São pressupostos recursais intrínsecos?

Perguntado por: Ema Fabiana de Sá  |  Última atualização: 30. Juni 2024
Pontuação: 5/5 (70 avaliações)

São pressupostos intrínsecos: legitimidade, capacidade e interesse. Legitimidade – o recurso pode ser interposto pela parte vencida, por terceiro prejudicado e pelo Ministério Público, conforme dispõe o artigo 499 do CPC, aplicável subsidiariamente ao processo do trabalho, abaixo transcrito: Art.

Quais são os pressupostos intrínsecos?

Os pressupostos intrínsecos são aqueles que dizem respeito à decisão recorrida em si mesma considerada. Para serem aferidos, leva-se em consideração o conteúdo e a forma da decisão impugnada.

Quais são os pressupostos recursais?

Dizem respeito à adequação e à tempestividade do recurso, bem como ao preenchimento de requisitos formais para sua interposição. Exemplos de pressupostos recursais incluem: a legitimidade recursal, o interesse recursal, o cabimento do recurso, a tempestividade, entre outros.

Quais são os requisitos intrínsecos dos recursos?

Os requisitos intrínsecos do recurso são aqueles inerentes ao recurso que são:
  • Cabimento (via adequada);
  • Legitimidade para recorrer;
  • Interesse recursal;
  • Inexistência de fato impeditivo ou extintivo.

São pressupostos recursais extrínsecos?

São eles: a tempestividade, a regularidade formal, a representação, o depósito (recursal), o depósito do valor de multas, o preparo e a inexistência de fato impeditivo ou extintivo do poder de recorrer.

2.2 - Teoria geral dos recursos: pressupostos intrínsecos de admissibilidade

40 questões relacionadas encontradas

Quais são os pressupostos recursais intrínsecos e extrínsecos?

Os pressupostos recursais podem ser divididos em intrínsecos ou subjetivos (dizem respeito à pessoa do recorrente, mais precisamente à legitimidade, interesse e capacidade para recorrer), e extrínsecos ou objetivos que são os pressupostos relacionados à questão processual.

Quais os pressupostos intrínsecos e extrínsecos dos recursos?

Nesse viés, os requisitos intrínsecos, inerente ao próprio ato recursal, são eles: cabimento; legitimidade; interesse para recorrer; e inexistência de fato impeditivo ou extintivo. Dizemos extrínsecos aqueles requisitos aferíveis de plano externo, são a tempestividade, preparo e a regularidade formal.

Quais são os 04 quatro pressupostos recursais objetivos?

Em síntese são quatro os pressupostos objetivos dos recursos: cabimento, adequação, tempestividade, fatos impeditivos e extintivos.

Quais são os pressupostos recursais subjetivos?

Os pressupostos subjetivos são relativos a quem pode recorrer, em síntese, é quem tem a legitimidade e interesse de recorrer, a saber: Ministério Público, réu, seu procurador, querelante e o ofendido.

O que são requisitos extrínsecos do ato?

Os requisitos extrínsecos, também conhecidos como pressupostos processuais negativos, são aqueles que remetem à influências externas ao processo que não podem ser observadas, uma vez que ensejariam nulidade.

Quais são os tipos de pressupostos?

Pressupostos objetivos: dizem respeito à matéria; Pressupostos subjetivos: dizem respeito à pessoa; Pressupostos de existência: o vício é tão grave que o ato sequer existe; Pressupostos de validade: o ato existe, mas com o vício pode ter nulidade.

Quais são os pressupostos processuais do novo CPC?

Pode-se destacar os seguintes pressupostos dessa espécie: demanda; petição inicial apta; citação válida e regularidade formal.

O que são requisitos intrínsecos?

O requisito intrínseco diz respeito à existência do direito de recorrer e pode ser visualizada a partir da decisão (exemplo: legitimidade, interesse recursal). Já o requisito extrínseco diz respeito ao modo correto do exercício do recurso. Não diz respeito à existência do direito de recorrer.

Quais são os pressupostos do processo?

Os pressupostos processuais são requisitos legais de validade e existência exigidos nos atos processuais, ou seja, em ações judiciais, e são divididos pela doutrina em subjetivos e objetivos. Os pressupostos subjetivos são aqueles relacionados aos sujeitos processuais, ou seja, às partes (autor e réu) e ao juiz.

Quais são os pressupostos objetivos e subjetivos dos recursos?

Os objetivos são: cabimento, adequação, tempestividade, regularidade procedimental e ausência de impedimentos recursais. Os subjetivos são: interesse jurídico e legitimidade de recorrer.

O que diz o artigo 581 do CPP?

(1) O art. 581 do CPP prevê, então, as hipóteses em que a parte poderá opor recurso em sentido estrito. É importante observar, desse modo, que o rese poderá ser oferecido tanto contra despacho e decisões interlocutórias, quanto contra a sentença.

O que é admissibilidade do processo?

A admissibilidade é a condição mínima de aceitar o início de discussão de um tema. Este parâmetro serve para realizar uma espécie de seleção de demandas propostas, com o objetivo de que apenas as que preencham os requisitos básicos sejam admitidas e passem para a fase de análise do seu mérito.

Quais são os fatores intrínsecos e extrínsecos exemplos?

Os fatores intrínsecos são aqueles relacionados com as características próprias do alimento. Já os fatores extrínsecos são os relacionada com o ambiente (umidade e temperatura). A faixa de pH de um microrganismo é definida pelo valor mínimo (no final ácido da escala) e pelo valor máximo (no final básico da escala).

Quais são os pressupostos extrínsecos?

Os requisitos de admissibilidade recursal extrínsecos dizem respeito à regularidade formal, à tempestividade do recurso, ao seu preparo, bem como à inexistência de fato impeditivo ou extintivo do direito de recorrer.

Qual a diferença entre os fatores intrínsecos e extrínsecos?

Os fatores que interferem na conservação dos alimentos podem ser intrínsecos, quando relacionados com as características próprias do alimento, ou extrínsecos, quando relacionados com o ambiente no qual o alimento se encontra.

O que é pressuposto processual extrínseco?

Pressupostos processuais de validade intrínsecos são os pressupostos inseridos no processo. Já os extrínsecos são aqueles que não devem ocorrer e nem estarem presentes no processo para que este seja válido.

Quais são os recursos do processo do trabalho?

Conforme o artigo 893 da CLT, das decisões proferidas pelos órgãos da Justiça do Trabalho são admissíveis os seguintes recursos; recurso ordinário, embargo de declaração, recurso de revista, agravo de instrumento, agravo de petição, embargos ao TST, agravo regimental, recurso adesivo e recurso extraordinário.

Quais são as 03 três condições da ação?

Tal teoria, em princípio, reconheceu as condições da ação, como três, quais sejam: legitimidade de partes; interesse de agir; e a possibilidade jurídica do pedido.

Quais são os pressupostos processuais estabelecidos pelo CPC de 2015?

Pressupostos processuais são requisitos de existência, validade e eficácia do processo, sendo sua presença (no caso dos pressupostos positivos) ou a sua ausência (no caso dos pressupostos negativos) indispensáveis para que o juiz profira a sentença de mérito.

Artigo anterior
O que pode assustar um gato?
Artigo seguinte
É normal sentir ânsia com aparelho móvel?