O que diz o artigo 267 do CTB?

Perguntado por: Jéssica Eva de Fonseca  |  Última atualização: 11. Juni 2024
Pontuação: 4.6/5 (33 avaliações)

Art. 267. A multa aplicada por infração de natureza leve ou média será convertida em advertência por escrito, sempre que o condutor, ciclista ou pedestre não houver cometido nenhuma outra infração nos últimos doze meses.

Como pedir a conversão de multa em advertência?

Você deve preencher o Formulário de Solicitação de Advertência disponibilizado pelo DNIT. O formulário permite o preenchimento de forma eletrônica. Atenção: O formulário deverá ser preenchido, impresso, assinado, digitalizado e enviado.

O que diz o artigo 267 do CPC?

Artigo 267

O juiz recusará cumprimento a carta precatória ou arbitral, devolvendo-a com decisão motivada quando: I - a carta não estiver revestida dos requisitos legais; II - faltar ao juiz competência em razão da matéria ou da hierarquia; III - o juiz tiver dúvida acerca de sua autenticidade.

Qual artigo do CTB que transforma multa em advertência?

Deverá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, caso o infrator não tenha cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 (doze) meses.

O que é notificação da penalidade de advertência por escrito de ofício?

O QUE É? A multa aplicada por infração de natureza leve ou média será convertida de forma automática em advertência por escrito sempre que a pessoa condutora não houver cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 meses.

COMO TRANSFORMAR MULTA EM ADVERTÊNCIA POR ESCRITO - Art. 267 do CTB

43 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de multas que podem ser convertidas em advertência?

De acordo com o artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a penalidade de advertência por escrito deverá ser imposta à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, caso o infrator não tenha cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 meses.

O que acontece quando a multa é convertida em advertência?

Será aplicada após a análise do histórico do condutor, caso seja avaliado como um bom motorista. A advertência por escrito não gera pontuação na habilitação do condutor, que também não terá de pagar o valor referente ao tipo de infração, pois não é gerado boleto.

Tem que pagar multa convertida em advertência?

No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa. É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no art. 267 do Código de Trânsito Brasileiro-CTB.

Qual a diferença de multa e advertência?

Uma das penalidades previstas no Código de Trânsito, em caso de infração, é a advertência por escrito. Ela é mais branda que as demais, como multa, suspensão e cassação, por não acarretar nenhum prejuízo imediato ao motorista - seja financeiro, com um valor de multa a ser pago, ou pelos pontos adicionados à CNH.

O que fazer quando receber uma notificação de trânsito?

A partir do recebimento da Notificação de Autuação você poderá apresentar a Defesa Prévia e também indicar o condutor do veículo que cometeu a infração de trânsito. Na Notificação de Autuação não é informado o valor da multa.

O que acontece depois que o juiz dá a sentença?

Conclusão. A sentença judicial é o desfecho de um processo judicial, representando a decisão do juiz sobre os direitos e obrigações das partes envolvidas. Após a sentença, inicia-se uma nova etapa do processo, que envolve a análise de recursos e a possível execução da decisão.

Qual é o prazo para o juiz dar a sentença?

Não há um prazo fixo estabelecido em lei para que o juiz profira a sentença, porém, segundo o Artigo 226 do CPC, o magistrado deve proferir a sentença em até 30 dias após a conclusão dos autos.

O que diz o artigo 269?

269. Intimação é o ato pelo qual se dá ciência a alguém dos atos e dos termos do processo. § 1º É facultado aos advogados promover a intimação do advogado da outra parte por meio do correio, juntando aos autos, a seguir, cópia do ofício de intimação e do aviso de recebimento.

O que fazer para não pagar multa de trânsito?

Você pode solicitar à autoridade de trânsito para que a multa seja substituída por uma advertência. QUAL A VANTAGEM? Com isso, você não precisará pagar a multa. O procedimento encontra-se em vigor, a substituição da multa por uma advertência escrita está prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

Como fazer a defesa de uma multa?

Você deve preencher o Formulário de Defesa da Autuação (Defesa Prévia) disponibilizado pelo DNIT e juntar a documentação solicitada. Web : Portal de Multas de Trânsito do DNIT. Formulário de Defesa datado e assinado.

O que acontece quando a infração é convertida em penalidade?

A notificação de penalidade, por outro lado, deixa de ser um aviso e você só a recebe quando ignora a notificação de infração, ou tem sua defesa prévia negada. Nesse caso, o órgão de trânsito lhe impõe a penalidade como consequência do ato cometido. Nesse caso, a multa de trânsito.

O que diz o artigo 270 do CTB?

270. O veículo poderá ser retido nos casos expressos neste Código. § 1º Quando a irregularidade puder ser sanada no local da infração, o veículo será liberado tão logo seja regularizada a situação.

Quais são os tipos de advertência?

Existem dois tipos de advertência, a verbal e escrita, que são aplicadas respectivamente devido a infrações cometidas por um colaborador.

O que caracteriza advertência?

A advertência é um aviso ao empregado para que ele tome conhecimento do seu comportamento ilícito e das implicações que podem advir em caso de reincidência.

Qual o prazo para converter multa em advertência?

Com a nova regra, caso o condutor cometa uma infração leve ou média sem receber outra multa ao longo dos últimos 12 meses, poderá ter a multa convertida de forma escrita. Antes, essa era uma opção do infrator. Agora, é um procedimento automático do órgão de trânsito responsável.

Quais multas podem ser convertidas?

Substituição é possível em todo país para quem cometeu infração leve ou média, sem reincidência, no período de um ano. É possível substituir algumas multas de trânsito por advertências. Essa troca vale para os motoristas que cometeram uma infração de natureza leve ou média, sem reincidência, no período de um ano.

Quando será aplicada a advertência por escrito?

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, a advertência por escrito pode ser aplicada para infrações de natureza leve ou média, desde que o condutor não seja reincidente na mesma infração nos últimos 12 meses.

Qual o prazo de validade de uma advertência?

Ressaltamos algo muito importante: a advertência trabalhista não tem validade, não prescrevendo. Ou seja, se você cometer três faltas que geram advertências pelo mesmo motivo você pode ser demitido por justa causa. Porém, os tribunais do trabalho tem diferente compreensão e iremos descrever melhor abaixo.

É possível converter multa grave em advertência?

Não. A primeira multa gravíssima não pode ser convertida em advertência. Apenas multas médias e leves podem ser automaticamente convertidas em advertência caso não sejam reincidentes no período de 12 meses. Assim, a infração gravíssima gera uma penalidade de 7 pontos na CNH e a imposição de uma multa de R$ 293,47.

Como converter multa em advertência Detran-es?

Para conseguir a conversão da multa em advertência a autuação deve ter sido aplicada pelo DETRAN, além de o condutor não ter sido autuado por nenhuma infração de trânsito nos últimos 12 meses; que contra o interessado não esteja tramitando nenhum procedimento administrativo de suspensão do direito de dirigir ou de ...

Artigo anterior
Onde o BTS tem mais fãs?
Artigo seguinte
Pode usar graxa grafitada em rolamento?