultados, etc.

Qual importância da DVA na análise das demonstrações contábeis?

A DVA fornece uma visão bem abrangente sobre a real capacidade de uma sociedade produzir riqueza (no sentido de agregar ou adicionar valor em seu patrimônio) e sobre a forma como distribui essa riqueza entre os diversos fatores da produção (tra- balho, capital próprio ou de terceiros, governo).

Quais contas entram na DRA?

O que deve constar na DRA
  • Resultado líquido do período;
  • Cada item dos outros resultados abrangentes classificados conforme sua natureza;
  • Parcela dos outros resultados abrangentes de empresas investidas reconhecida por meio do método de equivalência patrimonial;
  • Resultado abrangente do período.

Quem é obrigado a elaborar a DRE?

Pela Lei, a DRE é deve ser feita por um contador habilitado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade), é obrigatória para todas as empresas, exceto o MEI, e deve ser feito anualmente.

Qual é a demonstração exigida pela CVM?

Deve ser apresentada demonstração do cálculo do dividendo proposto pela administração.

É obrigatório colocar notas explicativas na ECD?

A ITG 1000 define como obrigatória a elaboração do Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado e as Notas Explicativas ao final de cada exercício social.

Artigo anterior
São produtos sintetizados respectivamente por fermentação alcoólica e fermentação láctica?
Artigo seguinte
Porque é importante medir a passagem do tempo?