Como ocorre a eliminação renal de um fármaco?

Perguntado por: Isaac Dinis de Silva  |  Última atualização: 11. Juni 2024
Pontuação: 5/5 (19 avaliações)

A excreção renal é a mais comum, mas depende da natureza hidrofílica dos fármacos. Esses podem ser filtrados no glomérulo renal, secretados no túbulo proximal, reabsorvidos no lúmen tubular e transportados de volta ao sangue, e excretados para a urina.

Como os fármacos são eliminados pela via renal?

Excreção renal. A filtração renal responde pela maior parte da excreção de fármacos. Cerca de um quinto do plasma que alcança o glomérulo é filtrado pelos poros no endotélio glomerular; quase toda a água e a maioria dos eletrólitos são reabsorvidas passiva ou ativamente dos túbulos renais de volta à circulação.

Como ocorre o processo de eliminação dos fármacos?

A maioria dos medicamentos, especialmente os medicamentos hidrossolúveis e seus metabólitos, é eliminada principalmente pelos rins na urina. Portanto, a dose do medicamento depende amplamente da função renal.

Quais são os processos pelos quais os fármacos podem ser eliminados pelos rins?

- Filtração glomerular; - Secreção tubular ativa; - Difusão passiva através do epitélio tubular.

Quais são as possíveis vias de eliminação de fármacos?

A excreção dos fármacos do organismo geralmente se dá por via renal ou biliar e é facilitada devido à metabolização dos fármacos nas fases de oxidação/redução e conjugação/hidrólise, já que podem aumentar a hidrossolubilidade dos fármacos.

Metabolismo hepático eliminação renal de fármacos

30 questões relacionadas encontradas

O que é excreção renal?

A excreção tem por principal função eliminar substâncias nitrogenadas e regular a quantidade de água nos indivíduos. Os excretas nitrogenados podem ser eliminados sob diferentes formas, dependendo do animal: aminoácidos, ureia e ácido úrico.

Quais as principais vias de administração e eliminação dos fármacos?

Podemos administrar via oral (boca), retal (ânus), sublingual (embaixo da língua), injetável (intravenoso), dermatológica (pele), nasal (nariz) e oftálmica (olhos), dentre outras. Cada via é indicada para uma situação específica; cada uma apresenta vantagens e desvantagens.

Qual o processo que os rins desenvolvem na farmacocinética?

A droga é metabolizada pelo fígado, excretada pela bile. Sofre hidrólise e volta a ser droga ativa sendo reabsorvida. A eliminação pelo rim envolve 3 processos (Filtração glomerular; secreção tubular ativa e reabsorção tubular passiva). As alterações da função renal global afetam esses 3 processos na mesma extensão.

Quais substâncias são eliminadas pela urina?

O ser humano apresenta como excreta principal a uréia, excretando amônia e ácido úrico em menor quantidade. A uréia é formada no fígado e lançada no sangue. O sistema excretor realiza a filtração do sangue e elimina a uréia através da urina. É importante ressaltar a diferença entre evacuação e excreção.

Qual é a diferença entre excreção e eliminação?

Na eliminação há a inativação da substância tóxica ou metabolito e também carreamento por água, já na excreção apenas a substância nociva é liberada, nem sempre ela está inativada, um bom exemplo é o pus, que é chamado de secreção purulenta. A eliminação é bem exemplificada pela urina.

Qual o papel da metabolização na eliminação dos fármacos?

O metabolismo desempenha, assim, um importante papel na eliminação de fármacos, e impede que estes compostos permaneçam por tempo indefinido no nosso organismo11. As reações metabólicas são divididas em fase 1 (oxidação, redução e hidrólise) e fase 2 (conjugação).

Qual a via mais rápida de absorção de medicamentos?

As vias injetáveis e sublinguais merecem destaque quando o assunto é a velocidade de absorção de fármacos. Isso porque facilitam a passagem do ativo para o organismo quando comparadas com outras vias (como a oral) e sofrem menos interferência das atuações do metabolismo.

