Qual o principal diagnóstico diferencial do cisto radicular lateral?

Perguntado por: Cláudia Magalhães  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (3 avaliações)

Na presença de resposta negativa para o teste de sensibilidade pulpar, indicativo de necrose pulpar, faz-se o diagnóstico diferencial, tendo- se como diagnóstico final cisto radicular lateral de origem inflamatória5,11,14,15.

O que é cisto periodontal lateral?

Introdução: O cisto periodontal lateral é um tipo de cisto odontogênico, de etiologia desconhecida, cuja prevalência na população não é frequente. Essa lesão ocorre geralmente na região de pré-molares inferiores, é assintomática e, em alguns casos, ocasiona expansão da cortical óssea.

Como se classifica o revestimento epitelial que encontramos no cisto radicular?

CARACTERÍSTICAS HISTOPATOLÓGICAS O revestimento epitelial do cisto radicular é do tipo pavimentoso estratificado não-ceratinizado, de espessura variável.

Como são classificados os cistos?

Os cistos que acometem a região maxilofacial podem ser divididos em odontogênicos e não-odontogênicos. Exemplos destes últimos, são os cistos nasolabiais e os cistos do ducto nasopalatino. Os cistos odontogênicos são subclassificados, de acordo com a origem, em cistos de desenvolvimento ou inflamatórios.

Como se forma o cisto radicular?

O cisto radicular é um cisto odontogênico de origem inflamatória que se origina de um granuloma periapical preexistente na região apical de um dente com necrose pulpar.

Diagnóstico Diferencial em Cistos Odontogênicos | Prof. Dr. Fábio Luiz Corain

18 questões relacionadas encontradas

O que pode causar cisto no dente?

Causas e características

Esses restos, quando mal absorvidos pelo organismo, podem se proliferar e formar cistos na região. Algumas situações propiciam o seu surgimento, como doenças infecciosas na região da boca, nariz e garganta, resfriados, estresse, imunidade baixa e desgaste físico e mental são fatores de risco.

O que é um cisto radicular?

O cisto radicular é o cisto odontogênico de maior significado clínico para o cirurgião-dentista. Por ser a lesão cística inflamatória mais frequentemente encontrada dos maxilares, é a mais tratada. Ocorre nos ápices de dentes infectados em decorrência à necrose pulpar.

Quais são os cistos odontogênicos?

Os cistos odontogênicos inflamatórios são lesões que atingem a região periapical de dentes não vitais tanto na maxila, quanto na mandíbula. Dentre essas lesões, o cisto radicular, também conhecido como cisto periapical é o mais prevalente.

Quais são os cistos odontogênicos de desenvolvimento?

Os cistos odontogênicos são cavidades revestidas por epitélio odontogênico e, de acordo com a origem são classificados como inflamatórios ou de desenvolvimento.

Quais são os cistos não Odontogenicos?

3.2 Não Odontogênicos

Cavidade patológica revestida total ou parcialmente por epitélio contendo no seu interior material líquido ou semi-fluído envolto por uma cápsula fibrosa. Nestes cistos, o epitélio deriva de remanescentes de epitélio da formação da face não relacionado com a odontogênese.

O que são os restos epiteliais de malassez?

Os Restos Epiteliais de Malassez são derivados da bainha epitelial de Hertwig que origina-se do órgão do esmalte quando cessou a sua produção na região cervical do germe e futuro dente.

Qual característica histopatológica diferencia um granuloma periapical de um cisto periapical?

O granuloma apical é quase sempre assintomático. O dente afetado não responde aos testes de vitalidade. Radiograficamente o granuloma é uma rarefação apical circunscrita com forma oval ou circular. O cisto apical classifica-se entre os cistos de origem dental.

O que é um cisto periapical?

O cisto periapical é a lesão considerada mais frequentemente encontrada nos maxilares, como local de predileção a região anterior da maxila. É um cisto do tipo inflamatório.

Como tratar cisto periodontal lateral?

O tratamento se faz por enucleação cirúrgica. Apesar de não tender à recorrência, recomenda-se a proservação por alguns anos. Palavras-chave: Cisto de desenvolvimento; Cisto periodontal lateral; Patologia bucal.

Qual o nome do exame que deverá ser feito para diferenciar cisto periodontal lateral é cisto periapical lateral?

A descoberta do CPL geralmente se dá por meio de exames radiográficos, apresentando-se como uma área radiolúcida bem circunscrita, localizada lateralmente à raiz de um dente vital, com ausência de sintomatologia dolorosa relatada na anamnese e/ou observada no exame físico intrabucal.

Como é feita a cirurgia de cisto Pilonidal?

Ela é feita com anestesia raquidiana e o paciente retorna para casa no mesmo dia. O procedimento é realizado através de uma fibra (catéter) inserido dentro das aberturas do cisto pilonidal. O médico coloproctologista faz a limpeza minuciosa do local, com remoção de pêlos e tecidos.

O que é cisto de desenvolvimento?

É o cisto que se origina da separação do folículo da coroa de um dente incluso. O folículo está aderido ao dente pela junção cemento-esmalte e representa o acúmulo de líquido entre a coroa de um dente e o epitélio do órgão do esmalte.

Quais são os tumores odontogênicos?

Os tumores odontogênicos (TO) são considerados lesões neoplásicas raras, de difícil diagnóstico e terapêutica desafiadora. São neoplasmas derivados dos tecidos epiteliais, ectomesenquimais ou mesenquimais, que dão origem aos elementos dentais.

Qual o tumor Odontogenico mais comum?

O ameloblastoma foi o tumor odontogênico mais frequente (43%), seguido do tumor odon- togênico ceratocístico (26%), mixoma odontogê- nico (11%) e odontoma (10%). o mais comum cisto odontogênico foi o cisto paradentário.

O que é cisto ósseo traumático?

O cisto ósseo traumático é uma lesão incomum, etiologia incerta, geralmente diagnosticada em um exame radiográfico odontológico de rotina, apresentando na maioria dos casos uma área radiolúcida localizada na região posterior da mandíbula.

Quais são os tumores odontogênicos de origem mesenquimal?

Mixoma Odontogênico

É um tumor odontogênico dos maxilares que se ori- gina da porção mesenquimal do germe dentário, seja da papila, do folículo ou do ligamento periodontal (Kra- mer et al.

O que é cisto odontogênico glandular?

O cisto odontogênico glandular (COG) é um cisto de desenvolvimento incomum que apresenta diferenciação glandular e tem potencial de recidiva. Clinicamente, é assintomático e de crescimento lento.

Como tratar cisto no maxilar?

O cisto maxilar normalmente deve ser removido cirurgicamente, porém além da lesão em si, deve-se avaliar se há um agente causador, ou elemento dental envolvido. Nesse caso avaliar a necessidade de remoção ou tratamento do mesmo.

O que causa cisto periapical?

A Principal causa do progresso de grandes lesões periapicais, sendo granulomas ou cistos é a infecção do canal radicular. Essa lesão surge, sobretudo, em dentes não vitais devido a uma agressão crônica, assintomática, de baixa intensidade, visto que há presença microbiana nos sistemas de canais radiculares1,2.

Como tratar cisto periapical?

O tratamento cirúrgico dos cistos pode ser realizado através de enucleação, marsupialização, enucleação após marsupialização e enucleação com curetagem 24.

Artigo anterior
Por que o Canal do Panamá foi construído?
Artigo seguinte
Como limpar a aliança com bicarbonato?