O que são serviços públicos delegáveis e indelegáveis?
Perguntado por: Sofia Machado Gomes | Última atualização: 15. März 2025Pontuação: 4.7/5 (37 avaliações)
1.SERVIÇOS DELEGÁVEIS E INDELEGÁVEIS Como exemplo, os serviços de transporte coletivo, energia elétrica, sistema de telefonia etc. Serviços indelegáveis, por outro lado, são aqueles que só podem ser prestados pelo Estado diretamente, ou seja, por seus próprios órgãos ou Page 6 agentes.
O que são serviços públicos delegáveis?
a) serviços públicos indelegáveis: são aqueles que somente podem ser prestados pela Administração, ou seja, não admitem delegação de sua execução a terceiros, em razão de estarem relacionados com as atividades inerentes do Poder Público. Ex: serviço de segurança nacional.
Quais serviços públicos podem ser delegados?
Serviços Públicos Exclusivos Delegáveis: são os serviços públicos passíveis de delegação, mas sem obrigatoriedade (ex: energia elétrica, aviação, etc.)
O que é delegação de serviço público?
A outorga ocorre quando o Estado cria uma entidade e a ela transfere, por lei, a titularidade determinado serviço público ou de utilidade pública. A delegação ocorre quando o Estado transfere por contrato (concessão) ou ato unilateral (permissão ou autorização) tão-somente a execução do serviço público.
Quais são as classificações dos serviços públicos?
Quanto ao objeto, os serviços públicos podem ser classificados em: serviços administrativos, serviços comerciais ou industriais e serviços sociais. Os serviços administrativos não são usufruíveis diretamente pela sociedade, correspondem aos serviços que a Administração executa para atender suas necessidades internas.
Classificação dos Serviços Públicos (Direito Administrativo): Resumo Completo
O que é um serviço divisível?
Serviços públicos uti singuli ou divisíveis
São aqueles cuja fruição pessoal, familiar ou por outra unidade (ex.: por residência), aceita mensuração objetiva, ou seja, a utilização pode ser calculada de forma individualizada.
Quais são os três serviços públicos?
6º-A São serviços públicos essenciais a saúde, a educação, o transporte, a segurança, o fornecimento de energia elétrica, água e telefonia, a captação e o tratamento de esgoto e lixo, a compensação bancária, a administração da justiça, os serviços funerários e o controle do tráfego marítimo e aéreo.”
Quais são os tipos de delegação?
Existem dois tipos de Delegação: (a) Permissão; e (b) Concessão. A Permissão é realizada por meio de contrato de adesão, de caráter precário e sem prazo determinado.
Qual é a definição de delegação?
Transferir poder, função, competência, etc. a outrem, que passa a poder representar e agir em nome de quem transferiu esse poder, função, competência, etc. 3. Incumbir, cometer, confiar.
O que é uma delegação?
Ato pelo qual o Congresso Nacional delega ao Presidente da República, por solicitação deste, o poder de editar leis delegadas.
Quais são as formas de descentralização?
- DESCENTRALIZAÇÃO POR OUTORGA.
- DESCENTRALIZAÇÃO POR DELEGAÇÃO.
- DESCENTRALIZAÇÃO TERRITORIAL.
Qual é a diferença entre concessão e permissão?
Na concessão existe um prazo determinado, de acordo com o contrato. E a formalização será feita por meio do contrato de concessão. Ao contrário do que ocorre na permissão, que será formalizada por um contrato de adesão e tem caráter precário.
Qual é a diferença entre serviços públicos e serviços de utilidade pública?
O serviço público propriamente dito é aquele indispensável a sobrevivência do Estado e do grupo social a que é dirigido. Por isso, são serviços privativos do Poder Público. É o caso, por exemplo, da defesa nacional. Em contraposição, o serviço público de utilidade pública é aquele que facilita a vida do indivíduo.
Quais atos são irrevogáveis?
Quais são os atos notariais irrevogáveis? A emancipação e o reconhecimento de paternidade são atos feitos no Tabelião de Notas ( Cartórios de Notas) são irrevogáveis, assim, após realizados, não é possível voltar atrás da decisão.
Quais são as 3 características elementos dos serviços públicos?
60): 1) o critério orgânico, que distingue a atividade pela presença do ente público na prestação do serviço; 2) o critério material, ou seja, de ser a prestação destinada ao povo, de interesse coletivo; e 3) o critério formal, ligado à submissão ao regime jurídico de direito público.
Quais são os atos irrevogáveis?
São os chamados atos irrevogáveis, resultantes das limitações do poder de revogar. São insuscetíveis de revogação: 1º) os atos consumados, que exauriram seus efeitos; Ex.: Um ato que concedeu licença ao servidor; se este já gozou a licença, o ato já exauriu seus efeitos, não há que se falar em revogação.
Quais são as vantagens da delegação?
Permite ao gestor observar de forma sistemática o desenvolvimento dos seus colaboradores; Existe uma maior satisfação dos objetivos profissionais e pessoais dos colaboradores; Verifica-se um progressivo aumento da autonomia dos colaboradores e a consequente evolução da organização.
Quais são os 5 passos para a delegação?
- Selecionar as tarefas a delegar.
- Escolher o delegado.
- Ensinar a tarefa.
- Controlar a tarefa delegada.
- Avaliar os resultados.
Como é feita a delegação?
A delegação é normalmente efetivada por prazo determinado. Há delegação, por exemplo, nos contratos de concessão ou nos atos de permissão, em que o Estado transfere aos concessionários e aos permissionários apenas a execução temporária de determinado serviço.
Quais são os 7 níveis de delegação?
- Nível 1: Mande. O Líder toma a decisão e informa ao seu colaborador o quê deve ser feito. ...
- Nível 2: Venda. ...
- Nível 3: Consulte. ...
- Nível 4: Consenso. ...
- Nível 5: Aconselhe-se. ...
- Nível 6: Informe-se. ...
- Nível 7: Delegue.
O que não pode ser objeto de delegação?
Não podem ser objeto de delegação: I - a edição de atos de caráter normativo; II - a decisão de recursos administrativos; III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.
O que diz o artigo 175 da Constituição Federal?
175. Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos.
Como se classificam os serviços públicos por quê?
Neste item, os serviços públicos dividem-se em serviços próprios, e, impróprios do Estado: a- São serviços próprios do Estado, aqueles que se relacionam intimamente com as atribuições do Poder Público, nos quais à Administração Pública faz uso da sua supremacia perante os demais administrados.
O que são exemplos de serviços públicos?
"Serviço Público é todo aquele prestado pela Administração ou por seus delegados, sob normas e controles estatais, para satisfazer necessidades essenciais ou secundárias da coletividade ou simples conveniências do Estado.
Quais os serviços públicos são de responsabilidade da prefeitura?
o sistema de transporte urbano; as ambulâncias e serviços de saúde municipais; a educação infantil (creches, pré-escolas) e o ensino fundamental; e a formação da guarda municipal.
Como funciona o pagamento do Sodexo?
Qual o prazo para Fazenda Pública opor embargos de declaração?