Como saber se estou com descolamento de placenta?

Perguntado por: Violeta Lopes de Pereira  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (31 avaliações)

O descolamento de placenta acontece quando a placenta é separada da parede do útero prematuramente, causando cólica abdominal forte e sangramento vaginal, em gestantes com mais de 20 semanas de gestação.
...
Principais sintomas
  1. Dor abdominal intensa;
  2. Dor na região lombar;
  3. Sangramento vaginal.

Como é a dor de descolamento de placenta?

A dor provocada pelo descolamento de placenta vai desde um leve desconforto até uma dor intensa, associada a um aumento do tônus uterino (a barriga fica dura). Nos casos em que a placenta apresenta inserção posterior, a dor é na região da coluna lombar.

Quanto tempo pode durar um descolamento de placenta?

Após 15 dias de repouso absoluto, a gestante deve repetir o exame de ultrassom para saber se o descolamento do saco gestacional está curado e afastando enfim, uma possível ameaça à gravidez.

O que pode causar descolamento na placenta?

As causas do descolamento da placenta podem ser caracterizadas de duas formas: traumáticas e não traumáticas. As causas traumáticas estão relacionadas a traumas que podem ser tanto externos quanto internos, como acidentes de carro, quedas ou casos de violência doméstica.

Como saber se estou com problema de placenta?

Como saber se estou com problemas na placenta?
  1. Sangramento vaginal;
  2. Dor abdominal;
  3. Forte dor nas costas;
  4. Contrações uterinas;
  5. Acidentes e traumas na região do abdômen.

DESCOLAMENTO DE PLACENTA | O que é, sintomas, riscos e tratamento

36 questões relacionadas encontradas

Como fortalecer a placenta?

Por que a saúde da placenta é tão importante
  1. Tenha uma alimentação saudável e balanceada, com muitas frutas, legumes e verduras frescas e poucos alimentos processados, açucarados e fritos.
  2. Exercite-se regularmente durante a gestação para aumentar o suprimento de oxigênio do seu corpo.

Como evitar problemas na placenta?

Para prevenir e identificar alterações na placenta antes do aparecimento de problemas graves, deve-se seguir as consultas de rotina com o obstetra e fazer os exames de ultrassom necessários em cada etapa da gestação. Em casos de sangramento vaginal ou dor uterina intensa, deve-se procurar o médico.

O que causa descolamento de placenta no primeiro trimestre?

“Ele pode estar relacionado ao uso de cigarro e de drogas (como a cocaína e a maconha), à idade da mãe, à pressão alta durante a gravidez e a alguns traumas, como os acidentes de carro”, acrescenta o obstetra Luiz Fernando.

O que não pode fazer com descolamento de placenta?

Se a mãe e o bebê estiverem bem e o sangramento parar, a gestante pode ter alta, com a orientação de alguns cuidados como:
  • Evitar ficar mais de 2 horas de pé, devendo de preferência ficar sentada ou deitada com as pernas ligeiramente elevadas;
  • Não fazer qualquer tipo de esforço como limpar a casa ou cuidar dos filhos;

O que causa o descolamento do saco gestacional?

O que causa o descolamento do saco gestacional? Não existe uma causa conhecida para o descolamento do saco gestacional. O saco gestacional é aderido a parede do útero, como se fosse uma fina membrana colada na cavidade uterina.

Estou com descolamento de placenta posso perder meu bebê?

Qual é o maior perigo do descolamento de placenta? O descolamento de placenta não é considerado uma emergência médica à toa: o maior perigo, neste caso, é a morte da mãe ou do bebê. E até mesmo quando o parto é realizado, seja por indução ou não, o pós-parto pode também ser complicado, com risco de hemorragia materna.

Quanto tempo demora para curar o descolamento do saco gestacional?

Dependendo das dimensões indicamos também repouso, embora saibamos que não há evidências científicas de que ele seja efetivo e abstinência sexual. Após isso a gente começa a fazer um controle ultrassonográfico e, normalmente, em até 12 semanas o descolamento já regrediu.

Quanto tempo leva para colar o saco gestacional?

