Qual é a tarefa da filosofia contemporânea?

Perguntado por: Beatriz Beatriz Cardoso de Jesus  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (20 avaliações)

O estudo da linguagem científica, dos fundamentos e dos métodos das ciências tornou-se um foco de atenção importante para a filosofia contemporânea. O filósofo Edmund Husserl propôs à filosofia a tarefa de estudar as possibilidades e os limites do próprio conhecimento.

Quais os principais fundamentos da filosofia contemporânea?

Dentre as características principais merecem destaque:
  • O pragmatismo, o cientificismo e as ideias positivistas;
  • Utilitarismo;
  • Racionalismo;
  • Liberdade, que serviu de base às ideias liberais;
  • Existencialismo;
  • Pluralismo, com a abordagem de diversos temas distintos;
  • Subjetividade.

Qual o papel da filosofia na sociedade contemporânea?

Assim compreendida a Filosofia – como sendo uma entre as diversas formas de manifestação cultural do complexo e multifacetado ser humano -, torna-se evidente que seu papel na sociedade contemporânea é apenas o de um participante em um debate entre distintas e complementares áreas de conhecimento.

O que a filosofia contemporânea questiona *?

Possuem características bem distintas das filosofias anteriores, questionando a validade do conhecimento, a ideia de verdade e a tradição filosófica. Além disso, se dedicam a novas questões sobre a existência, a subjetividade, o relacionamento, os conflitos sociais, econômicos, científicos e políticos.

Qual é o papel da filosofia no século XXI?

Além de uma compreensão filosófica dos problemas sociais e considerando que estamos diante de uma sociedade cada vez mais global, a filosofia também precisa refletir sobre este novo modelo de sociedade.

Filosofia Contemporânea | Períodos da História da Filosofia

43 questões relacionadas encontradas

Qual o papel da filosofia no Brasil nos dias atuais?

O pensar filosófico tornou-se um assunto indispensável no Brasil atual, visto que, para que tenhamos um crescimento ainda maior e a maturidade da Nação, é necessária a discussão de ideias e uma maior reflexão a respeito dos papéis que cada indivíduo deve adotar no ambiente em que se encontra inserido.

Qual é a contribuição da filosofia para a sociedade?

A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.

Quais são as questões que a filosofia enfoca?

A filosofia enfoca questões do conhecimento, do indivíduo, a verdade, a moral, estética, a mente, a linguagem.

São temas da filosofia contemporânea exceto?

2a Questão (Ref.: 201301159424) Pontos: 1,0 / 1,0 São temas da Filosofia Contemporânea, exceto: as relações entre saber e poder; a inserção das questões econômicas e sociais.

O que é a ética contemporânea?

A ética contemporânea trata da capacidade do ser humano de fazer escolhas adequadas para conduzir a própria vida, no ambiente da social. Na ética contemporânea, destaca-se o existencialismo, onde o homem é responsável por suas próprias atitudes e sua felicidade e é ele quem produz sua própria existência.

O que é o papel da Filosofia?

A Filosofia é uma área do conhecimento que coloca em questão o próprio conhecimento. Os filósofos, desde a Antiguidade, tentaram entender o mundo e tudo o que há nele, seja concreto, seja abstrato, de maneira conceitual.

Qual é a principal função da Filosofia?

A Filosofia é um modo de problematizar o mundo de maneira crítica e conceitual. Ela é utilizada pelo ser humano para desbravar os confins da racionalidade e do conhecimento.

Qual o papel primordial da filosofia?

Ele explica que a grande procura dos primeiros filósofos era a busca da verdade de modo racional. Antes do aparecimento da ciência como a temos hoje, a filosofia foi a única forma de conhecimento no mundo durante muitos séculos. Os filósofos tratavam o conhecimento de forma geral e explicavam um pouco sobre tudo.

Quais são as principais características da filosofia contemporânea?

Características da Filosofia Contemporânea

Entre os elementos que caracterizam essa concepção filosófica, podem ser citados: o positivismo, idealismo, racionalismo, pragmatismo, cientificismo, liberalismo, niilismo, utilitarismo, fenomenologia, pluralismo e a subjetividade.

Qual é a principal marca da filosofia contemporânea?

Podemos dizer que a principal marca da Filosofia Contemporânea é a crítica aos modelos filosóficos desenvolvidos até a modernidade.

Quais são as principais características da filosofia moderna?

A Filosofia Moderna caracteriza-se, principalmente, por uma guinada ao Humanismo, iniciada no Renascentismo, e pela valorização incondicional à razão trazida à luz pelo ceticismo e pela descoberta de que o ser humano independe de instâncias racionais metafísicas, como Deus, para descobrir o seu intelecto.

Quais foram as duas principais correntes filosóficas?

A fenomenologia, que se interessa pela consciência reflexiva ou o sujeito do conhecimento, e a filosofia analítica, que se interessa pelas formas e modos de funcionamento da linguagem.

Quais são as principais correntes filosóficas?

Principais correntes filosóficas
  • Idealismo. Para os filósofos idealistas, tudo o que existia no mundo exterior ao eu, isto é, no mundo material, era resultado do trabalho da mente e das ideias. ...
  • Materialismo. ...
  • Escolástica. ...
  • Racionalismo. ...
  • Empirismo. ...
  • Pragmatismo. ...
  • Fenomenologia. ...
  • Existencialismo.

Quais são as atitudes que caracterizam a filosofia?

Filosofia é um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. Do grego, o termo filosofia significa “amor ao conhecimento”. Segundo o filósofo Gilles Deleuze (1925-1995), a filosofia é a disciplina responsável pela criação de conceitos.

Como se define a Filosofia?

A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor.

É correto afirmar que a Filosofia?

(UEL) Ainda sobre o mesmo tema, é correto afirmar que a filosofia: Surgiu como um discurso teórico, sem embasamento na realidade sensível, e em oposição aos mitos gregos. Retomou os temas da mitologia grega, mas de forma racional, formulando hipóteses lógico-argumentativas.

Como a Filosofia pode contribuir para uma sociedade mais justa?

A filosofia não só nos ajuda a ver o mundo de maneira diferente, mas também pode mudar a forma como interagimos com ele. De como podemos ajudar os outros até como enfrentar a morte, ou se devemos tuitar com raiva.

Como a Filosofia pode ajudar a mudar a sociedade?

Então, sim, a filosofia é o fundamento de qualquer mudança para melhor. Isso porque é a filosofia que nos estimula a questionar o mundo, a refletir sobre as coisas, a duvidar do que está posto. É a filosofia que nos ensina que as coisas são relativas e que devem ser levados em conta diferentes pensamentos.

Como a filosofia está presente no nosso dia a dia?

Embora algumas pessoas defendam que a filosofia é pouco prática, é ela que nos ensina a entender o mundo e a mudar a nossa percepção sobre ele. Com ela podemos aprender a nos relacionar, a consumir, a viver melhor e até mesmo a lidar com a morte, ou seja, a filosofia é essencial para o nosso dia a dia.

Como se caracteriza a filosofia no Brasil?

A ideia de filosofia no Brasil remonta à reforma da universidade por- tuguesa no século XVI. Em 1555, o rei D. João III confiou aos jesuítas o Colégio das Artes, por ele fundado em 1548 junto à Universidade de Coimbra e destinado ao ensino de latinidade e filosofia.

Artigo anterior
Como a Alemanha se unificou?
Artigo seguinte
Como escrever por extenso números em milhões?