Quem pode ser citado por correio?

Perguntado por: Frederico Soares de Faria  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (51 avaliações)

A citação será pessoal, podendo, no entanto, ser feita na pessoa do representante legal ou do procurador do réu, do executado ou do interessado. Essa situação se aplica principalmente para pessoas físicas, já para pessoas jurídicas o entendimento é um pouco diferente (trarei em outro artigo).

Quem pode ser citado pelo correio?

Com a redação que lhe foi imprimida por ocasião de sua edição, a Lei nº 5.869, de 11-1-1973 (Código de Processo Civil), estabelecia que "A citação pelo correio só é admissível quando o réu for comerciante ou industrial, domiciliado no Brasil" (art. 222).

Quem pode receber a citação?

A regra do Mandado Citatório em um processo judicial é que ela seja pessoal, realizada por um oficial de justiça. Para que ele possa citar uma terceira pessoa, é necessário o Mandado Judicial. Em outras palavras, o Mandado Judicial é um instrumento para que o oficial de justiça possa citar o réu.

Como funciona a citação por correio?

Deferida a citação pelo correio, o escrivão ou o chefe de secretaria remeterá ao citando cópias da petição inicial e do despacho do juiz e comunicará o prazo para resposta, o endereço do juízo e o respectivo cartório.

Quem pode receber citação de pessoa física?

Ou seja, a carta de citação somente pode ser recebida por terceiro quando o citando for pessoa jurídica, sendo, nesse caso, válida a entrega do mandado a pessoa com poderes de gerência geral ou de administração, ou ainda ao funcionário responsável pelo recebimento de correspondências.

Correio deselegante: a velha militante de esquerda

38 questões relacionadas encontradas

É válida a citação recebida por familiar?

É VÁLIDA A CITAÇÃO FEITA POR VIA POSTAL, QUANDO SE COMPROVA QUE A CORRESPONDÊNCIA CITATÓRIA FOI EFETIVAMENTE RECEBIDA NA RESIDÊNCIA DO RÉU, EMBORA O AR NÃO TENHA SIDO ASSINADO POR ESTE, MAS POR UM FAMILIAR (NO CASO, UMA SOBRINHA).

Quem pode assinar o aviso de recebimento?

Todavia, deve-se observar um importante ponto: o aviso de recebimento deve ser assinado pelo próprio réu – ou, não o sendo, o autor deve realizar prova inequívoca de sua ciência.

Quando frustrada a citação pelo correio?

Art. 239. Far-se-á a intimação por meio de oficial de justiça quando frustrada a realização pelo correio. Parágrafo único.

Quais os requisitos da correspondência quando se tratar de citação pelo correio?

223, 1ª parte dispõe que a carta será registrada para entrega ao citando, exigindo-lhe o carteiro, ao fazer a entrega, que assine o recibo . Ou seja, a citação pelo correio deverá ser por carta com aviso de recebimento, o qual exige a assinatura do recibo pelo citando para que ocorra a efetiva citação.

Como se procede à citação pelo correio e suas exceções?

A citação será feita pelo correio para qualquer comarca do país, exceto:
  • nas ações de estado, observado o disposto no art. ...
  • quando o citando for incapaz;
  • quando o citando for pessoa de direito público;
  • quando o citando residir em local não atendido pela entrega domiciliar de correspondência;

Quando a citação é válida?

DA CITAÇÃO - CONCEITO

A citação válida é o ato pelo qual se completa a relação processual, convocando assim o réu a integrar o polo passivo da lide, momento em que o mesmo poderá iniciar seu direito ao contraditório e à ampla defesa, direitos fundamentais previstos no art. 5º, inc.

O que fazer quando o réu se recusa a receber a citação?

Se o réu está se recusando a receber a citação (por exemplo, se o réu sai de casa todas as vezes que o oficial de justiça aparece para citá-lo), o réu pode ser citado com hora marcada, que basicamente significa que o oficial de justiça vai dizer que ele voltará tal dia a tal hora e que o réu deve estar lá, e que ainda ...

