Quem pode ser o fiador?

Perguntado por: Marco Nascimento Carneiro  |  Última atualização: 11. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (65 avaliações)

Pode ser um fiador de aluguel qualquer pessoa física ou jurídica, desde que possua renda líquida superior a 3 vezes o aluguel mais os encargos da locação, como condomínio e IPTU. Além disso, ao menos um dos fiadores deve possuir patrimônio que deve ser, de preferência, um imóvel quitado.

O que é preciso para ser um fiador?

Para ser fiador, é necessário que a pessoa tenha algum imóvel próprio. Essa é uma garantia de pagamento para as locadoras. O fiador deve apresentar um comprovante de residência em seu nome e/ou nome do cônjuge e também a cópia da matrícula atualizada do imóvel, além do comprovante de estado civil.

Quais os documentos necessários para ser fiador de um imóvel?

Fiador
  • cópia do RG e CPF do fiador;
  • cópia do RG e CPF do cônjuge, se houver;
  • comprovante de residência;
  • cópia atualizada do registro de imóvel;
  • certidão atualizada de estado civil;
  • comprovante de renda na forma de holerite ou Imposto de Renda do fiador e seu cônjuge.

Pode ser Locatario e fiador ao mesmo tempo?

Resposta: Veja as seguintes matérias: O LOCATÁRIO PESSOA FÍSICA OU O PROPRIETÁRIO DE FIRMA INDIVIDUAL NÃO PODE SER FIADOR DE SI MESMO MAS PODERÁ SÊ-LO QUANDO HOUVER MAIS DE UM LOCATÁRIO (FIANÇA RECÍPROCA) OU SE FOR SÓCIO DE PESSOA JURÍDICA LOCATÁRIA.

Quando a pessoa não pode ser fiador?

Quem não possui imóvel em seu nome, quem estiver com restrição no nome, quem não possuir comprovação de renda, pessoas com esse perfil não podem ser fiador em uma locação.

Aluguel com fiador Como funciona e quem pode ser fiador?

29 questões relacionadas encontradas

É possível ser fiador de duas pessoas?

Sim, você pode ser fiador de mais de uma pessoa, porém quando você oferece o seu imóvel como garantia em uma locação a imobiliária poderá registrar essa garantia em cartório e assim você não conseguiria oferecer o mesmo imóvel como garantia para outra locação.

O que as imobiliarias consultam?

Na maioria dos casos, fazer a checagem de um nome para saber se ele está ou não sujo é uma tarefa bem simples. Para isso, basta que o proprietário ou a imobiliária tenham acesso a um órgão de proteção de crédito, como o SPC ou Serasa e consultem lá o seu nome ou CPF.

Qual é o valor do seguro fiança?

O seguro-fiança custa o equivalente a um aluguel e meio a cada ano. Em um contrato de R$ 1.500 mensais, por exemplo, somado o valor do seguro diluído em 12 meses, o inquilino paga R$ 1.687,50.

Como funciona o pagamento de fiança de aluguel?

No caso da fiança no aluguel, uma terceira pessoa assegura o cumprimento da obrigação do inquilino, desde que este fique inadimplente. Dessa forma, se o locatário deixar de fazer os pagamentos acordados, o proprietário do imóvel terá outros meios de receber o dinheiro.

Quando o locador pode acionar o fiador?

Em qualquer contrato o fiador deve fazer constar que o locador seja obrigado a comunicá-lo por escrito qualquer falta de pagamento do locatário superior a dez dias de atraso concedendo-lhe o direito de quitar a dívida.

Como funciona 1 mês de aluguel adiantado?

Alguns contratos estabelecem um pagamento antecipado. Ou seja, ao receber as chaves, o inquilino já deve efetuar o pagamento equivalente ao primeiro mês. Nesse caso, você estará pagando antes de morar. Em outros contratos, o pagamento acontece no mês seguinte à entrada.

Como funciona um mês de aluguel adiantado?

Significa que o inquilino primeiro vai pagar o aluguel e depois utilizar o mês pago. Na desocupação por término do contrato a entrega das chaves ocorre sem aviso e deverá ser devolvida no ultimo dia do mês que já estará pago. Se entregue no meio do mês é devolvido proporcional.

Qual é o tempo dado ao inquilino para sair do imóvel?

