Quando utilizar o CFOP 6102?

Perguntado por: Bruna Francisca Mendes Tavares  |  Última atualização: 11. Mai 2025
Pontuação: 4.4/5 (25 avaliações)

O CFOP 6102 aparece com a expressão “Venda de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros”. Mas isso não é exatamente claro. O 6102 sinaliza que uma mercadoria foi adquirida fora de seu estado de origem. Ou seja, quando há uma movimentação interestadual.

Qual a diferença entre CFOP 5.102 e 6102?

O 5102 é para vendas estaduais e o 6102 indica saída interestadual, mas ambos indicam a venda de produtos adquiridos de terceiros que não passaram por nenhum processo industrial pelas mãos da empresa que está comercializando.

Como dar entrada em nota com CFOP 6102?

A emissão da nota fiscal com o CFOP 6102 deve ser feita normalmente, utilizando o software emissor que a sua empresa costuma utilizar. Em alguns casos, quando são utilizados softwares mais completos, o CFOP 6102 é preenchido automaticamente e você não precisa se preocupar com isso.

Quando usar o CFOP 6102 e 6108?

Qual a diferença entre 6102 e 6108? O CFOP 6102 e 6208 envolvem vendas de mercadorias adquiridas de terceiros, mas a principal diferença é o destino das mercadorias vendidas: enquanto o CFOP 6102 pode ser usado em vendas para contribuintes, o CFOP 6108 é específico para vendas destinadas a não contribuintes.

Qual o CST para o CFOP 6102?

Primeiramente, lançaremos o CRT = 3 – Regime Normal, tendo como CFOP 6.102, e a Origem da Mercadoria, que no nosso Ex. = 0 “Nacional”, teremos o CST ICMS=00 (Tributada integralmente), CST IPI=53 (saída não tributada) e CST do PIS/COFINS=01 (Operação tributada à alíquota básica).

O que é CFOP? Entenda como funciona.

31 questões relacionadas encontradas

Quando usar o CFOP 6101 e 6102?

O CFOP 6101 deve ser usado quando se vende produtos para outros estados, que passaram pelo processo de industrialização, ou seja, sofreram uma transformação. Já o CFOP 6102 se aplica à venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiro para outros estados, considerando produtos que não passaram por transformação.

O que significa CFOP de operação interestadual?

CFOP é a abreviação de Código Fiscal de Operações e Prestações. Esse código identifica uma determinada operação por categorias no momento da emissão da nota fiscal. O CFOP contém quatro dígitos, e cada um deles tem uma identificação específica.

Qual CFOP para cliente isento de inscrição estadual?

O CFOP 6108 é a referência do Código Fiscal de Operações e Prestações que classifica as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros para industrialização, ou comercialização, que não tenham sido submetidas a qualquer processo industrial no estabelecimento, destinadas a não contribuintes.

Qual CFOP usar para não contribuinte?

CFOP 6107 - Venda de produção do estabelecimento, destinada a não contribuinte.

Qual CFOP usar para venda fora do Estado com St?

Deverão ser preenchidos ICMS e ICMS ST, caso devidos, na NF-e geral (CFOP 5.414/5.415) de remessa para venda fora do estabelecimento de mercadorias sujeitas à substituição tributária.

Como saber qual CFOP devo usar?

Para consultar o código CFOP na NFe emitida é bem simples. Normalmente, todas as documentos auxiliares eletrônicos (DANFe) possuem um layout bem parecido. Para localizar o código, busque na área de “natureza da operação”. É comum encontrar o CFOP próximo a este campo, na parte superior da nota fiscal.

Qual CST usar para CFOP 6102 lucro presumido?

Isso mesmo, CST 000.

O que é o CFOP 6202?

Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como “Compra para comercialização”.

Qual CFOP usar no lucro presumido?

Então, para as empresas que fazem parte do Lucro Presumido ou Lucro Real, deve-se colocar o código CST 41. Já para aquelas que participam do Simples Nacional, preencher com CSOSN 400.

Qual é o CFOP de venda?

Ambas CFOP 5101 e CFOP 5102 representam operações de venda de seu município para o estado. Porém a diferença é que a 5101 indica venda de produção do estabelecimento e a 5102 indica uma venda de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros.

O que colocar na nota fiscal quando não tem inscrição estadual?

O que colocar na nota fiscal quando o cliente não tem Inscrição Estadual? Se o cliente for Não contribuinte do ICMS, basta marcar “Não Contribuinte” no “Tipo de IE” no campo de cadastro do cliente do seu sistema de emissão de notas, se pedir.

É possível emitir nota fiscal sem inscrição estadual?

A NF-e Avulsa somente pode ser emitida por empresas que possuam Inscrição Estadual ativa no estado ou que sejam enquadradas no MEI. A NF-e Avulsa não pode ser emitida por não-contribuintes do ICMS.

Como emitir nota fiscal de venda para não contribuinte?

Como fazer nota interestadual para não contribuinte e com cálculo do Difal?
  1. Acesse Cadastros > Cadastros Básicos > Clientes.
  2. Pesquise pelo cliente localizado em outro estado e edite.
  3. Revise o campo Situação do ICMS (Não Contribuinte de ICMS).

Como saber se o cliente é ou não contribuinte?

Quando seu cliente vende algo que é tributado pelo ICMS, ele é um contribuinte; Se ele for uma Pessoa Física, provavelmente ele não é um contribuinte; Se o seu cliente for uma Pessoa Jurídica e estiver cadastrado no site do Sintegra, além disso possuir uma Inscrição Estadual ligada ao CNPJ, então ele é contribuinte.

Quando o cliente não é contribuinte de ICMS?

O não contribuinte é a pessoa física ou jurídica que está desobrigada a possuir uma inscrição estadual, por não contribuir com o ICMS. Normalmente eles são os consumidores finais dos produtos, que compram para uso e consumo, sem realizar nenhuma atividade de revenda ou transformação para venda.

Como saber se o cliente é contribuinte do ICMS?

Procure no Sintegra o CNPJ da pessoa. Se ela possuir IE, provavelmente ela é um contribuinte. Se não possuir, provavelmente ela é um contribuinte isento.Se ela não aparecer no Sintegra, pode ser que ela seja um não contribuinte. Se for uma pessoa física, provavelmente ela será um não contribuinte.

O que acontece se emitir nota fiscal com CFOP errado?

A solução correta quando a NF contém o CFOP incorreto é emitir uma Carta de Correção Eletrônica (C-e) e enviá-la para o Sefaz de seu estado, observando as permissões e os casos onde é possível fazer essa correção.

Qual CFOP para consumidor final fora do Estado?

Caso seja consumidor final não contribuinte do ICMS, o CFOP 6.108, com o destaque da alíquota interestadual e recolhimento do difal se for devido.

Qual o CFOP de simples remessa para fora do Estado?

Caso você não encontre um CFOP que se enquadre na operação, pode usar 5.949 (CFOP simples remessa dentro do estado) para registrar entradas e 6.949 (simples remessa fora do estado) para registrar saídas, um código que significa “outras saídas não especificadas”.

Artigo anterior
Qual a diferença entre revisão sistemática e integrativa?
Artigo seguinte
Porque os cachorros se esfregam na Terra?