São características da agricultura extensiva?

Perguntado por: Fábio Mário Monteiro de Neves  |  Última atualização: 2. Mai 2024
Pontuação: 4.1/5 (62 avaliações)

A agricultura extensiva caracteriza-se pela mão de obra qualificada, pela utilização de técnicas rudimentares que não viabilizam o aumento da produtividade e pela realização em minifúndios (propriedade agrícola de pequena extensão).

Quais são as características do sistema extensivo?

O sistema extensivo é descrito pela utilização de pastagens nativas e cultivadas como única fonte de proteína e energia. Esse sistema é o mais utilizado no Brasil por ter o menor custo na alimentação dos animais por meio de manejos de pastagens, onde é possível encontrar equilíbrio na produção e rendimento animal.

Quais são as principais características da agricultura intensiva?

A resultado é alcançado por meio de características de agricultura intensiva: aumento do uso de fertilizantes e inseticidas, irrigação abundante, tratamento de terras com máquinas pesadas, plantio de espécies de alto rendimento, ampliação de áreas cultivadas, entre outros.

Quais são as principais características da agricultura?

A agricultura é uma atividade econômica caracterizada pelo plantio e cultivo de alimentos. A fixação da população nômade contribuiu para a produção alimentar em nível mundial. Atualmente, a atividade agrícola é umas das principais da economia mundial. Os sistemas agrícolas estão divididos em extensivo e intensivo.

Qual a alternativa que apresenta apenas características da agricultura extensiva?

Resposta verificada por especialistas

A letra (E) está correta e é o gabarito da questão. Letra E: A mão de obra é rudimentar e pouco qualificada​. Isso ocorre porque a agricultura extensiva representa os modelos tradicionais ou comuns no cultivo das terras agrícolas.

Você conhece a agricultura sintrópica? Assista a reportagem e conheça seus benefícios

36 questões relacionadas encontradas

Quais as características da agricultura extensiva e intensiva?

O sistema agrícola extensivo é caracterizado pelo emprego de técnicas e práticas tradicionais de cultivo na produção agropecuária. O sistema agrícola intensivo é caracterizado pelo elevado investimento em capital e em mão de obra qualificada.

O que é agricultura extensiva exemplos?

Agricultura extensiva: esse tipo de sistema agrícola não conta com muito capital investido. Não há emprego de tecnologias avançadas, portanto, a mão de obra é rudimentar e pouco qualificada. Como não há muita exploração das terras, a produtividade é baixa. Não é comum o uso de adubos e fertilizantes.

Quais são os 4 tipos de agricultura?

Quais são os principais tipos de agricultura?
  • Agricultura tradicional.
  • Agricultura moderna.
  • Agricultura familiar.
  • Agricultura patronal.
  • Agricultura orgânica.

Quais são as 3 características da agricultura familiar?

São características desse modelo a pequena propriedade de terra, a utilização de mão de obra familiar e a produção destinada ao mercado interno. O Brasil possui diversos produtores familiares que são responsáveis pelo abastecimento alimentar de grande parte do país.

O que é a agricultura extensiva?

O que é agricultura extensiva? A agricultura extensiva é um sistema de cultivo que usa insumos limitados, ou seja, trabalho, investimento, maquinário, etc., em comparação com a terra cultivada. Neste método, os métodos tradicionais de cultivo têm preferência.

Quais são as vantagens da agricultura extensiva?

Quanto à agricultura extensiva, suas principais vantagens são na baixa dependência de insumos, o que reduz drasticamente os impactos no meio ambiente, bem como a preservação de ecossistemas e o estímulo a práticas como rotação de culturas.

O que é o sistema extensivo?

Por definição, o sistema extensivo é a produção de animais exclusivamente a campo, aproveitando ao máximo os recursos naturais, com o mínimo de equipamentos agrícolas, instalações e mão-de-obra.

O que é extensiva e intensiva?

As propriedades físicas podem ser intensivas e extensivas. As intensivas não dependem da quantidade da amostra, já as extensivas dependem da quantidade de material.

O que é extensivo e intensivo?

pré-vestibulares extensivo e intensivo são as mesmas, o que muda é a forma como cada uma é administrada e o tempo de estudo. Enquanto o extensivo dura praticamente o ano todo e o conteúdo é mais completo, no intensivo as matérias são mais condensadas e o curso dura apenas um semestre.

Quais as vantagens e desvantagens da agricultura extensiva?

A agricultura extensiva tem suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, seus meios de produção não exaurem os nutrientes do solo e buscam meios naturais para controlar pragas. Por outro lado, perde em vantagem competitiva pela baixa produtividade.

Quais são os 3 sistemas agrícolas?

Existem 7 principais tipos de produção agrícola no Brasil e no mundo: agricultura extensiva. agricultura intensiva. agricultura familiar.

Quais são os 6 tipos de agricultura?

Moderna, intensiva, extensiva, familiar, patronal e orgânica, são esses os tipos de agricultura presentes no nosso país. Hoje, vamos conhecer cada uma delas, a partir de suas características e principais objetivos.

Quais são os três principais tipos de agricultura?

Os modelos mais importantes são a agricultura familiar e a agricultura comercial, que tomam protagonismo na produção agrícola brasileira. Porém, outros tipos estão se destacando ao longo dos anos, como a agricultura orgânica e a permacultura.

Quais são os dois principais tipos de agricultura?

Quais são os tipos de agricultura praticadas no Brasil?
  • Agricultura Intensiva: prática agrícola em áreas de grande extensão, destinada à exportação. ...
  • Agricultura Extensiva: prática agrícola com pouco investimento de capital.

Quais são as principais características da agricultura no Brasil?

É praticada em pequenas propriedades, com grande diversidade de cultivos. Abastece o mercado interno com os alimentos mais consumidos pelo brasileiro, como feijão, arroz, mandioca, café, hortaliças e outros. Fornece também matérias-primas para a indústria.

Quais são as principais características da agricultura moderna?

A agricultura moderna é aquela em que o sucesso do processo depende do uso de tecnologia, acesso a recursos, gestão, investimento, características do mercado e apoio a nível governamental. Este tipo de prática permite um melhor controle dos fatores envolvidos nos processos de culturas agrícolas e pecuária.

Qual é a lavoura extensiva?

A agricultura extensiva é um sistema de produção agrícola que utiliza menos tecnologia e insumos na produção. Por isso, para aumentar a produtividade, é necessário aumentar a área plantada. Por utilizar menos insumos, a agricultura extensiva utiliza técnicas mais naturais de plantio e de defesa de pragas.

O que é agricultura e pecuária extensiva?

A agropecuária extensiva é aquela praticada a partir de técnicas mais tradicionais e com baixo teor tecnológico. Na agricultura, ela se caracteriza pela produção com baixos investimentos e com o emprego de uma grande quantidade de trabalhadores.

O que é criação intensiva e extensiva?

Na pecuária extensiva, o espaço disponível faz com que os animais se espalhem e dificultem a gestão de engorda, mas, na intensiva, esse controle pode ser feito rigorosamente por meio de diversos equipamentos tecnológicos.

Artigo anterior
Quais são as 5 etapas do processo inflamatório?
Artigo seguinte
Como saber se é apraxia da fala?