Qual a diferença entre revisão sistemática e integrativa?

Perguntado por: Rafael Micael Silva  |  Última atualização: 11. Mai 2025
Pontuação: 4.7/5 (27 avaliações)

Por fim, as duas são extremamente úteis mas servem para finalidades diferentes: a sistemática pretende apenas demonstrar resultados; a integrativa visa fazer análises e até mesmo abrange ainda mais diferentes pontos de vista acerca dos resultados.

O que é revisão sistemática e integrativa?

Enquanto a revisão sistemática se concentra em estudos com abordagem metodológica específica, a revisão integrativa abrange estudos com diversas abordagens, permitindo uma análise mais ampla e holística do tema.

Qual a diferença entre revisão e revisão sistemática?

Enquanto que a revisão sistemática mostra com uma pergunta ou problema, como o tema está atualmente. Enquanto que a revisão narrativa é quase que a mesma coisa. Como está o tema atualmente, porém com base em alguns artigos e trabalhos mais relevantes. Esse tipo de revisão narrativa é o conhecido TCC bibliográfico.

O que seria revisão integrativa?

A revisão integrativa determina o conhecimento atual sobre uma temática específica, já que é conduzida de modo a identificar, analisar e sintetizar resultados de estudos independentes sobre o mesmo assunto, contribuindo, pois, para uma possível repercussão benéfica na qualidade dos cuidados prestados ao paciente( 1.

Qual a diferença de revisão de literatura e revisão integrativa?

Os pesquisadores selecionam os trabalhos consultados de acordo com o ponto de vista teórico e o contexto do tema abordado. 🔸 As revisões integrativas se preocupam em fornecer informações mais abrangentes sobre um tema. Podem ser utilizadas para revisar teorias, propor conceitos e identificar lacunas de pesquisa.

Revisão Bibliográfica ou Revisão de Literatura - Fichamento de Texto Científico

35 questões relacionadas encontradas

O que caracteriza uma revisão de literatura sistemática?

A revisão sistemática da literatura é um estudo que tem como objetivo reunir materiais semelhantes de vários autores e realizar uma análise estatística. Ela é considerada uma pesquisa secundária, porque utiliza estudos primários para fazer a análise.

Como se faz uma revisão integrativa?

1) Identificação do tema e seleção da questão de pesquisa; 2) Estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão; 3) Identificação dos estudos pré-selecionados e selecionados; 4) Categorização dos estudos selecionados; 5) Análise e interpretação dos resultados; 6) Apresentação da revisão/ síntese do conhecimento.

Qual o objetivo da revisão integrativa?

Introdução: A revisão integrativa é um método que proporciona a síntese de conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática.

Quais os 4 tipos de revisão de literatura?

759). Nesse sentido, Botelho et al. (2011) destaca a subdivisão da metodologia de revisão bibliográfica sistemática em quatro tipos de método: revisão sistemática, meta-análise, revisão integrativa e revisão qualitativa.

Quantos artigos para uma revisão integrativa?

A amostra final desta revisão é composta por sete artigos científicos, selecionados pelos critérios de inclusão previamente estabelecidos. Os artigos apresentam definições gerais sobre o objetivo da Revisão Integrativa, suas etapas e relevância teórico-científica e prática.

Como funciona uma revisão sistemática?

A revisão sistemática inicia-se com a elaboração da questão clínica, ou seja, o objetivo principal, e de um projeto de revisão. A seguir é realizada uma ampla busca da literatura com o objetivo de se identificar o maior número possível de estudos relacionados à questão.

Como identificar uma revisão sistemática?

As revisões sistemáticas devem ser abrangentes e não tendenciosas na sua preparação. Os critérios adotados são divulgados de modo que outros pesquisadores possam repetir o procedimento. Revisões sistemáticas de boa qualidade são consideradas o melhor nível de evidência para tomadas de decisão.

Como fazer um TCC de revisão integrativa?

