Sou de menor posso registrar meu filho?

Perguntado por: Sebastião Diego Ribeiro Ferreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (71 avaliações)

Caso o pai seja menor de 16 anos, este NÃO poderá realizar o registro de seu filho, devendo proceder ao reconhecimento judicial OU aguardar os 16 anos completos para reconhecê-lo em cartório.

Sou de menor Posso registrar minha filha?

Pais menores de idade

Mãe menor de 16 anos: um dos seus genitores ou representantes legais deverá realizar a declaração do nascimento. Mães e pais com idade entre 16 e 18 anos podem registrar os filhos normalmente, sem a necessidade de representantes legais.

Porque só o pai pode registrar o filho?

Lei 13.112/2015

52 da Lei 6.015/73 – Lei dos Registros Publicos) só o pai podia registrar seu filho nos 15 dias subsequentes do nascimento, ou seja, neste período não era permitido que a mãe registrasse seu filho, pois só era possível com a inércia do pai e após ter decorrido os 15 dias.

Quem pode registrar uma criança no cartório?

A partir desta terça-feira (31) mães poderão se dirigir aos cartórios para providenciar o registro de nascimento de seus filhos. Conforme o texto, cabe ao pai ou à mãe, sozinhos ou juntos, o dever de fazer o registro no prazo de 15 dias. ...

É preciso levar a criança para registrar?

É necessária a presença do pai ou da mãe, com documento de identidade e certidão de casamento, além da Declaração de Nascido Vivo. Não é preciso levar o bebê para mostrá-lo ao oficial.

Quero registrar o meu filho, como faço? Tudo sobre certidão de Nascimento

39 questões relacionadas encontradas

Quais documentos levar para registrar o bebê?

Os pais devem levar ao cartório de registro civil os documentos pessoais (RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento), bem como a “declaração de nascido vivo”, emitida pelo hospital ou maternidade e entregue aos pais do bebê após o seu nascimento.

O que levar para registro de nascimento?

-Documento dos pais, com foto, válido em todo território brasileiro (RG, CNH, Passaporte); -Declaração de Nascido Vivo (DNV) da criança (fornecida pelo hospital ou maternidade onde houve o parto). Caso o pai não possa fazer o registro, cabe à mãe providenciar a certidão de nascimento sozinha.

Precisa de testemunha para registrar filho?

O que muda é que os pais da criança ou o próprio interessado devem procurar o Cartório correspondente à sua residência, levando duas testemunhas. No registro dentro do prazo, pode-se optar pelo Cartório que serve ao local do nascimento ou à residência dos pais e não é necessária a presença das testemunhas.

Pode registrar um filho só com o nome da mãe 2022?

A mãe pode registrar o filho apenas com o seu sobrenome. Se o pai for ausente, será intimado para declarar ou negar a paternidade. Caso o pai seja reconhecido posteriormente, ele poderá incluir seu sobrenome ao da criança mediante autorização judicial.

O que acontece se o pai não quiser registrar o filho?

E se o pai não quiser assinar a declaração? A mãe poderá procurar o cartório, o Ministério Público ou a Defensoria Pública para enviar intimação ao suposto pai para que se manifeste sobre as alegações. Caso o pai não concorde, a mãe poderá ingressar com Ação de Investigação de Paternidade.

Sou mãe solteira posso registrar meu filho só no meu nome?

A mulher solteira pode registrar seu filho sozinha, informando, no Cartório, o nome do pai da criança.

Quanto tempo pode esperar para registrar o bebê?

15 dias é o prazo normal para o registro da criança, de preferência logo depois do nascimento, em um cartório próximo da maternidade ou de onde ela nasceu. Caso a mãe seja a declarante, esse prazo se estende por 45 dias.

Quanto é a multa do registro de nascimento?

A multa atualmente paga por responsáveis pelo atraso nas declarações de nascimento - de 10% do salário mínimo - foi retirada da legislação, conforme decisão tomada nesta quarta-feira (dia 28) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

É necessário o nome do pai no registro de nascimento?

