É necessário juntar declaração de pobreza no Juizado Especial?

Perguntado por: Mariana Matilde Gonçalves Rodrigues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (16 avaliações)

A Lei nº 13.105/2015, autoriza a desnecessidade da juntada da declaração de pobreza, salvo quando o advogado não possuir poderes em sua procuração para requerer à gratuidade da justiça.

É preciso pedir justiça gratuita no Juizado Especial?

A Justiça gratuita para quem não consegue pagar as despesas do processo é um direito previsto de forma genérica na Constituição. Os detalhes são descritos em leis como o Código de Processo Civil e as dos juizados especiais. ... Com o benefício, a pessoa não precisa pagar despesas como: taxas e custas judiciais.

Precisa juntar declaração de hipossuficiência?

A declaração de pobreza é um documento que possibilita as pessoas carentes a ter acesso à justiça mediante o benefício da justiça gratuita, que envolve a isenção das custas e despesas processuais. Para obter este benefício, basta o interessado efetuar o pedido, sendo costume juntar-se a declaração no processo.

O que diz a lei 1.060 50?

Estabelece normas para a concessão de assistência judiciária aos necessitados. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º Os poderes públicos federal e estadual concederão assistência judiciária aos necessitados nos têrmos da presente Lei.

Quais são os pressupostos legais para a concessão de gratuidade?

O deferimento da gratuidade de justiça exige que o interessado demonstre efetivamente a alegada condição de hipossuficiência financeira que o impede de arcar com as despesas do processo sem o comprometimento da manutenção de patrimônio mínimo.

DECLARAÇÃO DE POBREZA (HIPOSSUFICIÊNCIA) - JUSTIÇA GRATUITA

16 questões relacionadas encontradas

Quais são os requisitos para a concessão da gratuidade e da prioridade de tramitação?

A proposta altera a Lei de Assistência Jurídica para determinar que o benefício da gratuidade de justiça será concedido aos brasileiros que comprovarem pelo menos dois dos seguintes requisitos: renda líquida de até 10 salários mínimos; participação em pelo menos um programa de assistência social; isenção do pagamento ...

Quais são os critérios para a concessão da gratuidade processual em favor de uma pessoa jurídica?

Tal entendimento foi sumulado pelo STJ, na Súmula 481, a qual dispõe que: "Faz jus ao benefício da justiça gratuita a pessoa jurídica com ou sem fins lucrativos que demonstrar sua impossibilidade de arcar com os encargos processuais." Apesar do referido dispositivo, as custas processuais continuam sendo obrigatórias.

É o que diz o artigo 2º da Lei 1.060 50?

Lei nº 1.060 de 05 de Fevereiro de 1950

Estabelece normas para a concessão de assistência judiciária aos necessitados. Art. 2º. Gozarão dos benefícios desta Lei os nacionais ou estrangeiros residentes no país, que necessitarem recorrer à Justiça penal, civil, militar ou do trabalho.

Como pedir benefícios da justiça gratuita?

Portanto, em 2021, para receber a Justiça gratuita é necessário receber salário de até R$ 2.573,42. A Lei 13.467 também prevê que é necessário que o cidadão comprove que não possui recursos para o pagamento das custas do processo.

Deve o juiz indeferir a gratuidade de justiça daquele que seja assistido por advogado particular Justifique sua resposta?

ADVOGADO PARTICULAR - "A assistência do requerente por advogado particular não impede a concessão de gratuidade da justiça" (Art. 99, § 4º, do CPC/2015).

Quando juntar declaração de hipossuficiência?

A declaração de hipossuficiência é a forma através da qual é requerido o direito à gratuidade da justiça e pode ser realizada em qualquer momento do processo. O direito à gratuidade da justiça é destinado para todas aquelas pessoas que não conseguirão arcar com as despesas processuais (custas, taxas etc.)

Como declarar hipossuficiência?

Em uma declaração de hipossuficiência, quem deve assinar é o próprio declarante, ou seja, a pessoa que está se declarando hipossuficiente, mesmo que conte com o auxílio de um advogado para formular o documento.

Como comprovar hipossuficiência de pessoa física?

Dentre outros, menciono, abaixo, alguns documentos que poderá juntar ao processo, para comprovar a situação de insuficiência financeira:
  1. Declaração de Hipossuficiência assinada pelo requerente ou seu advogado.
  2. Cópia integral da CTPS – Carteira de Trabalho;
  3. Últimos 03 (três) contracheques;

Tem que pagar custas no Juizado Especial?

