O que é enxaqueca silenciosa?

Perguntado por: Mauro Ivan de Pinheiro  |  Última atualização: 11. Juni 2024
Pontuação: 4.6/5 (43 avaliações)

A enxaqueca silenciosa, também conhecida como enxaqueca sem dor de cabeça, é uma condição em que a pessoa experimenta sintomas de enxaqueca, como aura visual (perda de visão ou sensação de ver um ponto brilhante), náusea, fadiga e sensibilidade à luz, mas sem a dor de cabeça característica da enxaqueca comum.

Quais são os 3 tipos de enxaqueca?

Os três tipos de enxaqueca principais, como já citado, incluem a enxaqueca com aura, a enxaqueca sem aura e a enxaqueca crônica. Cada um deles possui peculiaridades que os diferenciam e que criam diversas subdivisões.

O que é crise de enxaqueca sem aura?

A enxaqueca sem aura, como o próprio nome sugere, é aquela que não apresenta aura, ou seja, não há sintomas neurológicos antecedentes à dor. Ela também é chamada de “enxaqueca comum”. Afinal, aproximadamente 70% das pessoas que se queixam de dores de cabeça têm enxaqueca sem aura.

Como saber se é enxaqueca ou não?

Outros sintomas muito comuns da enxaqueca:

– sensibilidade à luz, a cheiros, ao barulho; – náuseas, vômitos; – sintomas visuais, como pontos luminosos, escuros, linhas em ziguezague que antecedem ou acompanham as crises de dor; – formigamento e dormências no corpo (as auras da enxaqueca);

Qual o sintoma mais grave da enxaqueca?

Uma cefaleia de enxaqueca é geralmente uma dor pulsátil ou latejante que varia de moderada a grave. Ela pode afetar um ou ambos os lados da cabeça. Frequentemente, é agravada pela atividade física, luz, sons ou odores e acompanhada por náuseas, vômitos e sensibilidade a sons, luz e/ou odores.

Enxaqueca: A Epidemia Silenciosa que Ninguém Fala

34 questões relacionadas encontradas

O que leva a pessoa a ter enxaqueca?

Consumo de alguns alimentos, como chocolate, cafeína, queijos, entre outros. Fatores hormonais. Mudanças nos níveis hormonais durante o ciclo menstrual, gravidez ou uso de pílulas anticoncepcionais podem desencadear enxaquecas. Fatores ambientais, como luz intensa, ruído alto e condições ambientais.

Qual exame para saber se tem enxaqueca?

O diagnóstico da enxaqueca depende principalmente dos sintomas relatados pelo paciente e do exame neurológico. Exames de imagem, como a RM ou a TC, são usados ​​raramente, mas em casos específicos, enquanto o Doppler transcraniano é uma ferramenta menos comum, mas valiosa, para avaliar o fluxo sanguíneo cerebral.

Onde se localiza a dor da enxaqueca?

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça primária e também fazem parte desse grupo: Cefaleia tensional - é o tipo de dor de cabeça mais comum. Normalmente atinge a parte de trás da cabeça, as têmporas e a testa. Podem durar de horas a dias, coexistir com a enxaqueca, e uma pode transformar ou desencadear a outra.

Quando é que a enxaqueca é preocupante?

Consideramos esse quadro quando o paciente apresenta dor de cabeça mais intensa por mais de 15 dias seguidos. Nesse caso o paciente possui os sintomas mais intensos e o tratamento também é um pouco mais complexo.

O que ajuda a aliviar a enxaqueca?

Entenda melhor essas e outras recomendações a seguir.
  1. Repouse em um ambiente escuro e silencioso. ...
  2. Faça um escalda-pés. ...
  3. Hidrate-se e alimente-se bem. ...
  4. Aplique uma compressa fria no local da dor. ...
  5. Faça pressão e massagem sobre as têmporas. ...
  6. Faça terapia de biofeedback. ...
  7. Tomar um analgésico.

O que é enxaqueca emocional?

O que é Dor de Cabeça por Estresse? Ela ocorre quando o estresse cotidiano resulta em tensão e dor na região da cabeça. Diferente de enxaquecas ou dores de cabeça de origem secundária, ela geralmente se manifesta como uma pressão constante, frequentemente associada à rotina agitada e preocupações.

O que acontece na cabeça quando temos enxaqueca?

Quando estimulados, os nervos podem liberar substâncias que causam inflamação dolorosa dos vasos sanguíneos do cérebro (os vasos sanguíneos cerebrais) e as camadas de tecidos que cobrem o cérebro (meninges). A inflamação provoca cefaleia latejante, náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.

Quanto tempo dura a crise de enxaqueca?

