Quem tem tireoide tem problemas para engravidar?

Perguntado por: Fábio Henriques Ramos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (39 avaliações)

“Mulheres com hipotireoidismo podem ter dificuldade para engravidar porque a falta dos hormônios da tireoide pode tornar a ovulação – liberação de um óvulo maduro – inexistente ou irregular, acontecendo em um período do ciclo menstrual que não seja favorável à fecundação”, explica a ginecologista e obstetra da Genesis ...

É possível engravidar com problema na tireoide?

Ao tratar corretamente os problemas de tireoide, você evita complicações durante a gravidez. Portanto, sim, é possível engravidar com problemas de tireoide.

Quem toma remédio de tireoide pode engravidar?

Resposta: Durante a gravidez, as mulheres portadoras de hipotireoidismo devem ter a sua dose diária de T4 aumentada. Não é bom para o desenvolvimento do bebê se o T4 estiver baixo. Além disto, as mulheres com hipotireoidismo podem ter dificuldade de engravidar e tem maior risco de abortamento.

O que a tireoide interfere na gravidez?

Quando a glândula da tireoide não funciona corretamente pode trazer sérios problemas durante a gestação. Na gestante, pode contribuir para o aumento de sangramentos, abortos prematuros, além de hipertensão. Já com relação ao bebê, pode causar problemas mentais, déficit cognitivo e aparecimento de bócio.

Qual o risco de engravidar com hipertireoidismo?

Apesar da dificuldade para ocorrer fecundação, algumas mulheres com hipertireoidismo conseguem engravidar. Mas é necessário o acompanhamento constante do médico, pois o grave desequilíbrio no metabolismo pode causar alterações no feto ou até mesmo provocar o óbito fetal.

TIREOIDE E GRAVIDEZ Hipotireoidismo e Hipertireoidismo podem afetar a gestação

21 questões relacionadas encontradas

Qual o nível ideal de TSH para engravidar?

Mulheres que estão tentando engravidar e as que estão em programação de FIV devem manter níveis adequados dos hormônios tireoidianos, mantendo níveis de TSH < 2,5 mUI/L.

Quem tem hipertireoidismo pode ter parto normal?

P: Estou grávida e gostaria de saber como é o pré-natal de quem tem hipertireoidismo. Posso ter parto normal? Dr.: Sim. O parto pode ser normal e o pré-natal deve contar com a participação de um endocrinologista, além do obstetra.

Como a deficiência de hormônio tireoidiano pode afetar o desenvolvimento do embrião?

“Quando o bebê não tem o aporte necessário dos hormônios tireoidianos nesse período, as consequências para a saúde dele podem ser irreversíveis como alterações da cognição, diminuição do quociente de inteligência, defeitos da fala e até retardo mental”, ressalta Dr. Sgarbi.

Qual o valor normal da tireoide na gravidez?

Os valores de referência de TSH na gestação são: • 1º trimestre (0.1 a 2.5 mU/L); • 2º trimestre (0.2 a 3 mU/L); • 3º trimestre (0.3 a 3 mU/L). Em pacientes com TSH acima do valor normal para o trimestre, porém abaixo de 10 mU/L e com anti-TPO negativo, as evidências para recomendar o tratamento são fracas.

O que a tireoide pode causar?

A produção excessiva de hormônios tireoidianos pode causar no indivíduo sintomas como insônia, nódulos no pescoço, nervosismo, intestino irregular, perda ou ganho de peso, sensação de calor excessiva, fraqueza muscular.

Como fazer para engravidar tendo tireoide?

Assim, para engravidar mesmo tendo hipotireoidismo, deve-se manter a doença bem controlada, fazendo exames de sangue para avaliar os níveis de hormônios e fazendo corretamente o tratamento recomendado pelo médico.

É possível engravidar tomando Puran?

Quem toma puran T4 pode engravidar mais facilmente? Depende. Se a mulher tiver hipotireoidismo clínico ou subclínico e não estiver em tratamento, ela pode ter dificuldade para engravidar, infertillidade e risco aumentado de aborto nas primeiras semanas.