Qual o principal órgão de metabolismo de fármacos?

O fígado é o principal local de metabolismo de fármacos [para revisão, ver (1. Embora a biotransformação classicamente efetue a inativação de fármacos, alguns metabólitos são farmacologicamente...

Quais os principais fatores que influenciam na eliminação de fármacos através de filtração glomerular?

  • Dose de fármaco.
  • administrada.
  • Concentração do fármaco.
  • na circulação sistêmica.
  • Concentração do fármaco.
  • no local de ação.
  • ABSORÇÃO.

Como ocorre a filtração glomerular e reabsorção e secreção tubular?

Na primeira etapa, ocorre filtração de grande quantidade de lí- quido através da membrana do capilar glomerular para a cápsula de Bowman; Na segunda etapa, a água e alguns solutos são reabsorvidos dos túbulos para o sangue; e por fim na última etapa ocorre a secreção de substâncias do sangue para os túbulos.

O que é e como ocorre a reabsorção e secreção renal?

Na alça de Henle e no túbulo distal, substâncias também são reabsorvidas. Além da reabsorção, ocorre a secreção no túbulo renal, que é um processo oposto ao da reabsorção. Na secreção, as substâncias presentes nos capilares são lançadas no interior do túbulo renal, o que garante a sua eliminação pela urina.

Onde ocorre o processo de filtração renal?

Filtração: A primeira etapa da formação da urina é o processo de filtração, que ocorre no interior do corpúsculo renal. Em razão da alta pressão do sangue no interior dos capilares do glomérulo, substâncias extravasam para o interior da cápsula renal.

Como os rins eliminam as toxinas?

Todo nosso sangue é filtrado várias vezes ao dia, fazendo com que o sangue que chega aos rins através da artéria renal volte limpo ao coração e, assim, todas as toxinas sejam eliminadas na forma de urina.

Qual é o trajeto da urina desde a sua formação até a eliminação?

A urina é produzida nos rins, passa pelos ureteres é armazenada temporariamente na bexiga e posteriormente lançada para o exterior do corpo via uretra. A formação da urina ocorre na região dos rins chamadas de néfrons.

Como ocorre o processo renal?

Os rins filtram diariamente quase 180 litros de sangue. Depois de filtrado os produtos da excreção (uréia, excesso de sais minerais, drogas) são eliminados em forma de urina. O aporte de sangue ocorre através das artérias renais e o sangue "limpo" ou depurado retorna à circulação por meio das veias renais.

O que é a excreção dos fármacos?

DEFINIÇÃO: Processo pelo qual o fármaco é retirado da circulação sistêmica, levando à sua eliminação ( l Cp).

Quais processos são realizados nos rins para a formação da urina?

As etapas de formação da urina são filtração, reabsorção e secreção, processos que ajudam a remover resíduos, toxinas, ureia e outras substâncias que são produzidas pelo corpo e que estão presentes no sangue.

Quais são as 5 fases da farmacocinética?

A etapa farmacocinética é composta por cinco fases:
  • Absorção.
  • Distribuição.
  • Biotransformação.
  • Biodisponibilidade.
  • Excreção.

Quais são as etapas da farmacodinâmica?

Os processos farmacocinéticos envolvem as etapas de absorção, distribuição, biotransformação e excreção.

Onde é feita a absorção dos medicamentos?

Por essas razões, a maioria dos fármacos é absorvida, principalmente, no intestino delgado, e os ácidos, apesar da capacidade de atravessar membranas prontamente por serem fármacos não ionizados, são absorvidos mais rapidamente no intestino do que no estômago [para revisão, ver (1. As formas de dosagem (p.

Artigo anterior
O QUE É nomenclatura dos seres vivos?
Artigo seguinte
O que é enxaqueca silenciosa?