Quem trata TDAH neurologista ou psiquiatra?

Perguntado por: Wilson Domingues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (36 avaliações)

TDAH é uma condição que deve ser diagnosticada e tratada por psiquiatra, pois outros transtornos mentais podem prejudicar a atenção e memória e precisam ser descartados, como é o caso dos Transtornos da Ansiedade e da Depressão.

Qual o especialista para TDAH?

O profissional que trata o TDAH pode ser um psiquiatra ou um neurologista. É importante que seja um profissional capacitado nessa área para que seja feito um diagnóstico correto.

Como neurologista faz diagnóstico de TDAH?

O diagnóstico do TDAH é clínico, ou seja, é feito via dados de observação e história objetiva e subjetiva do paciente. Há testes psicológicos, no entanto, que podem auxiliar no diagnóstico e gravidade dos prejuízos apresentados nesta esfera.

Como o psiquiatra avalia TDAH?

Os exames feitos no diagnóstico de TDAH

O protocolo geralmente é visitar o psiquiatra-neurologista que fará uma avaliação médica e neuropsicológica completa que será auxiliada, além da avaliação dos pais, a avaliação psicologia e ao histórico do paciente.

Como o psicólogo diagnóstica TDAH?

O diagnóstico do TDAH é realizado predominantemente através de uma minuciosa investigação clínica da história do paciente (Barkley, 1999), porém é possível e indicada a realização de um processo amplo, em que possam ser utilizados vários recursos instrumentais (entrevistas, escalas, testes psicológicos).

Neurologista ou Psiquiatra? Quem e quando procurar?

29 questões relacionadas encontradas

Como o psicólogo trata TDAH?

A psicoterapia no tratamento de TDAH

É papel do psicólogo ajudar, na terapia será realizada uma avaliação bem apurada da gravidade dos sintomas do paciente para que o tratamento mais adequado seja colocado em prática.

O que o psicólogo pode diagnosticar?

Considerando que o psicólogo pode diagnosticar condições mentais que incapacitem o paciente para o trabalho e/ou estudos; ... 1º É atribuição do psicólogo a emissão de atestado psicológico circunscrito às suas atribuições profissionais e com fundamento no diagnóstico psicológico produzido.

Quais as possibilidades de atuação de um psicólogo que atende um paciente com déficit cognitivo?

De acordo com este enfoque, a tarefa do psicólogo cognitivo é descobrir leis que estabeleçam conexões entre o comportamento e a variedade de aspectos e elementos com os quais o comportamento esta relacionado, procurando encarar o problema de forma mais abrangente.

Como a psicologia pode intervir nos processos cognitivos?

De acordo com este enfoque, a tarefa do psicólogo cognitivo é descobrir leis que estabeleçam conexões entre o comportamento e a variedade de aspectos e elementos com os quais o comportamento esta relacionado, procurando encarar o problema de forma mais abrangente.

Como os psicólogos devem proceder diante do atendimento ao deficiente?

Estude bem o seu público. Entenda a forma como ele manuseará os materiais do instrumento. E, por fim, avalie o impacto das adaptações em relação à acessibilidade, usabilidade e objetividade. Sempre que possível, consulte um especialistas da área que tenha a mesma deficiência do teste que está sendo adaptado.

Como o psicólogo pode contribuir para o avanço do campo de pesquisa e intervenção sobre deficiência?

O psicólogo pode atuar no cotidiano da inclusão escolar criando em parceria com os educadores novas formas de mediação qualificada, visando superar as barreiras vivenciadas pelo aluno com deficiência e os demais envolvidos no contexto escolar. Dentre essas barreiras, aquelas de natureza atitudinal 6.

Como um psicólogo diagnosticar a depressão?

Olá! O psicólogo tem autonomia para dar diagnóstico e indicar que o paciente também busque uma avaliação psiquiátrica para que seja feita a indicação da medicação pelo próprio psiquiatra. Para vários tipos de casos e transtornos sabe-se que a psicoterapia aliada ao tratamento medicamentoso trazem melhores resultados.

Quais exames o psicólogo pode solicitar?

Além de escutar um paciente para traçar o diagnóstico, ele poderá solicitar exames auxiliares de diagnóstico como tomografias, análises de sangue, ressonâncias etc.

Como é que se faz o diagnóstico em psicologia?

Segundo VAN KOLCK (1984), as técnicas projetivas devem ser consideradas como um instrumento para o diagnóstico psicológico. Defende que uma técnica não vai trazer em si o diagnóstico, mas poderá representar importante contribuição. Outros procedimentos como observação e entrevistas, também devem ser considerados.

Como atestar TDAH?

O DIAGNÓSTICO CORRETO E PRECISO DO TDAH SÓ PODE SER FEITO ATRAVÉS DE UMA LONGA ANAMNESE (ENTREVISTA) COM UM PROFISSIONAL MÉDICO ESPECIALIZADO (PSIQUIATRA, NEUROLOGISTA, NEUROPEDIATRA).

Artigo anterior
O que significa a palavra castidade na Bíblia?
Artigo seguinte
Qual cerveja não dá ressaca?