Quais cirurgias têm risco de trombose?

Perguntado por: Leonardo Samuel Reis de Garcia  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (54 avaliações)

Qualquer cirurgia pode levar a uma trombose, seja ela plástica ou não. Porém, a probabilidade aumenta se há outros fatores de risco associados, como tabagismo, uso de pílula anticoncepcional e histórico familiar, por exemplo, além da complexidade e do tempo da cirurgia", comenta o especialista.

Qual cirurgia tem mais risco de trombose?

Apesar de poder surgir após qualquer cirurgia, o risco de trombose é maior no pós-operatório de uma cirurgia complexa ou que demora mais de 30 minutos, como cirurgia cirurgia do tórax, coração ou abdômen, como a bariátrica, por exemplo.

Qual cirurgia para trombose?

- A cirurgia que é realizada na fase crônica chama-se Angioplastia com Stent de veias ilíacas. - Podem ser operadas as pessoas que tiveram uma trombose da veia ilíaca (que fica dentro da barriga) que levou a um estreitamento dessa veia.

O que é trombose Pós-cirúrgico?

A trombose que pode ocorrer após uma cirurgia ortopédica é geralmente localizada nas pernas, provocando entupimento da veia, causando dor e inchaço. Às vezes coágulos podem se soltar, viajando pelo sangue até 'encalhar' no pulmão, o que é chamado de embolia pulmonar.

Quando a trombose precisa de cirurgia?

Cirurgia para trombose

A cirurgia é utilizada nos casos mais graves de trombose venosa profunda ou quando não é possível diluir o coágulo com o uso de anticoagulantes ou trombolíticos.

Clube da Plástica: Varizes aumentam risco de trombose na cirurgia?

27 questões relacionadas encontradas

Como é feita a cirurgia de trombose nas pernas?

Por meio de uma punção em uma veia da perna é passado um fio e um cateter, por onde são liberadas substâncias que dissolvem o trombo, aspirando-o. Além disso, em alguns casos é necessária a colocação de stent para manter a veia aberta.

Quando precisa amputar a perna por trombose?

A amputação só está indicada quando o membro já não está com nenhuma vitalidade , sem função ou com uma infecção que possa colocar a vida do paciente em risco.

Qual os sinais de trombose?

Sinais e sintomas de trombose
  • Inchaço na região em que se formou o coágulo;
  • Vermelhidão e calor no local afetado;
  • Dor ou sensação de peso;
  • Rigidez da musculatura.

Como é a vida após trombose?

Trombose tem cura. Na maior parte dos casos, os pacientes voltam à vida normal após seis meses de tratamento com restituição de suas condições clinicas habituais.

Como é a dor de trombose?

Quando dores intensas ocorrem em apenas uma das pernas, vermelhidão, inchaço ou endurecimento da musculatura na região, podem ser sinais de trombose. Diante desses sintomas, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico.

Qual o valor da cirurgia da trombose?

Nós chegamos a olhar em um hospital particular de Goiânia, mas a cirurgia custa R$ 33 mil e não temos condições de pagar particular”, afirma.

Como eliminar trombos nas pernas?

Se for a venosa, podem ser usados medicamentos anticoagulantes, meias elásticas para compressão das pernas e remédios que facilitam o retorno do sangue para o coração. “Para a arterial, receitamos aspirina a fim de dificultar a formação de trombos, medicações que baixam o colesterol e vasodilatadores”, informa Burihan.

Como eliminar um trombo?

O principal tratamento da trombose é feito com anticoagulantes que, apesar do nome, não visam dissolver o coágulo que está obstruindo a veia: isso vai ser feito pelo próprio organismo.

Como diminuir o risco de trombose?

Como evitar:
  1. Evitar ficar muito tempo sentado,
  2. Beber água durante o dia;
  3. Utilizar roupa confortável,
  4. Realizar atividade física pelo menos 2 vezes por semana;
  5. Ter uma alimentação balanceada, rica em legumes e vegetais;
  6. Evitar fumar ou ingerir bebidas alcoólicas em excesso.

É perigoso tirar a veia safena da perna?

A extração da safena não é prejudicial à circulação de sangue na perna. Caso a orientação seja retirá-la, certamente é porque não desempenha sua função e o organismo está habituado a trabalhar sem ela.

Quais são os riscos de uma cirurgia?

Os riscos cirúrgicos são aqueles inerentes diretamente ao procedimento ao qual o paciente vai se submeter. Cada procedimento carrega consigo intercorrências que podem ocorrer no intra-operatório e outras relacionadas ao período pós-operatório, de resolução espontânea ou não.

Quanto tempo leva para se recuperar de uma trombose?

No geral, em tromboses de panturrilha, o repouso absoluto costuma ser de 7-14 dias, a depender lógico da evolução dos sintomas. Após esse período são liberadas atividades leves. Procure um Angiologista para avaliação e esclarecimento de dúvidas.

Como dormir quem tem trombose?

As principais recomendações para quem teve trombose são: uso de meias elásticas, evitar permanecer longos períodos em pé ou sentado, praticar atividade física (conforme liberação do vascular), sempre que possível dormir com as pernas ligeiramente elevadas e usar de sapatos confortáveis.

Quem está com trombose pode andar?

No entanto, deve-se realizar suaves movimentações, principalmente nos membros inferiores e superiores, para manter a boa circulação sanguínea evitando seu acúmulo em determinada região. Pacientes capazes de andar podem ter melhores taxas de cura, além da redução da dor e prevenção da atrofia ou declínio muscular.

Quando suspeitar de trombose?

Sintomas de uma trombose venosa profunda

Dor, dor desagradável. Vermelhidão ou descoloração azulada da pele. Sensação de tensão e tumefação.

Quais são os tipos de trombose?

Tipos de Trombose
  • Trombose Venosa Superficial. Uma veia superficial é uma veia próxima da superfície do corpo. ...
  • Trombose Venosa Profunda (TVP) ...
  • Trombose Venosa Renal (TVR)

Qual exame detecta trombose nas pernas?

O exame mais usado é a ultra-sonografia com doppler, que avalia o estado das veias dos membros inferiores, podendo identificar eventuais coágulos.

O que pode causar amputação da perna?

A maior causa de amputação no Brasil é a Diabetes, uma vez que a doença dificulta a circulação sanguínea e, consequentemente, a cicatrização do paciente também, deixando-o suscetível às complicações da síndrome do pé diabético, que frequentemente resulta em amputação de membros inferiores de nível transtibial e de pé.

Quem tem trombose pode colocar as pernas para cima?

O sangue acumula-se no membro inferior e a veia fica inflamada. Sente-se uma dor indefinida, comparável com uma cãibra. Tipicamente, as dores diminuem se a perna for colocada para cima e o inchaço reduzir.

O que é trombose porque ela pode matar?

Quando o coágulo obstrui uma pequena veia da perna, causa um transtorno localizado naquela região. Quanto mais próximo do coração, ou maior a veia, maior será a gravidade da trombose e a possibilidade de matar.

Artigo anterior
O que Aristóteles quis dizer com o bem é aquilo a que todas as coisas tendem?
Artigo seguinte
Qual a diferença de CMYK e RGB?