É possível engravidar com o TSH alto?

Alguns estudos sugeriram que, na presença de níveis elevados de TSH, pode haver uma diminuição na chance de gravidez em ciclos de tratamento com FIV (fertilização in vitro).

Quando é considerado hipertireoidismo na gestação?

"Níveis de TSH menores que 0,1 mU/L, acompanhados de níveis elevados de T4 livre ou T3 livre para o período gestacional, confirmam o diagnóstico", explica o endocrinologista. Normalmente, se controlado durante a gestação, o hipertireoidismo não traz riscos ao bebê.

Qual o valor ideal do T4 na gravidez?

Os valores de T4 livre das grávidas variaram entre 0,5 e 1,3ng/dL, com média ± desvio padrão de 0,78 ± 0,16; estes valores são significativamente mais baixos que os obtidos nas 797 mulheres controles, onde obtivemos 0,98 ± 0,14ng/dL (P<0,0001).

Qual o limite máximo do TSH?

O limite superior de normalidade varia muito em diferentes populações: entre 2,4 e 4,2 mIU/L.

Porque durante a gestação deve se ter maior cuidado no acompanhamento dos hormônios tireoidianos?

Na mãe, as disfunções da tireoide podem alterar a pressão arterial e aumentar o risco de abortos e partos prematuros. Com o ajuste e acompanhamento adequados, pode-se reduzir o risco de complicações tanto para a mãe quanto para o bebê.

O que acontece se não cuidar da tireoide?

"A falta de cuidado de quem já tem doença da tireoide pode promover alterações na pressão arterial e, principalmente no caso do hipotireoidismo, pode causar parto prematuro, QI abaixo do normal, problemas neurológicos e até aborto”, revela.

Quem tem doença de Hashimoto pode engravidar?

Tireoidite de Hashimoto e Gravidez

Até mesmo o hipotireoidismo subagudo pode aumentar as chances de perda fetal. Dessa forma, é muito importante que mulheres grávidas, ou que desejam engravidar, façam o acompanhamento médico periódico.

O que o hipertireoidismo pode causar no feto?

Caso não seja tratado, em situações mais graves, o hipertireoidismo pode causar complicações como crescimento retardado do bebê, morte fetal e aborto. Já os casos de hipotireoidismo podem ocasionar em sangramentos, pré-eclâmpsia, parto prematuro e falhas no desenvolvimento intelectual do bebê.

Qual o tratamento para hipertireoidismo na gravidez?

O tratamento do hipertireoidismo na gravidez é feito com o uso de medicamentos que ajudam a regular a produção de hormônios pela tireoide, como o Metimazol e o Propilracil, que devem ser usados de acordo com a orientação do médico.

Quem tem hipotireoidismo pode ter filhos?

“Mulheres com hipotireoidismo podem ter dificuldade para engravidar porque a falta dos hormônios da tireoide pode tornar a ovulação – liberação de um óvulo maduro – inexistente ou irregular, acontecendo em um período do ciclo menstrual que não seja favorável à fecundação”, explica a ginecologista e obstetra da Genesis ...

Como saber se estou grávida pelo exame de TSH?

O exame de TSH não diagnostica gravidez. Para saber se está grávida, deve ser colhido o beta hcg.

O que acontece quando o TSH está muito baixo?

TSH baixo. O TSH reduz quando há um aumento significativo na produção dos hormônios da tireoide (T3 e T4), inibindo a produção de TSH pela hipófise. Essa alteração sugere o diagnóstico de hipertireoidismo.

O que faz o TSH aumentar na gravidez?

O TSH alto, na gravidez, ou em outras situações, reflete que o funcionamento da glândula tiróide pode não estar adequado (hipotireoidismo). O TSH, sigla para "hormônio estimulador da tireóide" é um hormônio fabricado por uma glândula que fica dentro do crânio, e que se chama hipófise.

Artigo anterior
Quanto rende 1 milhão na poupança Caixa 2022?
Artigo seguinte
Qual é o salário de um Idol?