O processo para fazer uma revisão integrativa de TCC segue uma série de etapas que diferem entre alguns autores, mas basicamente se resume a 5:
  1. Identificação do problema;
  2. Coleta de dados;
  3. Avaliação dos dados;
  4. Análise dos dados;
  5. Interpretação e apresentação dos resultados.

Quais são os tipos de revisão de texto?

Por isso, a consultora explica que há, basicamente, quatro tipos de revisões de textos e que todas elas são realizadas na CCLi: “Temos: revisão gramatical, adequação às normas da ABNT, revisão textual-gramatical e edição.

O que é o método prisma?

A declaração PRISMA 2020 consiste em uma lista de checagem de 27 itens, uma lista de checagem expandida que detalha as recomendações de relato para cada item, a lista de checagem PRISMA 2020 para resumos e fluxogramas revisados para novas revisões e para atualização de revisões.

Quais os tipos de revisão para TCC?

Os 3 tipos de revisão bibliográfica
  1. Revisão narrativa. A revisão bibliográfica não precisa contemplar todas as fontes de informação nem adotar critérios explícitos e sistemáticos. ...
  2. Revisão sistemática. É um tipo de investigação científica. ...
  3. Revisão integrativa.

O que é uma revisão sistemática qualitativa?

A revisão sistemática qualitativa, é uma síntese rigorosa de pesquisas relacionadas à questão norte do estudo (frequente em randomizações), envolvendo também a interpretação dos dados organizados.

O que é revisão sistemática com Metanalise?

Meta-análise é o método estatístico utilizado na revisão sistemática para integrar os resultados dos estudos incluídos e aumentar o poder estatístico da pesquisa primária2.

Como fazer a metodologia do TCC revisão de literatura?

Passo a passo para fazer a metodologia do TCC
  1. Escolha a metodologia que você vai usar na sua pesquisa (e explique o porquê) ...
  2. Faça um levantamento bibliográfico sobre a metodologia. ...
  3. Defina a abordagem dos dados. ...
  4. Defina quais técnicas você vai usar para coletar os dados.

O que é revisão integrativa Segundo Cooper?

Segundo COOPER (1982, 1989) é um método que agrupa os resultados de pesquisas primárias sobre o mesmo assunto com o objetivo de sintetizar e analisar esses dados para desenvolver uma explicação mais abrangente de um fenómeno específico.

O que significa a palavra metanálise?

Metanálise, ou meta-análise, é um método estatístico para agregar os resultados de dois ou mais estudos independentes, sobre uma mesma questão de pesquisa, combinando seus resultados em uma medida sumária. Geralmente segue-se à realização de uma revisão sistemática.

O que é estratégia de pico?

PICO representa um acrônimo para Paciente, Intervenção, Comparação e "Outcomes" (desfecho). Dentro da PBE esses quatro componentes são os elementos fundamentais da questão de pesquisa e da construção da pergunta para a busca bibliográfica de evidências(7,9-10,13-15).

O que precisa ter em uma revisão sistemática?

Assim como qualquer outra investigação científica, uma boa revisão sistemática requer uma pergunta ou questão bem formulada e clara. Ela deve conter a descrição da doença ou condição de interesse, a população, o contexto, a intervenção e o desfecho.

Quais são as etapas de uma revisão sistemática?

As etapas na condução de uma revisão sistemática estão apresentadas no quadro abaixo e são semelhantes às de qualquer outro projeto de pesquisa: envolve a formulação do problema, coleta e análise de dados e interpretação dos resultados.

São três os tipos de revisão da literatura?

RESUMO: O presente texto tem por objetivo analisar como três tipologias de estudos de revisão (revisão de literatura, revisão sistemática e estudos bibliométricos) são abordados em pesquisas sobre a produção do conhecimento em educação.

Artigo anterior
Pode lavar a sobrancelha fio a fio?
Artigo seguinte
Quando utilizar o CFOP 6102?