É lícito ao exequente requerer que lhe sejam adjudicados os bens penhorados podendo oferecer preço inferior ao da avaliação?

Perguntado por: Isabel Carneiro  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (20 avaliações)

Art. 876. É lícito ao exequente, oferecendo preço não inferior ao da avaliação, requerer que lhe sejam adjudicados os bens penhorados. III - por meio eletrônico, quando, sendo o caso do § 1º do art.

Para que possa adjudicar os bens penhorados O exequente não poderá oferecer preço inferior ao da avaliação?

Para que possa adjudicar os bens penhorados, o exequente não poderá oferecer preço inferior ao da avaliação. A averbação da penhora no registro competente é providência indispensável para a verificação do direito de preferência sobre os bens penhorados.

Quem poderá pedir a adjudicação do bem penhorado?

Quem pode requerer a adjudicação? Na execução, o direito à adjudicação também pode ser exercido por outros credores que tenham penhorado o bem, assim como pelo cônjuge, companheiro, ascendentes e descendentes do executado.

O que acontece se o valor oferecido pelo bem adjudicado for diferente do valor da dívida?

Dessa forma, adjudicar bem se mostra como a forma mais interessante de pagamento indireto de uma dívida para ambas as partes, pois pode ser feita de forma rápida e, caso o bem supere o valor da dívida, o credor pagará o montante restante ao devedor, não lesando nenhuma das partes.

O que acontece quando um bem penhorado e de valor inferior dívida?

“Se o valor do bem penhorado for insignificante em relação ao total da dívida exequenda, não cumprindo, por conseguinte, sua finalidade no processo executório, descabe levar a efeito tal constrição, conforme disposto no art. 659, § 2.º, do CPC.” Com esses fundamentos, a Sétima Turma do Tribunal Regional Federal da 1.

AVALIAÇÃO DE BENS PENHORADOS

36 questões relacionadas encontradas

O que acontecerá quando o juiz for penhorar dinheiro e o devedor tiver somente uma pequena quantia que não cobre sequer às custas de sua penhora?

Se o bem a ser penhorado é insuficiente até para pagar as custas da execução da dívida, a penhora não pode ser feita. O entendimento é da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás, que suspendeu a penhora de uma máquina de costura de Izidoro Rodrigues de Brito.

O que fazer após a penhora do bem?

Caso o devedor tenha um bem penhorado, ele pode tentar renegociar a dívida antes de perder a posse e a propriedade do bem. Após a penhora de um bem para cumprimento do pagamento de uma dívida, surgem algumas opções para o que fazer com esse bem, caso ele não seja dinheiro.

Como funciona a adjudicação de bens?

A adjudicação é um ato judicial, dentro da expropriação de bens, que tem como objetivo transferir a posse de um bem de um devedor a um credor, dentro de uma execução de dívida. Com a adjudicação, a dívida é quitada a partir da transferência do bem.

Quando se considera perfeita e acabada a adjudicação?

A adjudicação considera-se perfeita e acabada com a lavratura e assina- tura do auto pelo juiz, pelo adjudicante, pelo escrivão e, se for presente, pelo executado, expedindo-se a respectiva cada, se bem imó- vel, ou mandado de entrega ao adjudicante, se bem móvel.

O que acontece depois que a pessoa assina a carta de adjudicação?

Uma vez assinada, a carta de adjudicação substitui a escritura pública, devendo ser encaminhada para o cartório de registro de imóveis competente. De acordo com o artigo 877 §1o do CPC, a adjudicação será considerada finalizada com o auto lavrado e assinado no Cartório de Notas.

Quando cabe à adjudicação compulsória?

Na prática, alguns dos casos que ensejam a ação de adjudicação compulsória são: -Quando houver recusa do vendedor em realizar a escritura de compra e venda; -Quando houver impossibilidade do vendedor realizar a escritura de compra e venda; -Quando o vendedor não puder ser localizado para realizar a outorga.

Quem deve ser intimado da adjudicação?

A adjudicação é um direito do credor. ... Aliás, a lei dá preferência ao credor hipotecário em eventual concurso. O credor hipotecário deve ser intimado assim como o representante da União ou do Estado que tenha interesse de remir.

