Tem como declarar um imóvel sem escritura?

Perguntado por: Bárbara Érika Costa de Andrade  |  Última atualização: 21. Mai 2025
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Objetivamente, a resposta é sim. É necessário declarar imóvel que não foi escriturado no Imposto de Renda. Se o imóvel foi adquirido antes de 2020, deve ser declarado não só no IRPF 2021, mas também deverá ser retificada as declarações dos anos anteriores.

Como declarar imóvel sem escritura no Imposto de Renda?

Para declarar o imóvel adquirido na planta, é preciso abrir a aba “Bens e Direitos”, grupo, “grupo “01 – Bens Imóveis”, código “11 – Apartamento” ou “12 – Casa”. Em seguida indicar em “Situação em 31/12/2023” o valor efetivamente pago.

O que fazer se o imóvel não tem escritura?

Atualmente quem reside ou dispõe de um imóvel sem escritura pode reverter a situação. Para isso, uma das alternativas é encontrar os antigos donos ou herdeiros, entrar com o pedido de usucapião e/ou solicitar uma nova escritura por meio do Direito de Laje.

Como comprovar propriedade de imóvel sem escritura?

Deverão ser apresentados vários documentos como RG, CPF, se for casado Certidão de Casamento, Certidão de Matrícula Atualizada do Imóvel, entre outros. Por isso, recomenda-se o contato antecipado com o cartório para obter a lista completa do que será preciso.

Qual documento substitui a escritura de imóvel?

O registro de imóveis, ou registro geral de imóveis (RGI), é o documento que atesta a transferência de propriedade do bem de forma efetiva.

COMO DECLARAR IMÓVEL SEM ESCRITURA?

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Qual documento garante a propriedade do imóvel?

O registro de imóvel é um documento essencial para comprovar a posse de um imóvel. Para que o procedimento seja feito de forma adequada, existem pontos importantes a considerar durante o processo de legalização. Ainda há muitas dúvidas sobre esse processo, bem como sobre os possíveis custos dessa formalização.

Qual documento mais importante de um imóvel?

Marcelo Tapai, advogado especialista em direito imobiliário: A matrícula de um imóvel é o documento mais importante que existe para sua casa. É considerado o RG do imóvel e tudo que se refere àquele bem está anotado na matrícula.

O que comprova que a casa é minha?

O documento de compra e venda de um imóvel mais importante é o comprovante de identidade, que pode ser o RG ou a CNH. Com esses documentos, é possível identificar quem está comprando o imóvel e assim garantir a segurança da transação.

Como declarar posse de imóvel?

Declarando a posse de um imóvel no IR

Para declarar imóveis, no Programa Gerador de Declaração (PGD), recorra à ficha “Bens e Direitos”, no “Grupo 01 — Bens Imóveis”, independentemente do tipo ou da situação da propriedade. Ainda, preencha as informações conforme o código de cada bem.

Como fazer uma declaração de posse de um imóvel?

Esta declaração não exige um formato pré-estabelecido, mas deve conter todas as informações importantes do proprietário, como nome completo, nacionalidade, estado civil, profissão, documento de identidade, CPF, endereço residencial, o tempo que mora no local…

Quem paga IPTU vira dono do imóvel?

A Lei autoriza, assim, que o município cobre o IPTU tanto do dono (proprietário) quanto de quem usa o bem há longo tempo (possuidor). Desse modo, podemos afirmar com certeza que apesar de a regra ser o dono pagar o IPTU, não necessariamente o titular no cadastro municipal do IPTU é o dono do imóvel.

Quem não tem escritura paga IPTU?

Sim. Mesmo sem escritura ou registro, o imóvel irregular pagará o imposto. Pois o imposto incidirá sobre todos os imóveis em área urbanas do município, até mesmo em terrenos irregulares e edificações irregulares.

É obrigatório declarar imóvel abaixo de 300 mil?

Mas se ainda assim você decidir manter o dinheiro em casa, a partir de R$ 30 mil a declaração do montante à Receita Federal é obrigatória.

O que acontece se eu não declarar um imóvel?

