Por que as plantas do Cerrado apresentam as raízes muito profundas?

Perguntado por: Eduardo Soares  |  Última atualização: 1. Mai 2024
Pontuação: 4.7/5 (58 avaliações)

Barbosa afirma que muitas plantas do Cerrado têm só um terço de sua estrutura acima da superfície e, para sobreviver num ambiente com solo oligotrófico (pobre em nutrientes), desenvolveram raízes profundas e bastante ramificadas.

Por que as árvores do Cerrado apresentam galhos tortuosos raízes profundas e algumas apresentam reservatório de água em seu interior?

É devido a uma combinação de fatores naturais.

A flora do Cerrado possui características biológicas que a protegem da morte em caso de queimadas – fenômeno comum na região devido aos raios. Mas o fogo mata alguns brotos, de modo que os galhos estão sempre crescendo numa direção diferente (veja no infográfico abaixo).

Por que as raízes profundas do Cerrado são importantes para a recarga dos aquíferos?

Elas são responsáveis por absorver a água da chuva e depositá-la em reservas subterrâneas, os aquíferos”, explica o professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e diretor do Instituto do Trópico Subúmido, Altair Sales Barbosa.

Como são as raízes das árvores do Cerrado?

As árvores do Cerrado e as espécies vegetais sobrevivem porque possuem raízes longas que alcançam até 15 metros de profundidade do solo para buscarem água nas camadas mais úmidas em épocas de secas. As árvores têm ramos tortuosos e grossos de pequeno porte podendo chegar até 20 metros de altura.

Porque as plantas do Cerrado são retorcidas?

Quando a freqüência de incêndios é muito elevada, a parte aérea (galhos e folhas) do vegetal pode não se desenvolver e ele se torna uma planta anã. Pode-se dizer, então, que a combinação da sazonalidade, deficiência nutricional dos solos e ocorrência de incêndios determina as características da vegetação do cerrado.

10 Orquídeas Mais LINDAS e CURIOSAS Nativas do BRASIL Que Vão Te Impressionar

41 questões relacionadas encontradas

Porque as árvores do Cerrado apresentam caule retorcido?

As gemas que ficam nas extremidades dos ramos e galhos são substituídas por gemas internas, que nascem em outros locais do galho, quebrando a linearidade do crescimento. Quando a freqüência do fogo é muito elevada, com queimadas freqüentes, a parte aérea da planta pode não se desenvolver, tornando-se uma planta anã.

Por que as árvores do Cerrado apresentam o caule retorcido?

- A pouca fertilidade e elevada acidez do solo são responsáveis pela baixa estatura e os troncos retorcidos das árvores.

Qual é a planta que tem a raiz mais profunda?

Uma das árvores mais conhecidas por suas raízes profundas é a Sequoia sempervirens, também chamada de sequoia-costeira ou redwood. Essas árvores gigantes podem ter raízes que alcançam profundidades de até 3 metros a 4,5 metros.

Como as raízes do Cerrado levam água a torneiras de todas as regiões do Brasil?

Ele diz à BBC Brasil que a rápida destruição do bioma está golpeando um dos pilares do sistema: a gigantesca rede de raízes que atua como uma esponja, ajudando a recarregar os aquíferos que levam água a torneiras de todas as regiões do Brasil.

O que as plantas absorvem pelas raízes?

Água e íons são absorvidos pelas raízes, e esse processo é facilitado por pelos radiculares. A maior parte da água vinda do solo, que entra no corpo da planta, penetra por pontos mais jovens da raiz, diretamente pela epiderme. Os pelos radiculares atuam nesse processo para aumentar a superfície de contato.

Por que o Cerrado é considerado o berço das águas do Brasil?

Com a geografia marcada por planaltos, o bioma abriga diversas nascentes e importantes áreas de recarga hídrica, desempenhando um papel fundamental para as principais bacias hidrográficas brasileiras e sul-americanas. Por esse motivo, é denominado como “berço das águas” ou a “caixa d'água do Brasil”.

Por que o Cerrado é conhecido como berço das águas?