“A enxaqueca se expressa por meio de uma dor unilateral alternante, pulsante e com duração entre quatro e 72 horas. Se a frequência é de 15 vezes ou mais por mês, durante três meses seguidos, então podemos dizer que é uma enxaqueca crônica”, elucida Hermes.

Quem tem enxaqueca sente dor de cabeça todos os dias?

Dor de cabeça constante e enjoo pode indicar uma infinidade de condições. Dentre as principais causas, podemos citar: crise de enxaqueca, onde o enjoo é um sintoma muito frequente e, até mesmo, tumor cerebral (hipertensão intracraniana). Em casos de sintomas, é essencial procurar auxílio médico para análise.

O que acontece se não tratar a enxaqueca?

Não tratar a enxaqueca pode resultar em episódios mais frequentes e intensos de dor, prejudicando significativamente a qualidade de vida. A longo prazo, há riscos de desenvolver condições sérias como cefaleia crônica e maior susceptibilidade a acidentes vasculares cerebrais.

Qual é a diferença entre cefaleia e enxaqueca?

A cefaleia é o termo médico para dor de cabeça. Já a enxaqueca é um tipo específico e muito comum de cefaleia primária. Ela geralmente é uma dor de cabeça crônica, unilateral, com dor moderada a severa, do tipo pulsátil, associada a náusea/vômitos, podendo piorar com a luz ou alguns tipos de odor.

Como o neurologista diagnóstica a enxaqueca?

O diagnóstico da enxaqueca (migrânea crônica) é clínico, ou seja, nos baseamos nos dados da história clínica, história familiar e exame físico e neurológico do paciente. Os exames complementares como tomografia de crânio e/ou ressonância magnética de encéfalo desse paciente, via de regra, são normais.

O que aparece na ressonância de quem tem enxaqueca?

Os estudos com ressonância magnética2-9 (RM) têm demonstrado presença de hipersinal (nos exames realçados com gadolínio venoso) e espessamento do nervo craniano acometido. Alguns autores sugerem que esse possa ser um critério auxiliar ao diagnóstico3,4,6,7.

Quais os sintomas da enxaqueca ocular?

Perda transitória do campo visual e cegueira temporária em um dos olhos; enxergar pontos cintilantes ou ter a visão escurecida; dor de cabeça e enjoo. Esses são alguns dos sintomas da enxaqueca ocular, ou oftálmica, um distúrbio raro que afeta uma em cada 200 pessoas que sofrem de enxaqueca comum.

Quem tem enxaqueca pode ter um AVC?

Estudos em grandes populações mostram que pessoas que sofrem de enxaqueca têm risco aumentado de Acidente Vascular Cerebral. Dessa forma, pacientes que sofrem com este problema devem evitar e tratar com atenção os fatores de risco para doença vascular como a hipertensão arterial, o tabagismo, o diabetes e a obesidade.

Quais são os gatilhos da enxaqueca?

O estresse, a ansiedade, o bruxismo de vigília, dormir mal, ter hábitos irregulares, a luz forte, alguns cheiros, mudanças hormonais e até mesmo alguns alimentos podem ativar os gatilhos, e com isso, sentir dores de cabeça com certa frequência.

É perigoso a enxaqueca?

Enxaqueca: quais são seus principais riscos? Ter enxaqueca com aura (ou migrânea com aura, na linguagem técnica) aumenta em três vezes o risco de a pessoa sofrer um AVC. Inclusive, ela foi reconhecida como fator de risco para eventos do tipo em revisões de estudos feitas há pelo menos dez anos.

Como é a enxaqueca de ansiedade?

Enxaqueca. Nesse caso, a pessoa pode sentir uma dor latejante com pulsação em um lado do rosto ou da cabeça. Formigamentos, visão embaçada, náuseas e aumento da sensibilidade ao som, à luz ou a cheiros fortes também são comuns 2.

Como fica o corpo depois de uma crise de enxaqueca?

Muitas pessoas relatam uma sensação de “ressaca” após a crise de enxaqueca. Essa sensação é a quarta fase da enxaqueca, conhecido como pósdromo. Os sintomas costumam durar algumas horas, ou até poucos dias: Fadiga.

Qual a raiz emocional da enxaqueca?

Por isso, um dos gatilhos para a ocorrência das crises de enxaqueca é o excesso de estresse. Ele causa tensão, irritação, alterações no humor, ansiedade, e outros. Ao mesmo tempo em que o estresse pode ser uma causa da crise de enxaqueca1, essas tensões podem favorecer a ocorrência de mais dores.

Artigo anterior
Como ocorre a eliminação renal de um fármaco?
Artigo seguinte
Para que serve colocar canela no perfume?