Qual o fora competente para o processamento das ações de rescisão contratual de compra e venda de imóveis?

Perguntado por: André César Pereira  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (19 avaliações)

Regra geral
46. A ação fundada em direito pessoal ou em direito real sobre bens móveis será proposta, em regra, no foro de domicílio do réu. Então, as ações que discutam a revisão do contrato de imóvel ou a sua rescisão devem ser protocolizadas onde o réu se encontra.

Como saber qual é o foro competente?

É competente o foro de domicílio do réu para as causas em que seja autora a União. Parágrafo único. Se a União for a demandada, a ação poderá ser proposta no foro de domicílio do autor, no de ocorrência do ato ou fato que originou a demanda, no de situação da coisa ou no Distrito Federal.

Onde deve ser ajuizada a ação?

O ajuizamento da demanda deve ser feito no foro do domicílio do réu.

Qual o foro competente para contrato de compra e venda?

Compromisso de compra e venda – Eleição de foro na comarca dos contratantes ou da situação do imóvel. Resposta: Nos termos do art. 95 do CPC, nas ações fundadas em direito real sobre imóveis é competente o foro da situação da coisa.

Qual a competência para ação de cobrança?

100, IV, d, do CPC, é competente o foro do lugar onde a obrigação deve ser satisfeita para a ação em que se lhe exigir o cumprimento, sendo esse lugar, em regra, o domicílio do devedor, mas cabendo ao credor a escolha do lugar.

Ação de Rescisão Contratual

34 questões relacionadas encontradas

Onde ajuizar uma ação de cobrança?

Se fizeram uma ação de cobrança contra você, um Oficial de Justiça vai te procurar. Provavelmente ele vai até a sua casa. E vai te intimar – entregar uma intimação – para comparecer em um julgamento, quando a disputa vai ser resolvida.

Onde é proposta a ação de cobrança?

Nos termos da Lei 5.474 /68, o foro competente para cobrança de duplicata ou triplicata é o da praça de pagamento ou do domicílio do comprador.

Qual deve ser o foro do contrato?

Por isso, o ideal é que o “foro” seja escolhido de comum acordo entre as partes do contrato, pois, caso haja qualquer problema na relação contratual (por exemplo: o seu descumprimento, ou a vontade de rescindi-lo), a discussão deverá ser apresentada naquele local eleito, sem surpresas. ...

O que é o foro citado nos contratos comerciais?

O foro contratual ou foro de eleição é o convencionado pelas partes contratantes, que optam por submeter as ações relativas as obrigações e direitos estipulados no negócio jurídico escrito, a apreciação do foro escolhido. A cláusula de eleição de foro obriga os herdeiros e os sucessores.

O que é foro da situação do imóvel?

Foro da situação da coisa (regra geral).

Essa competência é absoluta para as ações que recaírem sobre direito de propriedade, vizinhança, servidão, divisão e demarcação de terras e nunciação de obra nova (art. 47, § 1o). Para as ações possessórias que envolvam bens imóveis também não há mudanças.

Qual foro ação deve ser distribuída?

A regra geral de competência estabelecida no artigo 46 do Código de Processo Civil é a de que as ações devem ser propostas no foro do domicílio do réu.

Como faço para ajuizar uma ação?

Para ajuizar uma ação sem a presença de um advogado, basta apresentar o pedido oral ou escrito. Se o pedido for oral, basta o autor comparecer à Secretaria do Juizado, que opassará à forma escrita. Dessa forma, deve ser apresentado em três vias.

Como saber o foro competente pelo endereço?

O Tribunal de Justiça de São Paulo disponibiliza, em seu portal na internet, um serviço de consulta de competência territorial na Capital. Basta digitar o nome da rua (logradouro) ou o CEP na ferramenta de busca no endereço www.tjsp.jus.br/app/CompetenciaTerritorial para localizar os foros da cidade de São Paulo.

Onde é o foro?

É a comarca onde a demanda deve ser proposta, isto é, a competência territorial para o ajuizamento da ação. Conforme prevê o Código de Processo Civil, o foro comum é o do domicílio do réu, existindo também foros especiais, como o da residência da mulher, da situação da coisa, entre outros.

Qual é o foro?

O que é Foro:

Foro (ou fórum) é o local onde são processados assuntos relacionados com a justiça, com o Direito. É o mesmo que tribunal. ... O foro, associado ao Direito, pode ainda indicar uma jurisdição pertencente a uma comarca, por exemplo, o foro da comarca de São Paulo.

Como colocar o foro em um contrato?

A cláusula de eleição de foro é um item do contrato, no qual as partes podem definir o local em que os conflitos advindos daquele instrumento serão julgados. A escolha dessa cláusula é possível, pois o Código de Processo Civil permite a modificação da competência em razão do território, desde que não haja abusividade.

O que é uma cláusula de foro?

A Cláusula de eleição de foro consiste na escolha do tribunal que será competente para resolver eventuais litígios decorrentes da relação contratual.

Qual foro da comarca colocar no contrato?

O foro eleito em contrato para resolver problemas judiciais deve prevalecer sobre o foro de residência do impetrante. Para a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, esse entendimento é válido desde que a localidade tenha sido escolhida em comum acordo, sem vício social e assim expressa no contrato.

Qual o foro do contrato de prestação de serviços?

Por isso, deve ser colocado um foro de comum acordo das partes, normalmente o domicílio, seja do prestador do serviço, seja do tomador do serviço. Na ausência da cláusula, o foro acaba sendo direcionando, normalmente, para a comarca do local da prestação do serviço.

Quando as partes elegem o Foro?

Foro de eleição - Novo CPC (Lei nº 13.105/15) Ocorre quando as partes elegem o foro onde serão propostas as ações oriundas de direitos e obrigações. Nota-se que se elege o foro, não o juízo. ... Foro de eleição oral, por sua vez, é para o direito, ato jurídico inexistente.

O que é direito de foro?

Foro significa a circunscrição judiciária (comarca ou subseção judiciária) onde a causa deve ser proposta2.

Como protocolar ação de cobrança?

Antes de entrar com a ação, é necessário reunir algumas provas junto à petição inicial de cobrança que vão servir de instrumento probatório para comprovar a existência da dívida e do devido direito. Confira: documentos da empresa (CNPJ e contrato ou estatuto social);

Qual a classe processual de uma ação de cobrança?

Nestes casos, portanto, a CLASSE é o PROCEDIMENTO ORDINÁRIO, entrando como ASSUNTO o TÍTULO que está sendo executado ("cobrado"), conforme exemplificado acima. Então, verifique nos autos o histórico dos fatos, bem como o título anexado, para classificar corretamente a ação.

Qual o procedimento da ação de cobrança?

A ação de cobrança visa cobrar uma dívida de alguém. Assim, existindo uma dívida vencida, a ação de cobrança pode ser utilizada para forçar o devedor a realizar o pagamento. Trata-se de uma ação pelo procedimento comum, ou seja, uma ação longa, com possibilidade amplas de produção de provas e de defesa.

Tem como processar alguém por dívida?

Então, nesse caso, basta apresentar o contrato como ação judicial, por meio de um advogado, que logo será iniciada a busca de valores ou de bens do seu devedor. No entanto, se o contrato não possui a assinatura de duas testemunhas não se preocupe! Há também a possibilidade de cobrança desse título na via judicial.

Artigo anterior
O que é ser uma pessoa emocional?
Artigo seguinte
O que significa primeiro dia do ano?