A solicitação de saída deve ser formalizada por meio do “pedido de desocupação de imóvel alugado”. Trata-se de um documento com a finalidade de notificação. A partir do momento em que o inquilino receber esse aviso, ele tem até 30 dias para deixar o endereço.

Como funciona o seguro fiança?

Funciona da seguinte forma: ele entra em contato com a seguradora depois de identificar um atraso no pagamento do aluguel. Se for o caso, a companhia o indenizará, pagando o valor atrasado e as possíveis parcelas seguintes que também não sejam pagas pelo locatário.

Quais as desvantagens do seguro fiança?

Desvantagens do seguro fiança
  • Não há reembolso do valor pago pelo seguro fiança ao final da locação;
  • Necessita de comprovação de renda;
  • Precisa de aprovação da seguradora para contratar o serviço;
  • O custo pode ser alto;
  • A renovação do seguro pode ser pedida antes de acabar o prazo.

Quantos aluguel o seguro fiança cobre?

Nesse produto, o preço é variável, de acordo com o perfil do cliente e os valores da locação. Nessa opção a cobertura oferecida ao proprietário pode chegar até 30x o valor do aluguel.

O que a imobiliária exige para alugar?

Para alugar um imóvel, o locatário precisa ser maior de idade – ter 18 anos ou mais – e deve apresentar na imobiliária o RG, o CPF e comprovantes de residência e de renda. No caso do funcionário público e do trabalhador com carteira assinada, a comprovação de renda pode ser feita por meio do demonstrativo de pagamento.

Como saber se o inquilino é bom?

Como selecionar um bom locatário para o seu imóvel
  1. Comece pela documentação. ...
  2. Faça uma consulta aos órgãos de proteção ao crédito (spc/serasa) e protestos. ...
  3. Análise de renda: um fator crucial. ...
  4. Solicite a apresentação de certidões judiciais – cíveis e criminais. ...
  5. Converse com o interessado.

É possível alugar um imóvel com nome sujo?

Há algumas medidas a serem tomadas que podem fazer com que você consiga alugar um imóvel mesmo que haja restrição em seu nome. Esse caminho nem sempre é fácil, porém, terá que ser seguido para que o seu problema seja solucionado.

Quantos imóveis Uma pessoa pode ser fiador?

Pode ser um fiador de aluguel qualquer pessoa física ou jurídica, desde que possua renda líquida superior a 3 vezes o aluguel mais os encargos da locação, como condomínio e IPTU. Além disso, ao menos um dos fiadores deve possuir patrimônio que deve ser, de preferência, um imóvel quitado.

O que é fiança recíproca?

Trata-se de garantia fidejussória em que um terceiro (fiador) passa a garantir pessoalmente perante o credor a dívida do devedor com seu patrimônio, tendo dessa forma uma responsabilidade sem débito.

O que acontece com o fiador se não pagar a dívida?

Se não tiver como pagar, o patrimônio do fiador pode ser penhorado, inclusive a casa onde ele mora. ... “Se o fiador só tiver um bem imóvel, que é considerado bem de família, este imóvel será penhorado para pagar a dívida da locação”, explica a Ildecer Amorim, conselheira da OAB.

Quais os direitos do inquilino quando o proprietário pediu o imóvel?

Quando o dono pede o imóvel antes do prazo, é obrigatório declarar para o que ele usará. Dessa maneira, ele não poderá usar o imóvel de forma diferente da que ele informou. Caso isso aconteça, o morador poderá entrar com pedido de indenização. Isso se chama indenização por despejo com motivo inadequado.

Quais são os direitos de um inquilino?

Direitos do Inquilino
  • Direito de preferência na aquisição do imóvel durante o prazo de 30 dias, inclusive nas mesmas condições da oferta, quando o locador colocá-lo à venda;
  • Direito de encerrar o contrato antes do prazo, pagando a multa pactuado;

Quando o inquilino paga o primeiro aluguel?

No geral, o primeiro aluguel costuma ocorrer em 30 dias após a locação ou no dia 5 do mês vigente, após a assinatura do contrato. Em caso de não fechamento dos 30 dias de locação, o aluguel deve ser cobrado proporcionalmente.

Artigo anterior
Quanto custa um pavão?
Artigo seguinte
Quantos quilos tem uma dúzia de bananas?