Quais são os recursos cabíveis na área criminal?

Perguntado por: Marco Rodrigues de Nogueira  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (1 avaliações)

Recursos jurídicos no processo penal. ... Recurso em sentido estrito; Apelação; Embargos de declaração; Carta testemunhável; Agravos; Embargos infringentes; Protesto por novo júri; Correição parcial; Recurso ordinário-constitucional; Recurso extraordinário; e Recurso especial.

Qual o recurso cabível após a apelação criminal?

O recurso cabível é o de Embargos Infringentes previsto no artigo 609 do CPP. ... Os recursos, apelações e embargos serão julgados pelos Tribunais de Justiça, câmaras ou turmas criminais, de acordo com a competência estabelecida nas leis de organização judiciária.

Quais são os recursos exclusivos da defesa no processo penal?

Embargos infringentes (direito material) e Embargos de nulidade (direito processual): São recursos exclusivos da defesa, cabem quando a decisão do tribunal não for unânime desfavorável ao réu. Ex: dois desembargadores negam a sursis, um desembargador concede. Direito material, cabem embargos infringentes.

São recursos criminais?

O recurso criminal é o meio de impugnação da decisão judicial prolatada, é instrumento hábil a reformar uma decisão, buscando seu reexame, desde que tenha havido sucumbência, necessária ao surgimento do interesse recursal. ... Pressupostos subjetivos: interesse e legitimidade.

Quais são os agravos cabíveis no processo penal?

Também citamos que no processo penal se pode contar com os seguintes recursos: recurso em sentido estrito; recurso de apelação; agravo em execução; carta testemunhável; correição parcial; embargos de declaração; embargos infringentes ou embargos de nulidade; recurso ordinário constitucional; recurso especial; recurso ...

Recursos no processo penal | Letícia Vilela Simões

40 questões relacionadas encontradas

O que é um agravo em um processo criminal?

O Agravo em Execução Penal, disposto no artigo 197 da LEP (Lei de Execução Penal) consiste em uma forma de recurso utilizado na impugnação de toda e qualquer decisão, despacho ou sentença prolatada pelo juiz da vara da execução criminal, que de alguma forma prejudique as partes principais envolvidas no processo.

O que é um agravo no processo penal?

Consiste em recurso usado para impugnar toda decisão proferida pelo magistrado da execução penal, que prejudique direito das partes principais envolvidas no processo.

Qual o recurso cabível?

Para cada espécie de decisão, há previsão de um recurso adequado: contra a sentença cabe apelação; contra decisão interlocutória cabe agravo de instrumento; contra acórdão unânime cabe recurso especial ou recurso extraordinário, e assim por diante. Não é possível utilizar-se um recurso por outro.

Qual o prazo para o recurso especial criminal?

26 da Lei n. 8.038/90, o prazo para a interposição de recurso especial é de quinze dias....

Qual o prazo para apelação criminal?

Conforme previsto no art. 593 do CPP, os prazos de apelação criminal pelo querelante são: Prazo para interposição da apelação criminal: 5 dias. Prazo para razões: 8 dias.

Qual o único recurso que é privativo da defesa em matéria processual penal?

167 do CPP , os recursos privativos da Defesa, como os embargos infringentes ou da nulidade, do art. 609 , parágrafo único , do... Recebida a denúncia e instaurado o processo criminal, constitui-se o direito ao contraditório e à ampla defesa com todos os recursos a ela inerentes.

São exclusivos da defesa os recursos de embargos infringentes e de declaração?

D Os embargos infringentes e de nulidade são exclusivos da defesa. O regime de celeridade e informalidade do Juizado Especial Criminal é compatível com a impossibilidade de embargos de declaração nos casos submetidos à sua jurisdição.

O que é dos recursos no Processo Penal?

O recurso é o meio de impugnação da decisão judicial prolatada, é instrumento hábil a reformar uma decisão, buscando seu reexame, desde que tenha havido sucumbência, necessária ao surgimento do interesse recursal.

O que fazer depois da apelação?

O que acontece depois do recurso de apelação? Depois de interposta a apelação, a parte contrária será intimada para oferecer contrarrazões. Após, os autos serão remetidos para o Tribunal competente, para reanálise.

Qual é o prazo para a interposição do recurso especial e extraordinário em matéria penal?

O prazo para a interposição dos agravos em recurso especial e extraordinário contra a decisão proferida pelo presidente ou pela vice-presidência do tribunal local é de quinze dias corridos. 3. O art. 28, caput, Lei 8.038/1990, foi revogado pela Lei 13.105/2015.

O que fazer quando o recurso especial Criminal não é admitido?

544. Não admitido o recurso extraordinário ou o recurso especial, caberá agravo de instrumento, no prazo de dez dias, para o Supremo Tribunal Federal ou para o Superior Tribunal de Justiça, conforme o caso.

Quanto tempo leva para julgar um recurso especial no STJ?

A média de tempo decorrido entre a afetação e a publicação do acórdão de mérito, em junho e julho de 2020, foi de 296 dias e 316 dias, respectivamente. No ano passado, essa média foi de 464 dias.

Qual é o prazo para apelação?

No novo CPC, todos os recursos têm prazo de 15 dias, tanto para interposição quanto para a resposta (arts. 1.002 e 1.003, prazo em dobro para Fazenda Pública, Ministério Público e Defensoria Pública – arts. 180, 183 e 186), com exceção dos embargos de declaração (art. 1.023), que tem 5 dias.

Quando cabe apelação cível?

Quando cabe o recurso apelação? O recurso de apelação cível é cabível somente contra a sentença, conforme previsto no artigo 1.009 do Novo CPC que diz: ”Da sentença cabe apelação”.

O que é uma apelação?

É decisão emanada do juiz de primeiro grau de jurisdição. Por intermédio da apelação, se busca obter a reforma total ou parcial da decisão impugnada, ou até sua invalidação.

Quando cabe agravo em execução no processo penal?

Toda e qualquer decisão proferida pelo juiz da execução enseja a interposição de agravo em execução (sem exceções!). Portanto, basta que a decisão emane do juiz da execução, que seja desfavorável à parte agravante, e que o agravo seja interposto tempestivamente.

Quem julga o agravo em execução penal?

Tratando-se de decisão proferida por Juiz da Execução Penal, o recurso será conhecido e julgado pelo Tribunal de Justiça. Já para decisões proferidas por Juiz de primeira instância da Justiça Federal, o recurso será conhecido e julgado pelo Tribunal Regional Federal.

Quando cabe agravo interno CPP?

Aplica-se o art. 1.070 do CPC/2015: Art. 1.021. Contra decisão proferida pelo relator caberá agravo interno para o respectivo órgão colegiado, observadas, quanto ao processamento, as regras do regimento interno do tribunal.

Qual prazo para agravo em execução?

“É de cinco dias o prazo para interposição de agravo contra decisão do juiz da execução penal”.

Quais os efeitos do agravo em execução?

O agravo que a doutrina nomeou de “agravo em execução” é o único recurso cabível em sede de execução penal. O art. 197 da Lei 7.210/1984, de forma lacônica, determina que “das decisões proferidas pelo juiz caberá recurso de agravo, sem efeito suspensivo”.

Artigo anterior
O que pode cortar o efeito do anticoncepcional injetável?
Artigo seguinte
O que fazer depois da Pulsoterapia?