Como funciona a multa por não declarar um imóvel? A multa aplicada pela Receita Federal pode variar de 1% a 75% do valor do imposto devido, conforme estabelecido no artigo 44 da Lei 9.430/96. Além disso, os juros cobrados sobre o valor devido podem chegar a 20% ao ano, conforme estabelecido no artigo 61 da mesma lei.

Como declarar imóvel comprado há muito tempo?

Se o imóvel foi comprado e quitado em 2022, o contribuinte deve deixar zero em 31/12/2021, e informar o valor do imóvel em 31/12/2022. Esse valor compreende tudo o que foi pago durante 2022, ou seja, entrada, FGTS, custos e eventuais parcelas.

O que acontece se não fizer o registro de uma escritura?

Ou seja, enquanto não houver registro da compra e venda no Cartório de Registro de Imóveis, o vendedor continuará como proprietário. E sendo proprietário, poderá continuar usufruindo do bem, podendo vender a terceiros, dar como garantia, ou até mesmo ser bloqueado por alguma ação judicial.

Qual o valor do imóvel para declarar Imposto de Renda?

O primeiro é que a venda do imóvel não pode ultrapassar R$ 440 mil, além de: Deve ser o único imóvel que você tenha; Estar dentro do prazo de 5 anos, ou seja, você pode utilizar este benefício uma vez a cada 5 anos. Existem outras opções para aproveitar a isenção?

Quanto custa uma declaração de posse de imóvel?

Qual é o valor de uma escritura de posse? Os custos de uma escritura de posse têm a ver com o valor do imóvel. Por exemplo, um lote de R$ 15.000,00 custa R$ 674,05. Já um imóvel de cerca de R$ 100.001,00 até R$ 200.000,00 custa R$ 2.686,65.

Quais documentos comprovam a posse?

Introdução
  • Registro Público de Imóveis. O registro público de imóveis é um dos principais documentos que comprova a posse e a propriedade. ...
  • Pagamento de IPTU. ...
  • Benfeitorias e Manutenção do Imóvel. ...
  • Comprovação de Residência. ...
  • Testemunhas e Declarações de Vizinhança. ...
  • Registro Fotográfico e Documental.

O que comprova a titularidade de um imóvel?

Escritura

A escritura pública nada mais é do que a forma de fazer o contrato de compra e venda ou mesmo a doação de um imóvel. Ela é feita em cartório, sendo um documento solene, ou seja, que possui formalidades para ser feito. A escritura pode ser consultada de forma pública por qualquer interessado.

Como descobrir a escritura de um imóvel?

Competência Registral site www.registrodeimoveis.org.br navegue na página serviços>mapa nacional de transações”. A busca está disponível por CEP ou endereço do imóvel.

O que é mais caro escritura ou Registro de Imóveis?

O registro propriamente dito costuma apresentar o valor mais alto entre as taxas do cartório. Em média, o documento custa 1% do valor venal do imóvel, portanto, se a propriedade valer R$ 200 mil, por exemplo, você pagará em torno de R$ 2 mil para a taxa de registro.

Quando o imóvel não têm documento?

Para regularizar um imóvel sem escritura o comprador, ou atual possuidor, deve fazer a sua matrícula em um Cartório de Registro de Imóveis. Este documento será uma identidade do imóvel, contendo todo seu histórico. Deve-se também levantar toda a documentação existente do imóvel, como dados dos donos anteriores.

Quanto custa fazer a escritura de um imóvel?

Em geral, é cobrado um percentual definido entre 2% e 3% do valor venal ou real do imóvel. Para saber ao certo o valor venal de seu imóvel, o ideal é consultar diretamente a Prefeitura. Se um imóvel vale R$ 200 mil, por exemplo, e a taxa é de 3%, o registro irá custar R$ 6 mil.

Como se prova a propriedade?

1.No direito brasileiro a prova da propriedade de bem imóvel se dá mediante a apresentação de escritura devidamente registrada no Cartório de Registro de Imóveis competente, a teor dos artigos 1.227 e 1.245 , § 1º , do Código Civil . 2.

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