O saco gestacional é a primeira estrutura formada depois que o embrião se implementa no útero. Por isso mesmo, o descolamento ovular só ocorre no início da gestação, até a 12ª semana. E, na maioria das vezes, o hematoma regride sozinho, conforme a gravidez avança.

Quais os sintomas de descolamento ovular?

O descolamento ovular é frequente no primeiro trimestre de gravidez e pode provocar o descolamento da placenta, um aborto espontâneo ou parto pré-termo.
...
Quais os sintomas de um descolamento ovular?
  • Cólicas;
  • Sangramento na gravidez;
  • Dor abdominal.

Como saber se você perdeu o bebê?

Os principais sintomas de um aborto espontâneo são:
  • Febre e calafrios;
  • Corrimento vaginal com mau cheiro;
  • Perda de sangue pela vagina, que pode começar com uma cor amarronzada;
  • Dor abdominal forte, tipo uma intensa cólica menstrual;
  • Perda de líquidos pela vagina, com ou sem dor;
  • Perda de coágulos de sangue pela vagina;

Quem tem descolamento pode ter relação?

O descolamento de placente obriga o repouso físico e sexual absoluto. A relação sexual pode piorar o descolamento de placenta, provocar sangramento e óbito fetal. Converse com o seu médico.

Qual a melhor posição para dormir com descolamento de placenta?

De acordo com os especialistas, a melhor posição para dormir é deitada de lado. Segundo os estudos mais recentes, o mais importante é dormir de lado na gravidez não tendo sido identifica uma alteração no risco para o bebé caso a mãe se deite para o lado direito ou para o lado esquerdo.

Como deve ser o repouso absoluto na gravidez?

No repouso absoluto, a gestante não pode sair da cama e deve ficar deitada preferencialmente do lado esquerdo, posição que proporciona melhores condições de oxigenação para o bebê. Algumas mulheres podem se levantar somente para tomar banho ou ir ao banheiro, mas outras não têm permissão nem para sentar.

O que causa problema na placenta?

Os problemas mais comuns da placenta incluem o descolamento prematuro da placenta, a placenta prévia e a placenta acreta. Cada uma destas condições pode provocar o sangramento vaginal grave. Após o parto, a retenção da placenta é, por vezes, uma preocupação.

Como preparar a placenta para comer?

Ela pode ser ingerida em preparados, como se fosse uma refeição mesmo, ou em forma cápsulas, com a placenta em pó, ou ainda nas formas de óleo, tintura e creme. A prática, no entanto, divide opiniões de especialistas, já que não há estudos científicos que comprovem nem que faz mal ou que tenha benefícios.

Porque a placenta vai para análise?

A análise da placenta em relação à integralidade dos cotilédones e outras alterações visíveis é um procedimento rotineiro realizados pelos profissionais que acompanham o momento do parto. Tal procedimento visa à prevenção de Page 8 8 intercorrências posteriores como hemorragia, atonia uterina, infecções, dentre outras.

O que fazer para o bebê receber mais oxigênio?

Ficar de olho nos movimentos de pernas e braços do bebê também é importante. Segundo Ruano, em um quadro de sofrimento fetal, o feto irá economizar oxigênio e consequentemente se mexerá menos.

Como melhorar a oxigenação do bebê na barriga?

As práticas mais seguras durante a gravidez
  1. Hidroginástica: movimenta todos os músculos do corpo, sobretudo o assoalho pélvico, o que facilita o parto normal.
  2. Alongamento: como trabalha a oxigenação dos músculos, promove relaxamento e previne dores lombares.

Como se alimenta o feto durante a gestação?

A placenta captura os nutrientes do sangue da mãe e os transporta para o bebê. Ela conecta mãe e o bebê. Transfere comida da mãe, excretando os resíduos do bebê. Produz hormônios que sinalizam as necessidades do bebê, e ainda protege o bebê do sistema imunológico da mãe.

Quanto tempo dura um descolamento ovular?

Nos casos leves de descolamento ovular, o hematoma desaparece naturalmente até ao 2º trimestre de gestação, pois é absorvido pelo organismo da grávida, porém, quanto maior for o hematoma, maior o risco de aborto espontâneo, parto prematuro e descolamento da placenta.

Artigo anterior
Quem pode ser citado por correio?
Artigo seguinte
Quais são as suas metas profissionais?