Quem pode assinar o auto de adjudicação?

A adjudicação considera-se perfeita e acabada com a lavratura e assinatura do auto pelo juiz, pelo adjudicante, pelo escrivão e, se for presente, pelo executado, expedindo-se a respectiva carta, se bem...

Pode o exequente arrematar ao invés de adjudicar?

Sim, o credor pode arrematar o bem, com a grande vantagem, ele já é o principal beneficiário, então ele não precisa depositar o dinheiro no processo porque, claro, o dinheiro iria para ele mesmo.

É possível a alienação do bem penhorado por valor inferior ao da avaliação?

(1) O bem penhorado, entretanto, também pode ser adquirido em prestações, como dispõe o art. 895 e parágrafos do Novo CPC. O interessado, dessa maneira, deverá apresentar a proposta até o início do primeiro leilão, e o valor não poderá ser inferior ao da avaliação.

Quem tem legitimidade para requerer a adjudicação dos bens penhorados no processo de execução?

Estão legitimados a requerer a adjudicação: (1) o exequente; (2) o credor com garantia real; (3) os credores quirografários concorrentes que hajam penhorado o mesmo bem; (4) o cônjuge, descendentes ou ascendentes do executado (que foram, outrora, os legitimados à remição de bens – regra anterior à reforma imposta pela ...

Como anular uma adjudicação?

I - A adjudicação é anulável por ação ordinária, como os atos jurí- dicos em geral; se, porém, forem apresentados embargos à adjudicação, será ne·cessária ação rescisória para anular a decisão neles proferida.

Qual o prazo para impugnar a arrematação?

Com a assinatura do auto pelo juiz a arrematação será considerada perfeita, acabada e irretratável, conforme caput do art. 903 do CPC . Alegações de invalidação do ato devem ser feitas no prazo de 10 dias contados da assinatura do auto de arrematação, conforme previsão contida no art. 903 , § 2º do CPC .

Quando se dá o aperfeiçoamento da arrematação?

O aperfeiçoamento do auto de arrematação é o termo inicial para a contagem do prazo para impugnação, o qual será considerado concluído quando assinado pelo juiz, pelo arrematante e pelo leiloeiro.

O que é adjudicação do imóvel?

No âmbito imobiliário, adjudicação é o processo no qual se estabelece que a propriedade de um bem imóvel se transfere de seu primitivo dono (o transmitente) para o adquirente (o credor), que a partir de então assume sobre ele todos os direitos de domínio e posse inerente a toda e qualquer concessão de bens (alienação).

Qual o valor pra cobrar em uma ação de adjudicação compulsória?

O valor atribuído à ação de adjudicação compulsória corresponde ao preço do imóvel constante no contrato. Inteligência do artigo 292 , inciso II , do CPC .

Como transferir veículo adjudicação?

Na transferência de um veículo automotor via carta de adjudicação, é preciso fazer a transferência de propriedade do proprietário anterior para o adquirente. Para realizar o processo de transferência é necessário levar o veículo para vistoria.

O que acontece com a penhora de bens?

Como funciona a penhora? Para que os bens sejam penhorados, o credor precisa entrar com ação na Justiça e, se o juiz aceitar o pedido, o devedor é acionado para que quite a dívida dentro de um prazo estabelecido. Caso ele não cumpra o pedido no período determinado, o juiz pode solicitar a ordem de penhora.

Quando a penhora é efetivada?

Cabe salientar que a penhora ocorre quando o bem é retido e o devedor é destituído da sua posse. Entretanto, é corriqueiro que a apreensão seja fictícia, uma vez que é lavrado o auto ou termo de penhora, mas o bem continua com o devedor, nomeado de depositário.

O que acontece se vender um bem penhorado?

Pessoa com dívida trabalhista que tem seu imóvel penhorado e que vende ou se desfaz do imóvel deve ter a prisão civil decretada, por ser depositário infiel. A decisão por maioria é da 1ª Seção de Dissídios Individuais do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas, São Paulo).

Artigo anterior
Qual a diferença entre MEI E ME e EPP?
Artigo seguinte
Estou vendo estrelinhas o que pode ser?