A mãe ou o filho maior de 18 anos que não tiver o nome do pai em sua certidão deve ir a qualquer cartório de registro civil do país e apontar o suposto pai. Para isso, precisa ter em mãos a certidão de nascimento do filho a ser reconhecido e preencher um formulário padronizado.

Quando não tem nome do pai no RG O que colocar?

?Se você não tem o nome do seu pai declarado em seu documento de identificação, inclua o nome completo da sua mãe no campo nome do pai durante o processo de abertura da conta.

Qual sobrenome posso colocar no meu filho?

No Brasil, a criança pode ser registrada com todos os sobrenomes do pai e da mãe. Mas eles também podem optar por dar ao filho apenas um de cada família, se quiserem. Sobrenomes que não estão no registro dos pais, mas pertencem à família, também podem ser incluídos.

Como Registrar um filho já registrado?

Pai biológico quer registrar filho já registrado

Nesse caso, em primeiro lugar, você precisa entrar na justiça, através de uma ação negatória de paternidade anulação de registro civil. Em outras palavras, haverá o pedido de retirada do pai registral do registro da criança, já que ele não é seu pai de fato.

Como é feito o registro de nascimento na maternidade?

Para fazer o registro de nascimento na maternidade, os pais deverão levar seus documentos e o registro de nascido vivo emitido pela própria maternidade ao funcionário do cartório presente. O funcionário enviará os dados ao cartório para registrar o nascimento e emitir a certidão de nascimento assinada eletronicamente.

Qual valor da multa por atraso de registro de nascimento 2021?

O registro de nascimento, bem como a primeira via da certidão são GRATUITOS e tem o prazo de 15 dias para ser feito, podendo ser estendido por até 60 dias no caso de comparecimento da mãe ao cartório. Não existe mais pagamento de multa por atraso no prazo do registro.

Como fazer o registro de nascimento tardio?

Deverá ser realizada entrevista pelo Oficial com o(a) registrando(a), com seus pais ou responsáveis legais e com as duas testemunhas separadamente. Poderão requerer o registro de nascimento fora do prazo: os pais; responsáveis legais; ou o próprio registrando se for maior de 18 anos.

Não serão cobrados emolumentos pelo Registro Civil de nascimento pelo assento de óbito ou pela primeira certidão respectiva?

"Art. 30. Não serão cobrados emolumentos pelo registro civil de nascimento e pelo assento de óbito, bem como pela primeira certidão respectiva. § 1º Os reconhecidamente pobres estão isentos de pagamento de emolumentos pelas demais certidões extraídas pelo cartório de registro civil.

O que acontece se eu não registrar meu filho no prazo de 15 dias?

Ultrapassados os prazos (quinze dias ou até três meses para os lugares distantes mais de trinta quilômetros da sede do cartório ), aplicava-se a multa. O legislador poderia ter aproveitado esta oportunidade para dispensar o despacho do juiz nos assentamentos de nascimento, se o registrado tiver mais de doze anos.

Quanto custa para registrar um bebê 2021?

Bem, como informado acima, o registro de nascimento é um direito de todo cidadão nascido no Brasil, além de um documento legal pelo qual o cartório não pode cobrar valor algum. É totalmente gratuito, contudo, se houver necessidade de segunda via, a cobrança será feita.

Quanto custa para registrar um filho no cartório?

O registro é gratuito, bem como a 1ª via da Certidão de Nascimento. O registro é um direito e é de graça.

São isentos do pagamento de emolumentos?

PAGAMENTO DE EMOLUMENTOS. A União e as Autarquias Federais são isentas do pagamento de custas e emolumentos aos Ofícios e Cartórios de Registro de Imóveis, nos termos do art. 1o . do Decreto-Lei 1.537 /1977.

Artigo anterior
Quem vive só de esperança morre de fome?
Artigo seguinte
Quantos e quais são os grupos alimentares?