Berço das Águas do Brasil

De acordo com os pesquisadores Lima e Silva (2005), pelo fato de a região do Cerrado estar localizada em áreas de planalto, o ambiente possui diversas nascentes de rios e importantes áreas de recarga hídrica, que contribuem para grande parte das bacias hidrográficas brasileiras.

O que é a recarga do aquífero?

Roseiro (2009) define a recarga artificial de aquíferos como sendo o armazenamento de excedentes hídricos em meio subterrâneo nos períodos de maior disponibilidade para serem utilizados em períodos de seca ou escassez.

Por que as árvores do Cerrado apresentam essas características?

“As espécies do Cerrado possuem adaptações ao fogo: uma grande produção de casca e uma alta proteção das gemas. Essas características, resultantes de um longo processo evolutivo, permitem que sobrevivam aos eventos de fogo e se desenvolvam a partir deles”, comenta Fidelis, orientadora de Chiminazzo.

Quais as características das plantas do Cerrado?

Sua vegetação possui características predominantes, como árvores de tronco grosso e tortuoso, além de gramíneas e arbustos. O clima do Cerrado é tropical sazonal, apresentando duas estações definidas: uma seca e outra chuvosa.

Por que algumas plantas da caatinga tem raízes longas e caules que armazenam água?

As plantas apresentam raízes desenvolvidas, para poder retirar o máximo de água do solo; caules suculentos, que armazenam água, e folhas pequenas, muitas vezes transformadas em espinhos, que caem durante a seca (verão) para reduzir a perda de água por transpiração.

Como as plantas do Cerrado obtêm água?

Principalmente através das raízes. Por isso, em tempos de seca, as plantas podem investir no crescimento das raízes, para captar a água contida em camadas mais profundas do solo.

Qual é a função da raiz de uma planta?

A raiz é um órgão vegetal que apresenta como função principal a sustentação da planta e a absorção de água e sais minerais, os quais são levados, via xilema, para as partes aéreas da planta.

Qual é o tipo de solo do Cerrado?

No Cerrado, encontram-se vários tipos de solo. Os Latossolos são predominantes, cobrindo 46% destas áreas. Com cores variando entre vermelho para amarelo, esses solos apresentam boa permeabilidade e são profundos, o que auxilia em uma boa drenagem na maior parte do ano.

Quando as raízes são profundas?

Esse provérbio Chinês nos diz muito sobre criação de filhos.

Quanto mais profundas as raízes?

As árvores nos ensinam componentes importantes de sucesso na vida: Raízes. Integridade.

Qual a profundidade das raízes?

Cerca de 70% das raízes totais se encontram dentro de um raio de 1m, encontrando-se raízes até 1,8 m a partir do estipe e a uma profundidade de 0,6 m, devendo-se evitar o uso de grade ou o coroamento profundo que danificam essas raízes.

Como as plantas conseguem sobreviver no Cerrado?

As principais adaptações das plantas nativas às condições físicas do cerrado são: o sistema subterrâneo desenvolvido desde o estádio de plântula, com raízes que atingem grandes profundidades no solo em busca de água; caules subterâneos com função de reserva (xilopódio) e com gemas que permitem a rebrota das plantas ...

O que acontece com as plantas do Cerrado durante a seca?

A Mata Seca é vegetação florestal sem associação com cursos d'água e que apresenta queda das folhas no período seco do ano. Isto acontece em função do tipo de solo e da composição de espécies. Poder ser: Sempre-Verde, Semidecídua (perde parte das folhas na época seca) ou Decídua (perde todas as folhas na época seca).

Qual é a umidade no Cerrado?

No bioma predomina o clima tropical úmido, com um inverno seco, com estiagem que se prolonga por cerca de cinco meses, e um verão chuvoso. A umidade relativa do ar sofre um decréscimo no período seco e chega, inclusive, a níveis semelhantes a de regiões desérticas, com valores entre 9 e 11%.

Artigo anterior
Quanto que é 20 por cento de 1500?
Artigo seguinte
Quanto é um milivolt?