O que fazer quando o réu não é encontrado para citação?

Na citação por hora certa, se o réu não comparecer, haverá nomeação de um defensor dativo ou o caso será remetido para a Defensoria Pública. Além disso, conforme posição majoritária no Excelso Tribunal pátrio, o processo correrá normalmente, como se o réu fosse revel.

É vedada a citação por correio?

Com o advento do novo CPC, vigente desde 18/3/16, não há mais a vedação de citação pelo correio em ação de execução de título extrajudicial. O entendimento foi firmado pela 31ª câmara de Direito Privado do TJ/SP.

É válida a citação das partes pessoas físicas por meio eletrônico?

A Lei alterou diversas disposições do Código de Processo Civil (CPC), dentre elas a forma de citação nos processos judiciais, e está em vigor desde 30 de agosto de 2021. Em resumo, as novas disposições legais permitem e dão preferência para que a citação seja feita de maneira eletrônica, por e-mail (art. 246 do CPC).

Pode receber intimação por correio?

A jurisprudência é pacífica em admitir a intimação de pessoa jurídica pelo correio, por meio de aviso de recebimento, com entrega da correspondência no endereço certo da empresa.

Como funciona a citação por oficial de justiça?

A citação será feita pelo próprio oficial do juízo quando o réu residir na mesma comarca ou em comarca contígua, de fácil comunicação, e nas comarcas da mesma região metropolitana.

Como é feita a citação no processo eletrônico?

A citação ocorrerá da seguinte maneira: (i) o juiz determinará a citação por meio eletrônico no prazo de 2 dias úteis, a contar da decisão; (ii) a pessoa jurídica, ao receber a citação com as devidas orientações no e-mail informado, terá até 3 dias úteis para confirmar seu recebimento; e (iii) o prazo do réu para ...

Quando será possível a citação via oficial de justiça e se cumprido deverá seguir algum requisito Quais?

O CPC atual exige que o citando compareça, acompanhado de advogado, à audiência de conciliação ou de mediação. Pelo art. 249 a citação será realizada por meio de oficial de justiça nas hipóteses prevista naquele Código ou em lei, ou quando frustrada a citação pelo correio.

Quando a citação é nula?

247, do CPC/1973, as citações e as intimações serão nulas, quando feitas sem observância das prescrições legais, sendo medida de rigor a decretação da nulidade da citação editalícia. O preceito ( CPC /73, art. 247 )é cogente: a não publicação em jornal local determina a nulidade da citação.

O que acontece se o réu não foi citado?

CPP, Art. 362. Verificando que o réu se oculta para não ser citado, o oficial de justiça certificará a ocorrência e procederá à citação com hora certa, na forma estabelecida nos arts. 227 a 229 da Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Código de Processo Civil.

Quantas tentativas O oficial de justiça faz?

Devemos lembrar que, para que ocorra a citação com hora certa, o oficial de justiça procurará o executado por 2 (duas) vezes em dias distintos, e não mais por 3 (três) vezes.... possibilidade de citação).

Como saber quem assinou o AR?

O AR é um documento assinado pelo destinatário e que é enviado ao remetente pelos Correios. Tradicionalmente, o AR é entregue fisicamente a quem enviou o material, mas há também o AR Digital, no qual o formulário do AR é enviado ao remetente pela internet.

Precisa assinar carta registrada?

Fui informado pelo gerente Reinaldo de que houve mudanças nas normas da empresa, sendo que as cartas registradas não necessitarão de assinatura do agente recebedor. Informei que, se pagamos por um serviço, devemos receber esse serviço.

Como fazer AR digital Correios?

Para gerar o Aviso de Recebimento (AR), serviço adicional que permite comprovar a entrega do objeto ao destinatário, clique no botão Gerar AR, logo após o preenchimento das etiquetas com os dados do remetente e destinatários.

Artigo anterior
Quais são os tipos de relações ecológicas?
Artigo seguinte
Como saber se estou com descolamento de placenta?