Se a tramitação do processo terminar em primeira instância, logo após a sentença do juiz, as custas são dispensadas no âmbito dos Juizados Especiais (art. 55, da Lei 9.099/95). Em caso de recurso, haverá cobrança das custas. O responsável por elas será quem perder o processo ou, eventualmente, como determinar o juiz.

É necessário recolhimento de custas para ingressar com ação ou recurso no Juizado Especial Cível?

A opção pelo Juizado Especial não significa que as partes não terem custos. Esse é um ponto muito importante, que poucas pessoas sabem. Ocorre que, ao ingressar no JEC, seja com ou sem advogado, as custas e honorários ficam suspensas até a sentença (art. 54).

Qual artigo fala da justiça gratuita?

98 do Novo CPC. Art. 98. A pessoa natural ou jurídica, brasileira ou estrangeira, com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios tem direito à gratuidade da justiça, na forma da lei.

O que é a assistência judiciária gratuita?

Assistência Judiciária Gratuita: Dever do Estado de garantir o acesso à Justiça a pessoas carentes; Isenção de custas processuais e despesas com contratação de advogado; Exercida pela Defensoria Pública ou advogado dativo (nomeado pelo juiz); Previsão Legal – Artigo 5º, inciso LXXIV da CF/88.

O que é ser pobre na forma da lei?

De acordo com a Constituição Federal, a expressão 'pobre na forma da lei' é enquadrada às pessoas que declaram não poder arcar com as custas, despesas processuais e honorários de advogados, isso sem prejuízo de seu sustento e de sua família, segundo a lei.

É incabível a concessão do benefício da justiça gratuita a pessoas jurídicas?

Nos termos da jurisprudência desta Corte, a concessão do benefício de gratuidade da justiça a pessoa jurídica somente é possível quando comprovada a precariedade de sua situação financeira, inexistindo, em seu favor, presunção de insuficiência de recursos (CPC/2015, art. 99, § 3º).

É possível a concessão de justiça gratuita a pessoa jurídica no processo do trabalho?

O CPC permite a concessão do benefício da justiça gratuita à pessoa jurídica, sendo, entretanto, necessário que a pessoa jurídica comprove que sua condição financeira não lhe permite arcar com as despesas decorrentes do processo sem prejuízo de seu funcionamento ou administração, o que não restou comprovado nos autos.

Quais são os benefícios da justiça gratuita?

A gratuidade da justiça isenta o beneficiário de diversas despesas processuais, todas elas relacionadas nos vários incisos do § 1º, do art. 98, incluindo custas iniciais, as despesas com citações (por cartas, oficial de justiça ou mesmo editalícia), as despesas e emolumentos cartorários e honorários periciais.

Quem tem direito à prioridade na tramitação de processo?

Terão prioridade de tramitação, em qualquer juízo ou tribunal, os procedimentos judiciais: I - em que figure como parte ou interessado pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos ou portadora de doença grave, assim compreendida qualquer das enumeradas no art. 6o, inciso XIV, da Lei no7.

Quais processos têm prioridade de tramitação?

Conforme garantido em lei, tem prioridade de tramitação as seguintes pessoas, como parte ou interessado:
  • Com idade igual ou superior a 60 anos de idade;
  • Que tenha doença grave;
  • Criança ou adolescente;
  • Vítima de violência doméstica e familiar;
  • Pessoa com deficiência.

Como pedir prioridade de tramitação idoso?

Inicialmente, destaco que o correto é fazer o pedido de prioridade de tramitação ao idoso logo na petição inicial. Entretanto, se o seu cliente completar 60 anos de idade posteriormente ao ajuizamento da ação (ou se você esquecer mesmo…), é possível fazer o pedido no curso do processo, sem problemas.

Quem pode fazer declaração de hipossuficiência?

Quem tem direito a entrar com uma declaração de hipossuficiência? O artigo 98 do Novo Código de Processo Civil (Novo CPC) define que tanto pessoas naturais quanto jurídicas podem entrar com uma declaração de hipossuficiência. Assim, podem usufruir da gratuidade de justiça.

Artigo anterior
Qual estilo literário de Cecília Meireles?
Artigo seguinte
Como vender produtos sustentáveis?