Quais foram as consequências da industrialização brasileira?

Perguntado por: Martim Diogo Ferreira Macedo  |  Última atualização: 6. Juli 2024
Pontuação: 4.2/5 (75 avaliações)

O processo de industrialização provoca o crescimento das áreas urbanizadas e imputa maior dinamismo às economias nacionais. Em contrapartida, foi um dos principais responsáveis pelo aumento da emissão de gases poluentes na atmosfera, além de causar outros tipos de poluição ambiental.

Quais foram as consequências da Revolução Industrial no Brasil?

- Aumento da poluição do ar e dos rios (muitas industriais passaram a jogar produtos químicos e lixo em rios e córregos). - Crescimento desordenado dos centros urbanos com o êxodo rural e aumento da vinda de imigrantes para as grandes cidades. - Uso de mão de obra infantil (na primeira etapa da industrialização).

Quais são os principais problemas da industrialização brasileira?

Pontos negativos: o elevado impacto ambiental; a ocorrência de desemprego estrutural; e a precarização do trabalho.

Como a industrialização afetou o Brasil?

Os salários nas indústrias, com o tempo, ficaram mais atrativos do que no campo; A industrialização gerou renda, aumentou o consumo e impulsionou o crescimento da economia brasileira; O preço de produtos industrializados passou a ficar mais barato para o consumidor brasileiro.

Quais as causas e consequências da industrialização brasileira?

O processo de industrialização provoca o crescimento das áreas urbanizadas e imputa maior dinamismo às economias nacionais. Em contrapartida, foi um dos principais responsáveis pelo aumento da emissão de gases poluentes na atmosfera, além de causar outros tipos de poluição ambiental.

Industrialização Brasileira - Geobrasil

22 questões relacionadas encontradas

Quais são as três principais características da industrialização brasileira?

O desenvolvimento da produção industrial no Brasil pode ser caracterizado por três aspectos principais: industrialização tardia, substituição de importações e dependência de capital e tecnologia estrangeiros.

Quais são as consequências da industrialização?

As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...

Quais foram as 4 fases de industrialização no Brasil?

Fases da industrialização brasileira
  • 1a fase – Período Colonial. ...
  • 2a fase – O café e as primeiras indústrias responsáveis pela industrialização brasileira. ...
  • 3a fase – Era Vargas e o desenvolvimento industrial. ...
  • 4a fase – Governo JK e as multinacionais.

O que falar sobre a industrialização brasileira?

A industrialização do Brasil é considerada um processo tardio, uma vez que teve início um século depois do surgimento das primeiras indústrias na Europa. As primeiras manufaturas foram abertas no território nacional durante o século XIX, mas foi somente a partir da década de 1930 que o processo ganhou força.

Quais são as desvantagens da industrialização?

Aspectos negativos da Revolução Industrial
  • crescimento desordenado das cidades;
  • poluição ambiental;
  • aumento do desemprego;
  • surgimento do consumismo;
  • problemas sociais;
  • condições de subsistência da classe trabalhadora;
  • jornada de trabalho muito intensa;
  • alta concentração populacional.

Onde iniciou a industrialização no Brasil?

Ocorreu, em parte, graças à renda advinda da exportação de produtos agrícolas, especialmente o café. Foi caracterizada pela presença majoritária de capital nacional e por uma industrialização incipiente e limitada a algumas regiões, especialmente São Paulo.

Por que a indústria brasileira é considerada tardia?

O Brasil faz parte do grupo de países que realizaram a chamada industrialização tardia, ou seja, o processo de implantação das indústrias demorou mais a começar do que em outros países. Enquanto na Inglaterra esse processo iniciou-se no XVIII, no Brasil, ele só foi ocorrer quase 200 anos depois.

Como a industrialização afetou o modo de vida na cidade?

A industrialização intensifica a urbanização das sociedades e gera condições para o êxodo rural, que é a migração em massa da população do campo para as cidades, pois atrai essa migração justamente para as áreas mais industrializadas, onde há mais empregos direta e indiretamente produzidos pelas indústrias.

Qual foi o impacto mais negativo da Revolução Industrial?

Pontos negativos da Revolução Industrial

Crescimento desordenado das cidades. Poluição ambiental. Aumento do desemprego. Surgimento do consumismo.

O que mudou com a Revolução Industrial no Brasil e no mundo?

Diversas foram as consequências da Revolução Industrial. Houve aumento da produtividade, mudança nas relações de trabalho, alterações no modo de vida e padrões de consumo da sociedade; alterou-se a relação entre o homem e a natureza, houve avanços em diversos campos do conhecimento, entre outras mudanças.

Em qual Estado brasileiro a industrialização ocorreu com maior intensidade?

Em seu inicio, a industrialização brasileira ocorreu com maior intensidade no estado de São Paulo, impulsionando o crescimento da capital paulista. Na década de 1970, São Paulo era responsável por 58,42% da produção industrial do país, e a região metropolitana concentrava 77,52% do total do estado.

Quais são os estados brasileiros mais industrializados?

Santa Catarina é o estado que possui maior participação da indústria no emprego formal: 34%, enquanto São Paulo é o estado com maior número de estabelecimentos industriais no país: mais de 125 mil.

O que foi a Revolução Industrial e suas consequências?

A Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, marcou o surgimento da indústria e a consolidação do capitalismo, gerando grandes transformações no planeta. A indústria têxtil foi a primeira área a ser impactada pelo desenvolvimento tecnológico que marcou a Revolução Industrial.

Quais são as consequências da industrialização para o meio ambiente?

A poluição do ar sempre é colocada em debate quando falamos da relação entre indústria e meio ambiente. Todos os dias indústrias lançam toneladas de gases tóxicos na atmosfera. Estes gases comprometem a qualidade do ar e destroem a camada de ozônio e comprometem o efeito estufa.

Quais são os países mais industrializados do mundo rico?

As maiores economias do mundo são, em ordem decrescente: Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Índia, Itália, Brasil, Canadá, Coreia do Sul e Rússia. Qual é o país mais rico do mundo?

O que marcou a 2 fase da industrialização brasileira?

A segunda fase foi ocasionada pela chegada da família real ao Brasil, em 1808, que permitiu a implantação das primeiras indústrias no país entre o período de 1808 a 1930. Esse período foi marcado pela chegada das indústrias com tributo de taxas que chegaram até 60% para as mercadorias importadas.

Quem iniciou o processo de industrialização no Brasil?

Foi com a entrada de Getúlio Vargas em 1930 que o processo de industrialização tornou-se o eixo norteador das discussões e medidas políticas. Foi também na Era Vargas que importantes medidas aconteceram para o desenvolvimento industrial brasileiro.

Como a escravidão atrasou o processo de industrialização do Brasil?

'Escravidão foi um desastre e atrasou o país'

Mas que havia limites para a expansão dessa industrialização, pela falta de um mercado consumidor, já que esses trabalhadores não recebiam salários. Além disso, não havia estímulo para empregar escravizados na manufatura, porque o retorno deles na agricultura era maior.

Artigo anterior
O que leva perda de peso?
Artigo seguinte
O que é especificação de um trabalho?